A indústria química é composta por um grande número de processos e ferramentas que vão desde o uso de geradores pequenos como o de gerador de energia para residência usados em laboratórios, até grandes geradores, misturadores e também fornos e câmaras de esfriamento.
Todos esses processos permitem que as inovações tecnológicas aconteçam.
Essa inovação acontece, pois esse setor industrial é responsável pela produção de uma ampla lista de produtos e matérias-primas para muitos setores industriais, de modo que haja conversões de matérias-primas em produtos químicos secundários e terciários usados no cotidiano das pessoas.
As atividades da indústria química vai além das análises feitas em proveta laboratório, ela atua de forma decisiva no tratamento de água e esgoto, tanto nas Estações de Tratamento de Água (ETA), como nas Estações de Tratamento de Esgotos ou Efluentes (ETE), também permite que sejam feitos a produção de alimentos, a preservação e conservação da saúde de pessoas e animais, além de:
- Vacinas;
- Construção civil;
- Produção de estruturas;
- Tecnologias de informação.
Portanto, a indústria química é responsável pela transformação da matéria-prima em produtos secundários e terciárias, podendo essas matérias-primas obtidas diretamente na natureza, como por meio de processos físicos.
Além do mais, a indústria química, principalmente, voltada as análises de saúde, é a responsável por operar laboratório exames produzindo máquinas e software de análises.
Ao longo deste artigo abordaremos alguns tipos de matérias-primas usadas por esta indústria além de alguns equipamentos que podem ser encontrados.
Equipamentos usados na indústria química
A indústria química tem muitos processos e muitos profissionais envolvidos, dos engenheiros de materiais até os engenheiros químicos. E para que tudo funcione de forma adequada é necessário o uso de muitos tipos de equipamentos como:
- Reatores;
- Misturadores;
- Caldeiras;
- Condensadores.
Os reatores da indústria química são usados para a fabricação das resinas, e a principal função é a realização da homogeneização, controle das temperaturas, misturas e até mesmo o cisalhamento.
Essas etapas são essenciais para que as reações químicas aconteçam e que os itens de laboratorio tenham análises.
Os reatores são encontrados produzidos em aço carbono ou aço inoxidável, e eles são suportados por outros equipamentos como bombas, torres de resfriamento, tanques de armazenamento e caldeiras.
Dois tipos de processos que são usados fortemente na indústria química que é o amolecimento e o endurecimento.
O amolecimento permite que o material perca a dureza, podendo remover tipos de resíduos e também melhorando a tenacidade, a também transformando as propriedades eletromagnéticas do aço.
E o endurecimento é um processo contrário, aumentando a resistência dos materiais, permitindo que ele pode ser usado.
Matérias-primas usadas na indústria química
Além dos equipamentos e processos de amolecimento e endurecimento, a indústria química tem como princípio a transformação de matérias-primas.
Assim, falaremos sobre alguns materiais que são muito importantes para esse tipo de fábrica.
1. O oxigênio (O2)
Esse material é um tipo de gás incolor, insípido e que fica até -183ºC e se transforma em um líquido de coloração azul.
É obtido de forma industrial por meio do processo de liquefação, e depois, uma destilação fracionada do ar atmosférico, e aplicado em inalações, e em aparelhos de respiração artificial ligados em régua de tomadas 20a.
2. O nitrogênio (N2)
O nitrogênio por sua vez é um gás incolor, insípido e inodoro que se liquefaz em -195ºC. Ao acontecer isto ela adquire um aspecto semelhante a água.
Como o oxigênio é um dos principais componentes do ar atmosféricas. A separação desses processos ocorrem por meio da diferença entre a temperatura de ebulição dos dois elementos.
Em sua forma gasosa, é usado no interior das lâmpadas incandescentes, e em sua forma líquida pode ser usada em conservação de alimentos. Também são usados para preservar elementos na proveta volumetrica em laboratórios.
3. Água (H2O)
A água é um elemento primordial, e é usado na fabricação de muitos produtos como medicamentos, além da fabricação de gás hidrogênio e do gás d’água.
Pode ser empregado em líquidos refrigerantes de calceiras, além da separação de misturas e empregado em quase todas as reações químicas.
Portanto, as indústrias químicas possuem muitos equipamentos e materiais e que todos eles são usados para a produção de muitos tipos de elementos, como secundários ou terciários.
O uso desses componentes é fundamental para garantir um bom funcionamento de todas as fábricas.