Ao se falar de medição, seja da temperatura, resistência elétrica, pressão ou outro fator, é importante observar que, além dos aparelhos clínicos comumente utilizados no dia a dia.
Como os termômetros digitais, há as opções que são aplicadas em setores industriais, como os manômetros e miliohmímetros.
Principais características dos termômetro industriais
Considerando as possibilidades de aplicação, um termômetro digital industrial, diferentemente do comum de uso clínico, pode apresentar diferenças específicas para cada caso.
Por exemplo, há modelos com precisão de faixa de temperatura de 200°C a 1250°C, com possibilidade de usar um conector com diferentes tipos de sensores.
Tais como sensores de inserção, gases e ambiente, superfície, sensor de temperatura e sensor de imersão. Existem alternativas com capacidades superiores e inferiores.
Para o uso no meio industrial, é fundamental buscar pelo modelo mais adequado e que atenda as exigências que o ambiente de trabalho requer. Afinal, podem ser utilizados nos mais variados meios, como:
- Metalurgia;
- Ensaios de controle de qualidade;
- Laboratórios;
- Transportadoras;
- Indústrias químicas;
- Empresas alimentícias.
Há também a opção do termômetro digital, que mede a temperatura máxima e a mínima, permitindo a monitoração simultânea.
Além disso, alguns modelos possibilitam definir uma temperatura externa de limite máxima e/ou mínima, para que um alarme sonoro seja emitido.
Qual é o diferencial do termômetro infravermelho?
O termômetro infravermelho se distingue de outras opções, por não exigir que o usuário esteja muito perto do objeto cuja temperatura será medida.
Conforme o próprio nome indica, realiza a medição por meio de calor infravermelho, que é focado sobre um detector e a partir deste ponto, a energia infravermelha é convertida em unidades de temperatura.
Basicamente, a unidade de intensidade da energia infravermelha, que é emitida por um objeto, pode aumentar ou diminuir de forma proporcional a sua temperatura.
Por possuírem ajuste de emissividade, ou seja, da emissão de energia, esses termômetros são capazes de medir de forma precisa a temperatura de muitos tipos de superfícies.
Eles são disponibilizados em diferentes formato e tamanhos, mas de forma geral, apresentam resultados ágeis no formato digital, sendo assim, de fácil leitura.
São comumente usados em indústrias de embalagens, eletrônica, montagem, entre outras, que necessitam de dispositivos para realizar teste de temperatura infravermelha.
Um atributo interessante a ser citado, é que muitos desses dispositivos podem ser usados para checar a temperatura de um determinado objeto que está em movimento, facilitando assim, o processo de medição.
Para o que serve o miliohmímetro?
Assim como o manômetro, o miliohmímetro é um instrumento básico de medidas de grandezas elétricas.
Neste caso, é um medidor da resistência elétrica, que atua por meio de uma bateria interna, para identificar a corrente e pela razão, definir a resistência.
No entanto, é interessante observar que o miliohmímetro digital não é a única opção para medir a resistência elétrica.
Nessa situação, a resistência é medida em miliohm, porém, também há possibilidade de ser definida em megohm, quiloohm e microhm, correspondendo assim, ao megohmetro, quiloohmímetro e o microhmímetro.
Conheça o funcionamento dos manômetro
O manômetro industrial consiste em um dispositivo aplicado com a finalidade de medir a pressão. Há diversas possibilidades de atuação.
Pois, pode ser usado como medidor de pressão de gás, líquido ou atmosférica. É interessante citar que, o tipo simples de manômetro é formado por um tubo e mercúrio para realizar a medição.
Que é fornecida por meio da diferença da altura do mercúrios, dos dois lados do tubo que deve estar em formato de U.
No entanto, é possível encontrar modelos mais modernos, como o manômetro digital. Ele não é usado apenas para medir e comparar pesos de gases e líquidos.
Como também, pode ser aplicado em outros setores, como na medicina, meteorológico, entre outros. A grande importância deste dispositivo, pode ser observada.
Ao considerar que qualquer peça de uma máquina ou equipamento, que apresenta dependência de gás ou líquido para operar, exige uma determinada quantidade de pressão para que funcione sem imprevistos.
Por meio desse dispositivo, é possível chegar até a quantidade da pressão adequada. Além disso, também é utilizado para contribuir com o isolamento de possíveis problemas de pressão em sistemas de gás natural e propano.
Muitas unidades desses aparelhos são portáteis e de fácil manuseio, o que favorece o processo de medição.