O segmento de química é o responsável por desenvolver fórmulas e substâncias que dão origem a produtos que são usados diariamente pelas pessoas, seja dentro da indústria – na produção das suas mercadoria – ou fora dela, em serviços simples e que ajudam a suprir as suas necessidades.
Os profissionais da área, nomeados químicos, passam boa parte do dia nos laboratórios realizando testes que ajudam a entender as particularidades de cada fórmula.
Após uma série de testes e experiências, os químicos passam todas as informações para o setor produtivo, para que os funcionários possam fazer os produtos com segurança, fator importantíssimo a ser considerado.
Isso porque, alguns compostos químicos podem fazer muito mal aos indivíduos, causando problemas respiratórios ou alérgicos.
O uso de equipamentos de segurança para realizar todas as etapas da fase de testes e produção é muito importante para evitar acidentes e prejuízos aos funcionários, além dos problemas burocráticos.
A relevância do setor químico para a indústria
A indústria de produtos químicos utilizam vários processos químicos e reações químicas, que gera novas substâncias que são separadas, de acordo com a sua solubilidade e cargas iônicas.
Outros processos importantes são a destilação ou as transformações usando métodos de aquecimento ou resfriamento também podem ser realizadas.
Com isso, produtos para os setores petroquímicos, agroquímicos, polímeros, farmacêuticos, tintas, óleos e outros segmentos podem ser feitos e destinados ao comércio.
As empresas de produtos químicos realizam a produção de alguns produtos que são muito importantes para a realização de alguns serviços ou funcionamento de algumas máquinas e equipamentos.
O oleo mobil, por exemplo, é um líquido que ajuda no funcionamento dos motores, fazendo a sua função de lubrificante.
Essa função pode ser considerada primária, mas é ela que ajuda a diminuir o atrito e evita o desgaste excessivo das peças, proporcionando um bom funcionamento dos veículos.
Para potencializar o funcionamento dos motores, o uso de um óleo térmico mobil é uma excelente opção devido às qualidades que possui, além de cuidar do motor com excelência, evitando problemas no seu veículo.
Controle da temperatura, limpeza e agente de vedação são outras funções que o óleo possui para os motores.
Por isso, a sua produção em empresas de produtos quimicos é tão importante, já que ajuda no funcionamento e boa atuação dos meios de transporte que são essenciais para as firmas realizarem as suas entregas e para as pessoas conseguirem se deslocarem até o local de destino.
Basicamente, existem três tipos de óleos que são feitos na indústria:
1. Óleo mineral e outros produtos
Feitos com base mista, naftênica ou parafínica. Possuem custo baixo, ajudam no funcionamento de carros antigos mas precisam ser trocadas constantemente.
2. Óleo semi-sintético
Este óleo é feito com a mistura de mineral e sintética, com os melhores componentes que são usados na fabricação destes dois tipos que ajudam a originar o semi-sintético.
3. Óleo sintético
Podem ser fabricados com compostos de hidrocarbonetos, silicone, fluor, poliolésteres, diésteres, entre outros tipos de componentes e substâncias que dão o caráter sintético ao produto.
A produção desse tipo de óleo é feita com aditivos de qualidade, proporcionando baixo índice de oxidação as peças.
Os benefícios deste óleo são a menor formação de borra, bom custo-benefício e economia de combustíveis.
Vale ainda destacar que ele pode ser usado em carros modernos, pois oferecem uma ótima resposta.
Existem vários fabricantes e marcas de óleos diferentes no mercado. Pesquisar informações é a melhor maneira de entender sobre os óleos e assim fazer uma aquisição segura e de excelente qualidade.
Serviços com tintas
As tintas são produtos que ajudam as pessoas a modificarem a aparência de paredes, superfícies e objetos, criando uma camada protetora e opaca no local em que é aplicada. O uso de tintas é feito em:
- Arte;
- Personalização de equipamentos;
- Estruturas metálicas;
- Tubulações;
- Construção civil.
Entre diversos outros locais por proporcionar proteção. No mercado, possui opções de pigmentos, solventes, aditivos e resina que são frequentemente usados na indústria.
As empresas de produtos químicos são responsáveis pela produção de soluções de removedor de tinta, que é usado para retirar os vestígios e camadas de tintas, não importa a sua espessura.
As substâncias deste produto são altamente concentradas, pois, o nível de concentração ajuda na remoção com praticidade e eficiência.
Uma das vantagens do removedor de tinta industrial é o fato de não causar desgastes químicos e físicos às estruturas, peças ou objetos que recebem a aplicação deste produto.
Isso possibilita as empresas modificarem a cor e a quantidade de camadas de tintas para aumentar a proteção.
Sendo assim, a fabricação dos produtos químicos são essenciais para o funcionamento da sociedade, já que este setor da indústria é responsável pela criação de boa parte das mercadorias que as pessoas utilizam diariamente nas suas vidas.