A carreta industrial bidirecional é um dos equipamentos que faz o mesmo percurso das rodas dianteiras dos veículos, permitindo se faça curvas em um curto raio de diâmetro, o que evita o desgaste dos pneus, além de garantir a diminuição de força sobre a tração.
O item é excelente para transportar inúmeros equipamentos no setor industrial, tanto para dentro o galpão quanto para os processos industriais e linhas de produção.
A carreta industrial é um tipo de equipamento que pode ser usado também em comboio, pois, desse jeito, oferece maior economia e rapidez ante à movimentação de cargas, proporcionando a realização de movimentos curtos, garantindo, assim, a segurança durante as curvas.
Geralmente, a carreta necessita apenas de um veículo de tração, como um trator, por exemplo. Por esse motivo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o que pode ser transportado nas carretas industriais. Continue com a leitura logo abaixo.
Transporte de mercadorias
Em poucas palavras, o sistema é usado para aumentar a agilidade dentro do âmbito industrial, especialmente quando há a necessidade de movimentar cargas, uma vez que a carreta bidirecional é bastante resistente ao atrito do solo. Com isso, o carregamento de grandes cargas também é viabilizado.
Em empresas que necessitem do sistema de armazenagem, o uso da carreta é muito recorrente, pois funciona como um complemento aos demais tipos de transporte.
Portanto, confira algumas das vantagens desse tipo de ferramenta:
-
Confere agilidade durante o transporte;
-
Auxilia nos processos logísticos;
-
Ajuda no bom funcionamento dos processos de armazenagem;
-
Melhor condução do veículo trator;
-
Mais resistente (feita de inox);
-
Maior velocidade de locomoção.
O equipamento possui excelente resistência, por este motivo muitos preferem a carreta tanque inox. Ainda assim, o item pode ser empregado em procedimento de picking, para o carregamento de diferentes produtos, localizados em partes diferentes de um galpão.
Principais características da carreta
A carreta conta com extensão rígida e flexível, de maneira que confere facilidade quando é necessária a formação de um comboio, por exemplo. As peças responsáveis por essa característica são as hastes de engate.
Devido a esse ponto, transportar qualquer tipo de maquinário se torna algo fácil e que pode ser feito em um curto período de tempo.
E ainda, a carreta conta com um cilindro hidráulico que oferece a função de alterar a força designada às peças em energia mecanizada, garantindo a qualidade durante a movimentação.
O cilindro hidráulico pode ser classificado como motor hidráulico linear e serve para melhorar a articulação, pois um pistão é usado por meio da entrada e saída de óleo no cilindro.
Principais componentes do equipamento
Para garantir qualidade durante todos os deslocamentos, assim como a segurança dos produtos, a carreta industrial deve contar com diversos equipamentos auxiliares. Um deles é o assoalho de segurança, usado para inspecionar os lacres.
A carreta, se usada para o transporte de contêiner, pode oferecer melhor posicionamento da carga, garantindo agilidade e facilidade aos operadores.
Guias reforçadas também podem fazer parte do sistema da carreta, uma vez que confere mais resistência aos impactos mais fortes. Essas guias são, na maioria das vezes, confeccionadas com chapas grossas adicionadas à barra de aço.
A carreta é um equipamento muito usado em áreas portuárias e, por isso, precisam de proteção. Neste sentido, a pintura industrial é uma das principais coisas que precisam ser feitas, para que o equipamento não apresente áreas corrosivas e ferrugens.
Veja alguns pontos curiosos da carreta industrial:
-
Não usa molas;
-
Possui poucas peças móveis;
-
Mantém a carga estável;
-
Possui disponibilidade operacional;
-
Baixo custo de manutenção.
Estes são algumas das características da carreta industrial. Algumas delas se situam como grandes benefícios para os gestores de grandes empresas, que não precisam gastar muito para transportar grandes e pequenas cargas.
Para fábrica que necessita utilizar a carreta industrial bidirecional, é imprescindível elaborar um projeto de acordo com as necessidades de mobilidade de cargas, podendo, desse jeito, ter um equipamento único a fim de atender todas as demandas de carregamento que a empresa necessita.
Isso significa que a carreta não funciona como um produto vendido em atacado ou em série, ela é confeccionada de acordo com as principais necessidades de uma empresa.
Com isso, o equipamento pode ser designado para todas as funções necessárias dentro do ambiente fabril, o tornando, portanto, algo extremamente funcional e necessário em qualquer empresa.
Neste artigo, você conferiu o que pode ser transportado em uma carreta industrial e, além disso, ficou por dentro das principais características do equipamento que é fundamental para qualquer empresa do setor industrial.