O emprego da tecnologia não é uma novidade dentro do ambiente industrial, aliás, muitos equipamentos utilizados no dia a dia da sociedade partiram de ideias aplicadas dentro da planta fabril, entre outros processos que facilitam tarefas domésticas e profissionais.
O que mudou bastante dentro da planta fabril e tem refletido na população é o cuidado voltado aos recursos naturais e a sustentabilidade como pauta recorrente.
Permitir um melhor aproveitamento de matérias-primas e o desenvolvimento de projetos relacionados à destinação de resíduos sólidos e reciclagem de materiais é recorrente e necessário para todos os envolvidos, fabricantes e consumidores.
Os modelos de trabalho estão sendo revistos frequentemente, implementando novas formas de produzir bens de consumo que evitam a poluição do meio ambiente, como a água e o ar.
O desenvolvimento da tecnologia tem ajudado bastante, com o uso de filtros eficientes e construção de estações de tratamento de água e esgoto.
Isso não é o ideal, mas é o suficiente para funcionar como um ponto de partida. Há outros passos que devem ser dados, tanto em ambientes industriais quanto em projetos e programas voltados para a sociedade, praticando o consumo consciente e pró-ambiente.
Montagem industrial promove ambiente adequado
A sustentabilidade praticada por uma empresa do setor industrial parte do princípio que os projetos de montagem de ambientes adequam os setores de maneira contínua.
Dessa forma, evita a necessidade de aplicação de veículos como empilhadeiras movidas a combustível fóssil a todo instante para movimentação de carga.
Desde a aplicação de uma mini morsa de precisão dentro da oficina de usinagem, até o desenvolvimento do projeto de logística e distribuição dos bens de consumo fabricados, tudo deve estar dentro de um planejamento estrutural eficiente.
Os trabalhos realizados pelos funcionários devem ser realizados seguindo regras que estão associadas à sustentabilidade do setor industrial, como:
- Preservação de recursos naturais;
- Aplicação de fonte de energia renovável;
- Projetos relacionados ao meio ambiente;
- Matéria-prima aproveitada ao máximo.
Junte-se a isso a automação de equipamentos e maquinários utilizados nas linhas de produção, permitindo uma operação segura e efetiva quando se trata de aproveitamento sustentável dos recursos naturais.
Serviços terceirizados ajustam documentação
Além da montagem industrial indicando os procedimentos a serem empregados dentro de uma realidade produtiva, outros projetos devem ser implementados quando se trata de um esforço coletivo em prol da sociedade e da natureza.
O envolvimento de empresas especializadas e organizações não governamentais apresentando soluções ambientais para situações adversas faz parte da construção de uma empresa consciente.
O envolvimento pode ser dos funcionários que trabalham dentro de uma rotina corporativa, mas sendo estendido para os colaboradores formais e informais, de maneira direta e indireta, até chegar ao consumidor final.
O uso de embalagens recicláveis, assim como o estímulo ao consumo consciente são ações que fortalecem a sustentabilidade em várias camadas sociais.
A destinação final de resíduos sólidos em recipientes identificados para a reciclagem podem funcionar em diferentes cenários, com uma eficácia reconhecida por todos os envolvidos.
Resfriamento de equipamentos com água de reuso
A variação de temperatura é uma constante dentro de um ambiente industrial, levando em consideração a presença de muitas máquinas e equipamentos instalados no chão de fábrica.
Muitos deles precisam de um resfriamento apropriado, com a temperatura sendo acompanhada de forma automatizada a partir da instalação de um sensor tipo J, com ampla gama de variação de calor.
Entre as soluções empregadas para o resfriamento correto está a aplicação de um sistema hidráulico com captação de água de reuso, após o tratamento adequado com passagem em estações próprias instaladas nas imediações da fábrica.
O controle de temperatura dentro do ambiente industrial é importante para que o consumo de energia seja reduzido, evitando a necessidade de aparelhos de ar condicionado ligados a todo momento.
O ajuste promovido de maneira automatizada pelo termopar tipo J temperatura adequada para o funcionamento pleno dos maquinários industriais, sem interferir na produtividade ou na qualidade dos bens de consumo produzidos.
Esses cuidados dentro do ambiente industrial remetem a sustentabilidade, sendo aplicada sob diversos aspectos. A responsabilidade social deve ser expandida para todos os setores dentro da planta fabril e espalhar para além dos limites produtivos.
As parcerias comerciais, por meio de fornecedores e distribuidores dos bens de consumo fazem parte dessa rede, permitindo o alcance dos mais diversos setores que envolvem a proteção ao meio ambiente.
As soluções voltadas para o emprego da sustentabilidade devem ser empregadas de maneira apropriada, contando com a participação de todos.
O envolvimento da sociedade civil é tão importante quanto os projetos dentro dos ambientes industriais, permitindo o alcance de um sistema mais justo e igualitário.