Considerado parte das cadeias industriais de grande expressão por todo o país, a indústria têxtil e o setor de confecção são responsáveis por um alto índice de empregabilidade na indústria de transformação.
Esse segmento compreende processos como:
-
Produção de fibras;
-
Fiação;
-
Tecelagem;
-
Malharia;
-
Aviamentos;
-
Entre outros.
Os setores têxtil e confecção se constituem como verdadeiras referências quando o assunto é a rápida alteração de processos para tentar atender as demandas do mercado consumidor e a sazonalidade de produtos.
É por essa razão que se faz necessário prestar atenção a questões fundamentais como planejamento de coleção, compra de produtos, marketing, qualidade e logística.
É fundamental esclarecer que, assim como qualquer indústria, o setor têxtil está em busca de resultados e, por isso, precisa estar em constante aperfeiçoamento.
Nesse contexto, surge a automação industrial como aliado para a busca de inovação na área.
Cabeamento de rede
O Cabeamento estruturado de redes pode ser definido como um método padronizado responsável por cabear uma rede, levando em consideração normas de segurança.
O objetivo é garantir maior aproveitamento de recursos do equipamento.
Uma das principais características desse processo é a capacidade de se redimensionar por diferentes caminhos, inserido em uma mesma estrutura de cabeamento com a finalidade de tornar possível que pontos distintos se comuniquem.
Mas por qual motivo surge a necessidade de implementar esse esquema e pensar em um arranjo para cada cabo de rede em um indústria como a têxtil?
Assim como a maioria dos setores, esse também demanda muito da tecnologia da informação.
Por isso, é de suma importância que se haja uma preocupação crescente com o estado e o arranjo desse sistema. Outra questão importante diz respeito à flexibilidade e adaptação às mudanças.
Afinal, as tecnologias estão em constante evolução e se faz necessário acompanhar, em certa medida, esse desenvolvimento deixando um projeto que possa se adaptar ao futuro.
Ou seja, uma empresa que implementa o cabeamento estruturado garante a segurança, mas também permite que a infraestrutura funcione a longo prazo.
Urdideira
Uma urdideira pode ser definida, basicamente, como uma máquina que tem como função urdir – ou seja, tecer.
O maquinário dispõe de uma câmara na qual é possível ter acesso a centenas de bobinas de fio de alimentação.
Todavia, apenas uma não é suficiente para formar uma teia de 2000 ou 3000 fios. Por isso, na urdideira a tela é produzida por partes.
Uma Máquina têxtil urdideira por secções é a que tem incluída em si um tambor de ripas ou ainda de superfície contínua.
Nele se enrolam sucessivamente as secções, tanto fios como bobinas tem a cântara. Além disso, com densidade um pouco menor com que terá o tecido.
Esse processo é feito por partes: uma vez que todas tenham sido feitas, são desenroladas simultaneamente para um órgão de teia.
Já em uma urdideira rápida – ou americana, como também é conhecida – os fios da cântara se enrolam em um órgão cuja largura é superior à do tecido, partindo de maneira uniforme os fios por meio de um pente extensível.
Racks
O Rack 16u é uma estrutura desmontável de piso ideal para acondicionamento de equipamentos e acessórios padrão 19″.
Com a estrutura soldada que oferece, fechamento laterais e traseiros removíveis por fecho rápido e porta frontal em aço, acrílico e fecho com chave, a estrutura é essencial para a indústria.
Já para quem tem como finalidade o armazenamento de tecidos, o rack auto-empilhável é uma boa alternativa, já que são resistentes, construídos em chapa de aço, perfilada e soldada.
Isso torna possível que se dispense corredores operacionais, ajudando a se organizar logística e racionalmente espaços verticalizados.
Versáteis, eles garantem excelente fixação e possuem acabamento isento de rebarbas e escórias de soldas.
Conhecer melhor alguns artigos, processos e todo o desenvolvimento da indústria têxtil é um ótimo caminho para quem deseja entender além da moda em si, mas toda a fabricação em torno disso.
Essa indústria é um setor importante e fundamental para a economia e vem se consolidando cada vez mais ao implementar novas e melhores avanços tecnológicos.
Hoje, são inúmeras as profissões que têm um papel primordial nesse desenvolvimento.
É o caso do auxiliar de produção, por exemplo, que é responsável por organizar a área de serviço, separar materiais e até mesmo manter a linha de produção abastecida.
O bom funcionamento desse setor é garantido pela mão de obra cada vez mais especializada e pela automação dos processos implementados ao longo do tempo.