Um empreendimento industrial é formado por diversos setores produtivos, que se comunicam entre si para formar os bens de consumo que vão para os pontos de venda, até a chegar às mãos dos clientes.
Para isso, as empresas responsáveis precisam investir em equipamentos e maquinários que proporcionam eficácia e qualidade. Entre os objetivos propostos para a equipe de trabalho contratada, deve constar uma produtividade, com desempenho de acordo com o planejamento organizacional.
A evolução da tecnologia permite definir a instalação de maquinários modernos, incluindo a automação industrial no ambiente de trabalho, reduzindo, corrigindo e minimizando erros e falhas que possam ocorrer na linha de produção.
O treinamento dos funcionários e colaboradores faz parte do emprego de uma cultura dinâmica e eficiente dentro do ambiente corporativo. Os projetos de montagem industrial devem se adaptar às necessidades de produção, criando um ambiente adequado para garantir a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
Distribuição de energia com potência adequada
As concessionárias de energia públicas e privadas oferecem à disposição para abastecimento com carga de acordo com as necessidades de um empreendimento industrial.
A distribuição interna, pode ficar sob a responsabilidade de uma cabine primária para a recepção da energia elétrica e encaminhar para os circuitos internos, além de fontes de alimentação para os equipamentos e maquinários instalados.
Esse tipo de instalação atende a distribuição de média e alta tensão, adequando os parâmetros de acordo com as necessidades de aplicação. O projeto deve seguir as normas regulamentadoras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), garantindo a segurança patrimonial e dos trabalhadores.
As cabines primarias são consideradas subestações internas, que distribuem uma carga com potência elevada a 75kw. Além de garantir segurança ao local e todas as instalações subsequentes, esses equipamentos podem gerar uma economia de eletricidade. Além disso, há outros benefícios que podem ser destacados, entre eles:
- Podem ser fabricadas em diferentes modelos;
- São resistentes e duráveis;
- Testes apontam precisão e evitam falhas;
- Baixa manutenção ou reparos.
Dependendo da área disponível para ocupação do terreno, o projeto pode incluir uma cabine primária simplificada e compacta, para se adequar ao espaço. Ela possui as mesmas características, com um investimento acessível, promovendo um custo-benefício adequado.
Cuidados visam produtividade de equipamentos nos setores
As instalações estruturais são importantes para que as máquinas possam ser aproveitadas de maneira adequada, utilizando todo o potencial necessário para que as finalidades e objetivos sejam alcançados de maneira adequada.
Para que tudo seja feito de acordo com o planejamento industrial, a distribuição de tarefas entre os funcionários pode ser feita de acordo com as capacidades técnicas de cada profissional. Por isso, a formalização de equipes distintas é necessária.
Os operadores de máquinas devem se preocupar com a linha de produção, no chão de fábrica, enquanto a equipe de manutenção de empilhadeira deve estar atenta quanto aos veículos empregados no setor de logística.
Aliás, as equipes de manutenção devem estar cientes que a prevenção pode reduzir os problemas de parada das máquinas a qualquer momento, o que pode afetar diferentes setores produtivos. Desde a entrada da matéria-prima no ambiente de trabalho, até o centro de distribuição para o mercado consumidor.
Sendo assim, é preciso que a manutenção empilhadeira seja realizada de maneira periódica, assim como a substituição de peças e engrenagens de maquinários que fazem parte da linha de produção e outros setores industriais.
Adaptação estrutural garante segurança laboral
A comunicação visual é empregada nos ambientes industriais para determinar a acessibilidade dos profissionais, como forma de garantir a segurança e atender às normas regulamentadoras implementadas por órgãos fiscalizadores e entidades de classe.
A adaptação das áreas de circulação pode ser feita a partir do uso de pintura impermeabilizante no solo, evitando que as substâncias possam prejudicar o piso. Além disso, dependendo da tinta utilizada, é possível evitar o surgimento de infiltrações, mofos e goteiras em determinados locais.
A aplicação de elementos apropriados nas estruturas imobiliárias de um ambiente industrial interferem nas tarefas executadas pelos funcionários.
Com uma mobilidade eficiente, maquinários devidamente dispostos e climatização adequada, a rotina de trabalho ocorre de maneira fluida, sem interferências ou problemas que possam prejudicar o andamento dos processos.
A melhoria pode ser uma adequação mínima, valorizando, e até mesmo, facilitando a movimentação de peças e outros materiais utilizados na produção fabril.
Para as empresas de montagem industrial, o importante é atender às exigências vigentes em normas regulamentadoras e, ao mesmo tempo, oferecer às fábricas e indústrias uma maneira de produzir para atender a demanda do mercado consumidor, com eficiência e praticidade.