Saiba quais os equipamentos mais usados no ramo e suas atribuições no mercado atual. Continue acompanhando a partir das demais etapas do artigo.
Hoje, pode-se dizer que a indústria têxtil está com tudo. Ao olharmos a nossa volta encontramos uma diversidade de produtos que lá foram confeccionados e fabricados.
São vestimentas, roupas de cama e variados itens que necessitam da indústria têxtil para existir. Dentre os variados setores da indústria, talvez seja o que mais nos acompanha durante o dia a dia.
Para uma indústria tão importante poder confeccionar itens tão necessários e úteis, uma série de maquinários são empregados para desempenhar essas funções, como: maquina de costura, máquina de corte, máquina de passar, entre outras tantas que agilizam o processo e garantem um bom padrão de qualidade.
Neste texto, iremos abordar alguns desses maquinários e quais as suas devidas funções num processo de confecção. Dessa forma, aconselho que continue sua leitura e conheça mais os meandros dessa indústria tão importante para nós.
Mesa de corte
Para aqueles que trabalham no ramo do corte e costura, no âmbito industrial ou mesmo residencial, a necessidade de se trabalhar com equipamento de alta qualidade e desempenho é enorme.
O acabamento final, que inclusive definirá o valor da peça, deve ser da mais alta qualidade. Um dos equipamentos que necessitam ser bem escolhidos, dado a sua importância, é a mesa de corte.
Este tipo de equipamento foi pensado e desenvolvido para que se faça trabalhos com tecidos e é amplamente utilizado, principalmente para trabalhos de grandes volumes.
A sua estrutura foi criada justamente para essa finalidade, o que garante cortes realmente precisos, além de diminuir o desperdício de tecidos.
Uma mesa, de qualidade verdadeira, deve ser produzida com uma estrutura que apresente elevado nível de resistência, por isso, faz-se necessário observar se possui pés devidamente nivelados, evitando assim erros frequentes.
Algumas empresas, trabalham com a opção individual da peça e também sendo passiva de customização, onde se analisa a específica necessidade do cliente e a produz em cima disso.
Elas podem conter prateleiras ou outros tipos de compartimentos superiores e inferiores, além disso, suas dimensões podem sofrer algumas alterações.
Fusionadeira
A fusionadeira, como o próprio nome propõe, é um maquinário do setor têxtil, cuja função é fusionar entretelas em colarinhos de camisas social, além de punhos, vincar bolsos e etc.
Tudo isso com alta precisão, por isso, é considerada ideal para a confecção de peças de alta qualidade, com otimização de tempo e de recursos.
Normalmente, máquinas como essa oferecem as seguintes funcionalidades:
-
Controlador de velocidade;
-
Controlador digital de temperatura;
-
Resfriamento de sua esteira com desligamento automático;
-
Potência de cerca de 4000W e etc.
Mesa de passar roupa
A mesa de passar roupa industrial é como aquelas que utilizamos em nossas residências. O seu objetivo é deixar cada uma das peças em perfeitas condições, reduzindo assim rugas ou amassados.
Existem alguns tipos diversos desse item, e alguns possuem o formato “bico de pato”, ideal para passar peças fechadas, independente do tipo de fibra.
Podem acompanhar um braço vertical, útil para mangas e afins. Uma mesa de passar também pode vir equipada com exaustores verticais.
Máquina de costura
A máquina de costura talvez seja a mais importante do ramo, pois a partir dela que as peças realmente são montadas e podem ser encaminhadas corretamente.
A maquina de costura industrial é muito utilizada por profissionais e fábricas que trabalham com a confecção de vestuário e outras terminações do ramo têxtil.
São empregadas em reformas e confecções, tanto nas indústrias quanto em ateliês devidamente especializados ou até mesmo em casa, na prestação de serviços de corte e costura de forma autônoma.
A importância do meio têxtil é gigantesca. Com a modernidade e a evolução do homem, sua utilização se tornou obrigatória e rotineira.
Esses equipamentos que auxiliam na produção das peças, facilitam o processo de corte, garantindo assim um acabamento mais delicado e firme.
Entre outras palavras, pode-se dizer que agilizam a produção dos funcionários que trabalham junto das peças de tecidos, a fim de aumentar a precisão no trabalho e otimizar seu tempo de fabricação.
Se hoje conseguimos ter peças de roupas em preços populares, com boa qualidade e numa rapidez incrível, com peças sendo renovadas nas lojas semanalmente, devemos a modernização do maquinário da indústria têxtil, que cada vez mais tem buscado a evolução do setor.