A questão da segurança é um ponto muito importante para todos os estabelecimentos, especialmente, as indústria. O setor industrial opera com uma série de máquinas, equipamentos, sistemas, redes e aparelhos que são potencialmente perigosos, seja para os colaboradores que operam esses itens, ou para os demais trabalhadores do local.
Além disso, muitos funcionários podem ser expostos a situações de risco, como os trabalhos em altura ou nas caldeiras, com chances de queda e incêndio, respectivamente.
Nesse sentido, o setor industrial deve adotar medidas preventivas, isto é, estratégias que visem minimizar os riscos de acidentes no trabalho e também melhorar a saúde ocupacional dos trabalhadores.
Ademais, algumas ações são obrigatórias, previstas em lei, portanto, as indústrias devem ficar atentas quanto à estrutura do local, em conjunto com as estratégias de prevenção e documentos comprobatórios de segurança.
Sistemas e medidas de prevenção contra incêndio na indústria
Os acidentes envolvendo fogo são os que podem trazer mais danos à indústria.
Isso porque não somente os bens materiais são consumidos pelas chamas, mas também o incêndio pode trazer perdas humanas irreparáveis, com inúmeras consequências negativas. Portanto, mais do que saber como combater o fogo, é necessário buscar formas de prevenção.
Os sistemas de alarme de incêndio são compostos por inúmeros acessórios, que são capazes de analisar as probabilidades de propagação de chamas, bem como alertar quando há chances de incêndio.
Entre os itens, destaca-se a sirene de alarme de incêndio, que pode ser instalada em diversos locais, com o intuito de avisar as pessoas na presença de fumaça e fogo.
As sirenes emitem um alerta sonoro, que permite a adoção de medidas emergenciais, incluindo a fuga de residentes e trabalhadores.
Por esse motivo, ela é eficaz não somente em indústrias, mas em vários estabelecimentos, como centros comerciais, shoppings, casas de shows, locais públicos, empresas e edificações.
Em conjunto com as sirenes, é possível instalar extintores de incêndio, que são equipamentos de segurança capazes de controlar ou eliminar o fogo de um local ou objeto.
Eles são adquiridos em diversos modelos, com aplicações diferentes, conforme a origem do fogo. Entre os mais comuns, destacam-se:
- Extintor de água;
- Extintor de bicarbonato de sódio;
- Extintor de dióxido de carbono;
- Extintor de espuma;
- Extintor de NAF.
Todos os equipamentos de prevenção e combate a incêndio devem ser devidamente sinalizados, bem como as saídas de emergência.
Por esse motivo, faz parte dos sistemas e medidas preventivas de segurança a instalação de placas para a comunicação visual inteligente, que permitem a rápida identificação dos extintores, sinalizadores e saídas.
Em geral, as placas sinalizadoras são confeccionadas em ACM, um material extremamente resistente e durável, que é capaz de resistir ao ambiente agressivo das indústrias.
O chamado Aluminum Composite Material, popularmente conhecido como ACM alumínio composto, tem uma ótima maleabilidade, por isso, ele é fácil de conformar, sendo ótimo para a confecção de placas de comunicação. Além de sinalizadores, o alumínio composto também é empregado em fachadas de empresas.
Para a sinalização de placas nos sistemas de prevenção contra incêndio, o material é normalmente revestido com uma tinta neon, impresso com símbolos padronizados e característicos. Assim, é possível identificar com facilidade os equipamentos e as saídas de emergência.
Vale destacar que as indústrias são obrigadas a cumprir a norma regulamentadora NR 23, que versa especificamente sobre os sistemas de prevenção e combate a incêndio.
A norma especifica os principais equipamentos, a quantidade de saídas de emergência e todos os demais cumprimentos previstos em lei.
Além disso, as indústrias precisam ficar atentas quanto às legislações municipais e obrigatoriedades do corpo de bombeiros de cada cidade, pois existem diferentes regras dependendo da localidade.
Outras formas de prevenção e segurança contra acidentes na indústria
Fora os incêndios, as indústrias podem ser acometidas por outros males, daí a importância de verificar todas as normas que dizem respeito à segurança e proteção de colaboradores.
Entre as obrigatoriedades do setor, encontra-se a obtenção do laudo SPDA preço diferenciado, um documento técnico de inspeção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
O laudo SPDA é obrigatório, segundo a ABNT NBR 5419, sob o título geral “Proteção contra descargas atmosféricas”. O documento deve ser feito por um engenheiro especializado e devidamente credenciado, que irá inspecionar e analisar todas as condições dos pára-raios, como forma de evitar riscos envolvendo descargas elétricas atmosféricas.
Além das indústrias, o laudo também é válido para empresas e edificações.