indústria

A relevância dos processos de usinagem na indústria

A indústria é uma área muito importante para o desenvolvimento da sociedade quando o assunto diz respeito a mercadorias. Os trabalhos que as empresas realizam diariamente em diversas áreas ajudam na diversidade no varejo e contribui para o fornecimento de matéria bruta para firmas de grande porte.

Os processos produtivos acontecem nas companhias mediante aos investimentos que são feitos. Apresentar boas condições de trabalho para os funcionários, cuidando da segurança e bem-estar.

A utilização de máquinas e equipamentos corretos, materiais de qualidade é o segredo para produzir na quantidade necessária para as vendas.

O método de fabricação de peças em grande quantidade é através da usinagem, técnica que consegue transformar um bloco sólido de matéria-prima metálica, plástico ou madeira em um molde/peça. Durante a jornada dos serviços de usinar, os funcionários utilizam uma série de máquinas e ferramentas.

A relevância da usinagem no ambiente da indústria

A usinagem de peças permite que as empresas possam produzir em larga escala e rapidez, fator que permite ofertar preços competitivos para os clientes.

As técnicas realizadas ajudam a criar formas e tamanhos exatos, fator que possibilita um encaixe preciso e correto durante o uso da peça ou molde.

Os equipamentos removem o material com a ferramenta de corte e produzem o cavaco para criar uma peça com as dimensões e formas conforme o pedido do cliente.

O projetista é o responsável por desenvolver os desenhos com as especificações que o indivíduo informa. Quanto mais explicações, melhores serão os resultados, com os moldes e peças iguais ao projeto.

Nas empresas de usinagem, os métodos que são executados para suprir a demanda consistem em: fresamento, aplainamento, furação, afiação, brochamento, torneamento, retificação, eletroerosão, serramento, roscamento, mandrilamento, entre outros que são realizados, graças à potência do maquinário presente na linha de produção.

Benefícios dos trabalhos de usinagem na indústria

O ponto positivo de usinar é a redução das intervenções por parte dos operadores, durante o processo. O baixo índice de retrabalhos, erros e perdas de matéria-prima, fazem da usinagem uma excelente técnica.

A criação de componentes em grande quantidade e custo mínimo de operação são vantagens que podem ajudar as empresas a conquistarem os clientes.

Outros pontos destacáveis desse processo produtivo se resumem em peças com alta precisão, acabamento com ótima durabilidade, consistência, maquinário eficiente, versatilidade, permite a execução de diferentes técnicas.

A usinagem de precisão utiliza fresas, retíficas e tornos com um funcionamento computadorizado, ou seja, são máquinas CNC. O uso deste maquinário permite grande precisão e a possibilidade de manufaturar peças para as áreas: automotiva, aeroespacial, eletrônica, naval, eletrodomésticos, entre outras.

As atividades de usinar com precisão possuem algumas variações. A precisão química envolve a gravura de metal e foto-usinagem, como acabamento.

Os materiais usados são o bronze, cobre, aço inoxidável e alumínio. Na precisão convencional furação e fresagem das peças são feitas com os tornos comuns. Precisão por eletroerosão e a plasma complementam a lista de possibilidades de usinagem que podem ser feitas.

As vantagens da técnica de precisão estão relacionadas à testagem fácil do protótipo, ciclos de produção mais rápido, aprimoramento do trabalho, otimização de tempo, baixo índice de erro e impede o desperdício de material, e, consequentemente, de capital.

Limpeza e organização na indústria

O lavador de gases industriais é um equipamento usado para controlar o índice de poluição do ar, removendo de materiais particulado em um fluxo de gás. A lavagem com água consegue colidir estas partículas, diminuindo o problema. Os benefícios do lavador são:

  • Não possui restrição de temperaturas;
  • Consegue operar em situações severas;
  • Remove o fluxo de gases;
  • Qualidade;
  • Não gera fonte secundária de pó;
  • Preço acessível.

A água utilizada nos lavadores pode ser armazenada em um tanque polipropileno, estrutura resistente, graças às chapas plástico que são usadas.

A capacidade do tanque permite que outros líquidos e substâncias sejam armazenadas, por exemplo, tintas, óleos, resinas, bebidas e soluções químicas.

Equipamento versátil

O transmissor de temperatura é um sensor muito utilizado para medição nos processos industriais. Esta peça é frequentemente usada na automação industrial, ajudando no controle e eficiência das atividades.

Sendo assim, o trabalho das empresas de usinagem é a maneira mais simples e prática de criar peças e componentes para diversas áreas com qualidade e assim atender aos pedidos dos clientes, além de vender parte da produção para outras companhias e comércios varejistas.