indústria

A importância dos EPI’s e boas instalações na indústria

A indústria é uma área muito importante para o desenvolvimento de mercadorias que são vendidas nos comércios. Em diferentes segmentos, as empresas investem pesado em recursos para conseguir produzir em larga escala, com qualidade e segurança, fatores primordiais para o sucesso.

O primeiro passo para realizar um bom trabalho é ter um planejamento anual, ou seja, decidir algumas questões relevantes para a produtividade.

Definir o tipo de produto que será fabricado, a quantidade, o tempo de serviço, maquinário necessário e as matérias-primas que podem ser usadas são nos processos produtivos.

Investir capital na compra de materiais com bons fornecedores, equipamentos e máquinas modernas são recursos que ajudam a produzir mercadorias de excelência.

Um ponto importante para ter bom desempenho é contratar colaboradores com experiência é essencial para aumentar a produção e ter economia com os gastos em treinamento para a operação do maquinário.

O papel da usinagem e ferramentaria na indústria

A ferramentaria e usinagem são métodos importantes na metalurgia, pois permitem a fabricação de ferramentas e peças, a partir do uso de matéria-prima metálica.

O diferencial destes procedimentos é a alta precisão, ou seja, é possível criar componentes de qualidade, com tamanhos e medidas exatas e atender as necessidades dos clientes.

O trabalho começa com o projetista, especialista na elaboração dos desenhos com o tamanho, formato e medidas que os componentes terão. Os projetos de ferramentaria consistem em ajudar diversas áreas com a criação de peças de alta precisão, de forma simples e muito eficiente.

As vantagens destes projetos são: economia e agilidade no processo de fabricação das peças, diminui o desperdício de materiais e os processos de retrabalho, os protótipos ajudam a corrigir erros durante a produção e aumentam as chances de sucesso do projeto.

A usinagem de peças em aço inox é um procedimento em que a matéria-prima é submetida aos desgastes mecânicos que as máquinas-ferramentas executam.

Os métodos que podem ajudar no processo de criação das peças são:

  • Aplainamento;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão;
  • Fresamento;
  • Furação;
  • Mandrilamento;
  • Retificação;
  • Serramento;
  • Torneamento;
  • Trepanamento.

Estes são apenas alguns exemplos das técnicas que podem auxiliar na produção de componentes em série, com qualidade e muita eficiência.

A importância do EPI na indústria

Os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) são muito importantes para a segurança e o cuidado com a saúde dos colaboradores na indústria.

A utilização dos acessórios é obrigatória, ou seja, as empresas têm a obrigação de investir parte do capital para a comprar os equipamentos e assim fazer a distribuição de forma gratuita para os colaboradores.

Há diferentes tipos de EPI’s que podem ser utilizados conforme a área de atuação, os mais comuns são:

  • Capacetes de segurança;
  • Botas, botinas e sapatos especiais;
  • Abafadores e protetores auriculares;
  • Máscaras e filtros respiratórios;
  • Luvas e mangotes;
  • Óculos e viseiras de proteção;
  • Roupas especiais.

A vestimenta de proteção é muito importante para as pessoas que trabalham em áreas que oferecem riscos para o corpo do colaborador. Materiais eletrizados, tóxicos e cortantes são exemplos que podem aumentar o risco de acidentes, por isso, ter uma roupa especial para o trabalho é a solução para evitar problemas.

As roupas mais utilizadas consistem em: aventais, vestimentas contra altas temperaturas, macacões, batas, camisas e calças resistentes a cortes.

O macacão quimico é um tipo de roupa que protege todo o corpo do trabalhador contra vários riscos que há na área química. Com tecido respirável, esta roupa permite conforto durante todo o período em que é utilizada.

As vantagens dos serviços de empresas especializadas

A água é um recurso muito utilizado no ambiente industrial, seja para os processos produtivos ou para o consumo dos colaboradores. Um ponto muito importante é a qualidade do líquido, que deve estar em excelentes condições para o uso, assim é possível evitar problemas.

O trabalho das empresas de tratamento de água industrial consiste em realizar processos que ajudam a melhorar a qualidade da água, tornando-a própria para o uso.

Os procedimentos que atuam no tratamento da água são: decantação, filtração, flotação, troca iônica, osmose reversa, ultrafiltração, coagulação e tratamento anaeróbio biológico.

Nas instalações industriais, é muito importante ter estruturas que ajudam a separar os resíduos da água. A caixa de gordura inox tem a função de bloquear os óleos e gorduras que são despejados pelos ralos. Com a caixa é possível evitar que a sujeira chegue na rede coletora de esgoto, reduzindo a poluição nas cidades.

Portanto, os investimentos em serviços de outras empresas, compra de insumos de qualidade para a produtividade é o segredo para ter excelentes resultados, com produtividade em larga escala e atendimento personalizado para as demandas dos clientes.