A primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra no século XVIII, introduzindo as máquinas de vapor no mercado, visto que os lucros também começaram a aumentar, os investimentos cresceram e a partir da segunda Revolução, trouxe também a utilização de energia elétrica.
As máquinas criadas e desenvolvidas no decorrer desse evento alteraram a relação entre o homem e o sistema de produção, pois as máquinas foram substituindo os funcionários e precisando de especialistas para mexer com elas.
Algumas inovações foram surgindo e questões como Como usar um multímetro digital foram sendo bastante comuns. Ou seja, os funcionários que são mais capacitados permanecem, já que conhecem não só esse tipo de aparelho e também são capazes de operá-los.
Introdução de novos aparelhos
Todo esse processo é denominado automação industrial e diversas máquinas têm um efeito nesse procedimento, um dos exemplos é o Multímetro digital, mencionado acima. Sua principal utilidade é para o ramo químico, ou seja, em laboratórios, pois ele envolve diversos instrumentos de medição, sendo o termômetro e o amperímetro alguns deles, mas também é encontrado em estabelecimentos que trabalham com automóveis.
Antes do digital foi o analógico, ele também fazia medições da tensão de maneira contínua, entretanto não possuía tantos recursos e seu aperfeiçoamento gerou apenas melhorias.
Outra inovação no ramo da automação é o Permutador de calor, com grande destaque nas indústrias químicas, petroquímicas e de petróleo. Outras máquinas também realizam um processo semelhante, com os aquecedores das residências, os geradores de vapore os refrigeradores.
O funcionamento do Trocador de calor é através da troca de energia entre fluidos, sem que ocorra a mistura, sendo geralmente usados a água, ou o ar. Ele faz o com que ocorra o aumento da temperatura sem que seja necessária a queima de combustível.
Impactos e consequências desse processo
Além dessas inovações é válido lembrar os inúmeros benefícios que automação trouxe para o desenvolvimento de indústrias, entre eles estão:
- Aumento da produtividade;
- Redução de gastos com funcionários;
- Aumento da eficiência dos processos;
- Renovação da empresa no mercado de trabalho.
Como consequência dessas etapas surgiu o Servomotor Industrial, como característica principal o controle das movimentações. Ele possui partes indispensáveis para esse funcionamento, entre elas estão o motor, as engrenagens, a caixa de controle, o circuito de controle e um potenciômetro.
O Servomotor funciona a partir de tensões, impulsionando o circuito que controla. Ele também possui diversos modelos variando de acordo com o seu tamanho, sendo o micro, o mini e standard.
Esses equipamentos, como outros fazem parte da renovação da empresa, fazendo com que suas produções sejam mais rápidas e eficazes, aumentando a quantidade de produtos produzidos.
Como impacto da automação é nítido que ele atinge na qualificação do funcionário, pois se ele não tiver experiência não saberá mexer com as novas tecnologias, ou seja, nesse caso os cursos técnicos contribuem para uma mão de obra especializada e mais barata. Já para os que fazem a graduação, eles podem atuar no desenvolvimento de softwares.
Portanto, esse processo de desenvolvimento trouxe diversas vantagens, porém adequações que foram feitas com o passar dos anos, exigindo um grande investimento primário para as instalações, escolha de produtos de qualidade e funcionários capacitados, ou dispostos a se especializar.