O uso de ar comprimido em diferentes ramos do setor industrial é muito comum quando o assunto é geração de energia para maquinários diversos.
São esses equipamentos os responsáveis por uma série de procedimentos de produção que garantem os resultados desejados.
Mas como funciona esse mecanismo de alimentação e quais são seus componentes?
No artigo a seguir, confira a resposta para essas e outras perguntas e saiba como esses dispositivos podem fazer toda a diferença na produtividade e na rentabilidade dentro das fábricas e indústrias.
Ar comprimido
O ar comprimido é gerado pelo compressor ar, que possui um funcionamento bem simples. Ao capturar o ar atmosférico e aumentar a pressão, tornando-o comprimido, é possível utilizá-lo em diferentes procedimentos.
Dessa forma, esse equipamento se caracteriza pela sua alta versatilidade, podendo ser encontrado não só nas indústrias, mas também em lojas e até mesmo nas residências.
O compressor é composto por uma mangueira de alimentação que conecta diversas ferramentas ao seu mecanismo de fornecimento.
Desse modo, esses equipamentos podem apresentar alto desempenho e a otimização do tempo é garantida, pois essa atividade pode acontecer enquanto os serviços são realizados.
Existem diferentes tipos de compressores industriais, de forma que é muito importante fazer uma avaliação precisa da potência necessária e do tipo de demanda que será alimentada.
Com um compressor pequeno, por exemplo, é possível obter resultados satisfatórios em muitos processos, já que a versão mais compacta desse aparelho, o motocompressor, é muito utilizado em ambientes domésticos.
Mas quando o assunto é produção industrial, vale a pena observar se o uso de dispositivos maiores trará mais rentabilidade.
Enquanto o compressor de ar direto libera o ar sem a necessidade de armazená-lo, modelos que trabalham por pistão ou parafuso já fornecem um reservatório, pois é exigida uma performance mais elevada no seu emprego industrial.
Ao ser desligado da tomada, esses últimos modelos são automaticamente desligados e o ar não mais é expelido pela tubulação.
Quem busca alugar ou Comprar compressor de ar pode contar com as opções extremamente variadas no que diz respeito ao tamanho, capacidades e modelos.
Em estabelecimentos especializados para a venda desse tipo de equipamento, é possível consultar mais informações sobre cada modelo disponível.
Além do compressor, existem acessórios que fazem parte do procedimento executado por esse aparelho, tais como o secador de ar. Vamos conhecer mais sobre ele?
Auxílio nas atividades pneumáticas
O trabalho do compressor, empregado em diversos sistemas que funcionam a partir do mecanismo pneumático, deve contar também com acessórios que possibilitam a otimização ainda maior de linhas de montagem.
No tratamento de ar, portanto, itens como o Secador de ar comprimido são fundamentais por garantirem a eliminação total da água, deixando apenas o ar percorrer a tubulação.
Isso pode ser feito de diferentes modos, seja com refrigeração, absorção, etc.
O importante é impedir que a umidade presente no ambiente e absorvida pelo compressor acabe entrando no sistema e prejudicando o seu funcionamento, gerando danos nas mangueiras e exigindo uma grande quantidade de reparos.
Outro componente fundamental é o filtro de ar, que impede a entrada de uma série de resíduos e partículas dentro da tubulação do compressor.
Essas impurezas podem prejudicar a produção, pois geram desgaste e impedem o fluxo correto do ar comprimido, de modo que um dispositivo voltado para a filtragem eficiente e constante é indispensável.
Alguns dos equipamentos que exigem o uso do compressor e seus acessórios são:
- Máquinas industriais;
- Pistolas de pintura;
- Ferramentas pneumáticas;
- Equipamentos a base de ar comprimido.
Exigências de segurança
Em muitos procedimentos industriais, o risco de acidentes e lesões pode ser mais elevado do que em outros segmentos de atuação profissional.
Por isso, as diferentes máquinas utilizadas nas linhas de montagem e produção devem ser manuseados apenas por pessoas habilitadas e com conhecimentos específicos sobre seu uso.
Pensando nisso, a Proteção nr12 foi desenvolvida com o objetivo de minimizar os riscos oferecidos em determinadas operações industriais.
O esmeril é um exemplo de aparelho altamente perigoso, de modo que esse tipo de proteção é fundamental para garantir o máximo desempenho em afiamento e corte sem colocar em risco a integridade física de seu operador.
O mais importante é garantir o uso adequado de todos os dispositivos, assegurando a manutenção menos frequente e prolongando sua vida útil.
Além disso, adquirir produtos de qualidade também tem um impacto direto na produção e no desempenho dos processos industriais.