Os métodos de usinagem e produção são essenciais para que os serviços aconteçam na indústria. De acordo com o segmento e a matéria-prima, as técnicas podem mudar, mas, todas tem como principal objetivo agilizar a produtividade de mercadorias.
Na área de fabricação de moldes e peças metálicas, as firmas usam máquinas e equipamentos específicos para conseguir produzir em grande quantidade.
A usinagem é um dos procedimentos mais executados para a criação de peças. O processo de fabricação dos itens acontece por meio do desgaste mecânico que as máquinas-ferramentas realizam, transformando a matéria bruta em estado sólido em um componente, molde ou peça.
As áreas que mais utilizam insumos usinados são: aeroespacial, automobilística, eletrônica, naval e eletrodomésticos.
O serviço de usinar é muito comum em todo o mundo, ou seja, é executado para fabricação de peças de automóveis e até em atividades simples no dia a dia, como uma cópia de chave.
A relevância da usinagem para a indústria
A obtenção de peças em larga escala, grande quantidade e com preço acessível são os pontos positivos da usinagem. As possibilidades de métodos que podem ser realizados é outra vantagem que chama muito a atenção.
Os mais efetuados no centro de usinagem consistem em:
- Afiação;
- Brochamento;
- Eletroerosão;
- Furação;
- Fresagem;
- Mandrilamento;
- Retificação;
- Serramento;
- Torneamento;
- Trepanamento.
Estes são alguns exemplos dos procedimentos de usina que as empresas realizam para a fabricação de peças e moldes.
Na área mecânica a usinagem é usada para a criação de componentes, mas, pode ser uma excelente alternativa para remates e reparação de acessórios metálicos e de outras materiais. Para o acabamento, usar o disco flap para polimento é um jeito de conseguir uma finalização de qualidade nos moldes e peças.
O disco flap é conhecido como disco de lixa. Esta ferramenta é composta por itens abrasivos que conseguem retirar os excessos de materiais que ficam depois da produção.
Consequentemente, usando o disco de polimento é uma maneira de deixar os componentes com um brilho muito interessante e que chama a atenção aos olhos.
Instalações elétricas na indústria
O funcionamento das máquinas e equipamentos da empresa acontece, graças as instalações e sistemas de eletricidade. A quantidade de fios e cabos que são usados na montagem elétrica pode variar conforme o número de maquinário que a firma possui.
Uma solução para conseguir organizar os ambientes e garantir a segurança dos funcionários e ferramentas são com o uso de materiais que auxiliam na ordem.
A eletrocalha alumínio é um tipo de bandeja específica para passar cabos e fios de elétrica, internet, telefonia e telecomunicações. Este material é colocado por toda a extensão do teto ou podem ser embutida no forro, ou sob o piso elevado.
Os benefícios da eletrocalhas são:
- Organização;
- Direcionamento;
- Sustentação;
- Praticidade.
Em lojas de componentes e materiais elétricos, há eletrocalhas com várias medidas e tamanhos. Pesquisar o custo é uma alternativa para conseguir utilizar a eletrocalha nas instalações industriais.
A montagem do painel comando elétrico é muito importante. Este painel é, basicamente, uma caixa de metal onde ficam alocados todos os relés, disjuntores, temporizadores, interruptores, CLPs (Comando Lógico Programável) e dispositivos para o controle do sistema elétrico.
Os painéis são projetados para auxiliar no comando e controle dos equipamentos mecânicos.
Nos processos de automação industrial, a utilização do painel de controle ajuda na questão de controlar o funcionamento do maquinário e equipamentos, fator que contribui para um serviço rápido, eficiente e de qualidade.
Um painel com as instalações feitas corretamente, ajuda a impedir o problema de parada inesperada na linha de produção.
As vantagens da automação industrial
A automação é um processo que consiste no uso de máquinas eletromecânicas, equipamentos e softwares que ajudam no controle e automatização dos processos industriais.
As empresas de automação industrial podem auxiliar as firmas a obterem: melhora na qualidade da produção, aumenta a produtividade, redução de custos com funcionários, ganho competitivo do mercado, diminui gastos de instalações, ajuda na vantagem competitiva, entre outros.
Na usinagem de precisão, o uso do CNC (Comando Numérico Computadorizado) é muito frequente, pois essa máquina consegue produzir em grande quantidade, com muita qualidade e proporciona excelentes resultados.
Portanto, os trabalhos de usinar e a implementação da automação no ambiente são formas de obter lucros, atender as necessidades dos clientes, com eficiência e conquistar reconhecimento no seu segmento de atuação.