Nas últimas décadas, é indiscutível que as indústrias se desenvolveram de uma maneira muito grande, tornando, atualmente, esse setor um dos principais para o crescimento e o desenvolvimento dos países.
Se pensarmos no começo da Revolução Industrial, ainda no século XVIII, a forma como as indústrias atuavam era totalmente diferente do que vemos hoje em dia.
Diversos fatores foram influenciadores nessas mudanças, entre eles:
- Descobrimento da energia elétrica;
- Implementos de automação industrial;
- Desenvolvimento dos estudos dos profissionais;
- Maiores investimentos;
- Novas tecnologias;
- Novas descobertas.
Todas as mudanças que ocorreram ao longo desse período foram determinantes para que as indústrias possuíssem a capacidade de produção que possuem atualmente.
Porém, para que isso funcione da maneira que desejamos e precisamos, existe todo um aparato de composição, complexo e muitas vezes não muito discutido.
Por isso, é importante entender como funcionam as máquinas e equipamentos presentes nas fábricas e como eles atuam para que as indústrias possuam a capacidade que tem nos dias atuais.
O uso da energia elétrica
Como dissemos, o descobrimento da eletricidade, por exemplo, foi um dos principais fatores de mudança das práticas industriais. Atualmente, é quase impensável que as indústrias trabalhem sem nenhum tipo de material elétrico.
A iluminação do ambiente depende da eletricidade, as máquinas funcionam a base de energia elétrica e todos os outros elementos de composição eletrônicos também.
Por isso, a presença desse insumo é fundamental para que as indústrias continuem crescendo, atingindo níveis de produção ainda maiores para os próximos anos e séculos.
A automação industrial
Outro ponto importante para a eficiência da produção industrial, é a presença de técnicas e criações da automação industrial na fábrica.
De modo geral, essa área tem exclusivamente esse propósito, desenvolver tecnologias e criar soluções para a automacao maquinas industriais, melhorando seu desempenho e otimizando os processos.
Dessa maneira, quando um técnico em automação está operando em uma fábrica, seu principal objetivo é propor soluções inovadoras, que certamente serão utilizadas da melhor maneira possível pelos profissionais que lá estão.
Um exemplo prático dessas aplicações, são as máquinas que utilizam sistemas CNC (Controle Numérico Computadorizado). Como o próprio nome já indica, esses sistemas fazem com que as máquinas e outros componentes sejam controlados por comandos computadorizados.
Com isso, as máquinas se tornam mais precisas e efetuam seus processos em maior escala e mais rapidamente, visto que, acaba dependendo menos da ação do homem, que está totalmente sujeito a erros indesejáveis, podendo prejudicar o andamento dos processos das fábricas em que estão atuando.
Os laboratórios nas indústrias
A presença de laboratórios também pode ser fundamental para diversos tipos de indústrias, principalmente aquelas que trabalham com elementos químicos, gases e outros componentes.
Nesses espaços, são realizados estudos e análises, com o objetivo de tornar os processos mais precisos e qualificados. Esses laboratórios não funcionam da mesma maneira que os laboratórios que conhecemos nas nossas escolas, em que realizamos práticas mais básicas, como conhecendo e trabalhando com um meio seletivo e diferencial para aulas de biologia e ciências.
Dependendo do tamanho, da qualidade e da eficiência dos laboratórios industriais, podem ser desenvolvidos, por exemplo, soluções práticas para que a produção se torne ainda melhor.
Nas indústrias metalúrgicas, por exemplo, em que o objetivo principal é desenvolver instrumentos para construir máquinas industriais ou vender para setores comerciais, o desenvolvimento dos laboratórios e outros campos de criação, criando moldes industriais para confecção, pode ser fundamental.
A qualidade dos processos nas indústrias
Para finalizar, é importante destacar que, para que a produção seja a mais qualificada possível, os processos de detalhamento e finalização dos itens que serão comercializados ou utilizados em outras indústrias, são fundamentais.
Nas próprias indústrias metalúrgicas, por exemplo, esses procedimentos são quase que imprescindíveis e tudo começa ainda na calibração industrial, onde as máquinas passam por processos de calibração, garantindo que elas estão funcionando da maneira desejada.
Garantindo que a calibração e a produção sejam realizadas, as peças ainda precisam passar por um processo de pós-produção, justamente para verificar se os itens produzidos possuem a qualidade necessária para saírem desses ambientes, sendo entregues para os compradores.
Diversos processos podem ser realizados nesse sentido, como o jateamento abrasivo com granalha de aco, procedimento muito comum nas indústrias metalúrgicas, que visa reforçar a qualidade da estruturação das peças metálicas que foram desenvolvidas.