A energia elétrica é um bem muito importante para o funcionamento da sociedade. Trabalhos e tarefas que as pessoas realizam no dia a dia, muitas delas precisam do fornecimento de eletricidade para acontecerem.
O setor de distribuidoras de energia elétrica atuam diariamente na montagem e reparos de postes, usando sempre equipamentos e ferramentas para que o serviço tenha qualidade e eficiência.
O mercado de equipamentos elétricos possui diversas opções de produtos que são utilizados para montagem de sistemas elétricos, manutenção de cabos, ferramentas para cuidar de quadros e painéis elétricos, entre outras funções.
Com muita diversidade, pesquisar informações é muito importante para realizar uma boa aquisição de equipamentos e itens que ajudem no cuidado da rede elétrica da sua edificação, estabelecimento comercial, empresa ou qualquer ambiente que necessite de eletricidade.
A energia elétrica é a fonte de energia mais utilizada pela sociedade. No entanto, as fontes de energia estão se diversificando e atualmente existem formas renováveis (eólica, solar, entre outras) e não renováveis (petróleo, carvão mineral, nuclear e gás natural).
Equipamentos e ferramentas usados na indústria
Alguns equipamentos elétricos são muito utilizados na indústria para ajudar no fornecimento de energia para as empresas. É muito importante realizar uma montagem de sistemas de qualidade, com materiais resistentes para evitar problemas relacionados à eletricidade.
Para cuidar da rede e verificar a qualidade da energia elétrica, é necessário um analisador de energia. Esse equipamento é usado por eletricistas ou técnicos especializados em serviços elétricos, que conseguem ver como está a parte elétrica de diversos locais como: escolas, indústrias, hospitais, residências, etc.
A função de um analisador de energia é os parâmetros de energia, ou seja, controlar a qualidade de:
- Abastecimento;
- Intensidade;
- Falhas;
- Riscos.
E outros fatores que possam comprometer o fornecimento de energia elétrica. O equipamento consegue captar possíveis eventos de tensão e gera relatórios detalhados, mostrando as necessidades que a rede tem.
Montagem de sistemas
Para que o fornecimento de energia elétrica aconteça, a montagem de espaços específicos e a colocação de componentes elétricos que ajudam no fornecimento de energia sai dos postes elétricos e tem como destino final o local com os itens de eletricidade.
Um quadro de distribuição, por exemplo, é um equipamento elétrico que recebe uma ou mais fontes de alimentação e faz a distribuição em um ou mais circuitos elétricos.
Esse item é muito importante para o fornecimento de energia elétrica, não importa o local, ele precisa ser instalado para ter um fornecimento de energia de qualidade e evitar problemas relacionados à eletricidade.
Outro ponto muito importante é a colocação de um painel elétrico. É uma caixa de metal que abriga os disjuntores, temporizadores, interruptores, reles, CLPs e outros componentes necessários para o controle do sistema elétrico. Possui tanta importância quanto o quadro de distribuição.
Dentro de um painel eletrico possui os seguintes componentes: transformadores, fusíveis, bornes, disjuntores, canaletas, placas de conexão e outros itens essenciais para o funcionamento e fornecimento de energia.
O serviço de instalação pode ser realizado por um eletricista preparado e um montador de placas eletronicas, pessoa especializada em cabeamentos, circuitos e outros componentes.
A montagem precisa ser feita por pessoas que entendam de elétrica, porque a rede elétrica pode provocar sérios acidentes quando coisas erradas acontecem, por exemplo, a montagem ou manipulação de peças de forma errada.
No decorrer da montagem, a utilização de um alicate amperímetro digital é importante para verificar a tensão e frequência da eletricidade.
A importância da manutenção de sistemas elétricos
A manutenção na parte elétrica precisa ser feita sempre para garantir que todos os equipamentos estão em perfeitas condições de uso e não irá comprometer a segurança das pessoas, seja, na indústria ou em outros estabelecimentos.
O reparo na parte elétrica evita que curto-circuitos, choques e acidentes relacionados à parte elétrica ocorram. Os serviços de manutenção elétrica precisam ser feitos por empresas do segmento, com profissionais preparados para essas situações. Fazer o reparo elétrico, evita que os componentes sofram desgastes.
No setor industrial, a manutenção precisa ser feita periodicamente para evitar quedas de energia e paradas nos serviços, gerando atrasos.
A falta de reparos na parte elétrica na indústria, as empresas podem ter sérios prejuízos. Independente do tipo de manutenção, priorizar esse serviço ajuda a manter a ordem e qualidade da energia elétrica nos ambientes.