A indústria, para ter um funcionamento adequado, precisa se encaixar dentro de algumas normas regulamentadoras, a depender de sua especialidade e área de atuação.
Diante disso, existem parâmetros de qualidade que são estabelecidos com o objetivo de evitar acidentes dentro do local de trabalho, assim como para assegurar que os procedimentos realizados tenham qualidade.
Por conta disso, nesse artigo, falaremos sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual dentro da indústria, assim como de um procedimento que envolvem monitoramento e controle de qualidade.
Os equipamentos de proteção individual dentro da indústria
Quando falamos sobre o ambiente industrial e o funcionamento das máquinas, é impossível não lembrarmos da presença dos funcionários desse ambiente, que realizam procedimentos complexos e que monitoram todas as ações industriais.
Diante disso, uma industria de EPI, que preze pela qualidade dos produtos, mas também pela integridade de seus funcionários precisa realizar a distribuição dos equipamentos de proteção individual.
Esses equipamentos podem variar a depender da função exercida pelo funcionário, mas de modo geral são:
- Botas;
- Luvas;
- Capacetes;
- Roupas apropriadas;
- Protetores para o ouvido.
Nesse caso, é possível contar com um 3m equipamentos de protecao abafador de ruido, que pode ser instalado no ouvido com o objetivo de que o ruído não cause danos à audição desse funcionário.
A indústria tem responsabilidade em manter a segurança, integridade e garantir a saúde desse profissional enquanto ele trabalha na empresa.
Diante disso, algumas indústrias contam também com equipes da segurança do trabalho, que são conhecidas por verificar as condições de trabalho dos funcionários e como é possível melhorar essas condições.
Além disso, é possível realizar exames periódicos para verificar se o seu funcionário sofreu algum dano ou lesão.
Essas atividades são importantes dentro do ambiente industrial, levando em conta que existem procedimentos altamente perigosos e complexos, que envolvem desde a exposição a ruídos, até ações de corte, de moldagem e de exposição a ambientes que podem sofrer com elevadas temperaturas.
Por exemplo, imagine um funcionário que atua dentro da metalurgia ou de procedimentos de usinagem e que trabalha diretamente com os elementos metálicos.
Uma das suas funções pode ser de amolador de facas, que envolve uma periculosidade por ser um elemento cortante. Por isso, se esse profissional estiver com os equipamentos corretos, ele ficará muito mais protegido.
Diante dessas atividades que envolvem uma periculosidade maior, muitas indústrias têm apostado na inovação de suas máquinas, com o uso de uma afiadora de faca, permitindo que o seu funcionário não tenha um contato direto com o material e fique na parte da supervisão e manutenção.
A manutenção e qualidade de vida dos funcionários também fazer parte de um controle de segurança que a empresa deve ter, passando por inspeção e podendo ser multada.
O que é água desmineralizada e qual é sua importância?
A agua desmineralizada 5L também é conhecida como água deionizada, o que representa que esse tipo de água não possui sais minerais, ou seja, eles foram removidos.
Para que ocorra a desmineralização da água é necessário submeter esse material a uma remoção específica dos metais, assim como dos minerais.
Nesse processo de remoção dos sais minerais e dos metais, essa água também é purificada e a partir daí, pode ser utilizada em diversos processos dentro da indústria, inclusive, com uma utilização mais intensa na indústria farmacêutica e na produção dos cosméticos.
A agua deionizada 5L pode ser obtida por meio de procedimentos de purificação, assim como de remoção de íons (ou seja, ocorre uma troca desses íons por meio de máquinas).
Mas, quais são as utilidades e usabilidade desse tipo de água? Como falamos acima, o ambiente industrial consegue delegar diversas funcionalidades para esse tipo de água, desde a produção de medicamentos, produtos de beleza e no ambiente hospitalar.
Em alguns casos, até mesmo a indústria alimentícia pode utilizar esse tipo de água. Além disso, a água desmineralizada pode ser utilizada também para esterilizar alguns equipamentos, assim como em procedimentos de hemodiálise e de filtro de impurezas presentes no sangue do paciente.
Diante da versatilidade na utilização desse material, é fundamental que no processo de purificação e remoção de minerais dessa água, as máquinas tenham qualidade e que a equipe responsável pela supervisão consiga fazer uma inspeção de qualidade desse material.