Uma peça pequena, mas muito utilizada na indústria é o Flange cego que é o mais popular entre os modelos existentes no mercado de flanges.
Ele tem um furo no centro e essa peça é muito utilizada nas extremidades dos sistemas de tubulação. Esse modelo de flange possibilita uma inspeção da linha e sua continuação futura.
Ela também é usada para fechamento de linhas e seções flangeadas, podendo ser aplicada em muitas outras condições de temperatura e pressão.
Se no momento de uso, ocorrer golpes de aríete, o ideal é usar caps no seu lugar. É usado para acessar o interior de tubos, vasos de pressão, tanques, entre outros.
A peça não tem diâmetro nominal interno e, também, é usada em finais de linhas e fechamento de bocais, proporcionando tamponamento de fácil remoção.
Seu principal aspecto é a ausência interna. O item é produzido dentro da norma ASME/ANSI B 16.5 às classes de pressão 150 a 1500 lbs, podendo vir com ou sem ressalto, tendo acabamentos da junção:
-
Ranhura standard;
-
Ranhura espiral;
-
Ranhura tipo 125 RM;
-
Ranhura concêntrica.
A peça pode ser produzida nos seguintes materiais: aço carbono, aço inoxidável ou liga de carbono, com bitolas de 1/2 a 24” e classe 150# a 2500#.
Essa peça é uma tubulação flange. Esta não possui nenhum furo no meio e é presa às estruturas por meio de parafuso. Tem a função de fechar as extremidades no sistema de tubulação, válvulas ou bombas, isto é, sua função é barrar os fluidos.
A maior vantagem do flange cego é permitir o fácil acesso a uma linha, pois é selado e suporta pressão e temperaturas elevadas.
Descobrindo a funcionalidade da mola prato para a indústria
Outra peça pequena, porém, de grande utilidade para indústria é a Mola Prato, pois ela pode ser usada em válvulas, embreagens, deslizantes acoplamentos de sobrecarga, compensação de folga de engrenagens, molas de retorno do pistão, na construção de usinas de força, entre outras.
Essa peça tem um preço muito abaixo da média que se encontra no mercado, tornando uma ótima opção. Mas atente-se, mesmo que o preço esteja agradável verifique quais matérias-primas foram utilizadas na fabricação da mola, pois se ela tiver péssima procedência pode comprometer todo o desempenho no momento do serviço.
Já a mola prato é bastante solicitada por sua precisão, atendendo altas demandas de cargas e deslocamentos sob condições físicas restritas.
A mola é ligada nas juntas parafusadas, sofrendo uma deflexão junto à mola quando se entra em choque mecânico ou térmico, compensando a folga desenvolvida e tornando um elemento mecânico elástico.
Todo procedimento industrial comumente é ligado à carga mecânica e temperaturas elevadas, pode resultar em vazamentos, por isso, o uso de peças específicas é essencial.
Se não usar a mola prato sob a porca ou parafuso, por exemplo, pode correr o risco de ceder ao receber a carga, resultando no choque mecânico que poderia ser absorvido pela mola.
Apertar um parafuso na instalação da fábrica não assegura a proteção de junta flangeada devido às variações de temperatura e picos de choques mecânicos. As molas pratos, se aplicadas individualmente ou em grupos, agrega flexibilidade ao sistema.
Saiba mais aspectos do aço corten
Outra peça fundamental é o Aço corten, um aço denominado patinável, tem substâncias que melhoram suas propriedades anticorrosivas, possuindo três vezes mais que um aço tipo comum.
Seus principais pontos é que em condições ambientais, no qual se expõem aos agentes tipo corrosivos, desenvolve uma película de óxido de cor avermelhada, aderente e protetora (chamada pátina), auxiliando na diminuição da rapidez do ataque desses agentes corrosivos que estão no meio ambiente.
Esse tipo de aço é usado no mundo todo e em construções diversas como: edifícios de múltiplos andares, passarelas, pontes, viadutos, torres de transmissão, edifícios indústria e telhas.
Além delas, pode-se realizar esculturas, peças e objetos decorativos. O aço corten, por exemplo, é muito visado entre os profissionais da arquitetura brasileira
O aço tem alguns benefícios, como dispensar pinturas em determinados ambientes. Os aços patináveis apresentam elevado nível de resistência mecânica, por isso, possuem ampla circulação no mercado.
Mas para perceber melhor as vantagens desse aço, o recomendado é observá-lo em ambientes agressivos, como nas regiões de orla marítima e em regiões que tenha grande poluição de dióxido de enxofre.