O desenvolvimento de mercadorias no ambiente industrial acontece, graças a utilização do maquinário e equipamentos. A escolha dos processos de produção adequados para cada matéria-prima e um planejamento eficiente são formas das empresas na área industrial executar as suas atividades e assim atender a demanda dos clientes.
A importância a moldagem e produção de itens metálicos
A fabricação de peças em metal é fundamental para o surgimento de utensílios que facilitam o dia a dia.
O processo de criação ocorre com base nas informações, medidas, dimensões e tamanhos que o projetista define no momento da elaboração dos desenhos.
Este processo acontece durante uma conversa com o cliente que passa todos os dados para o profissional criar o esboço que será destinado para o centro de produção.
A fundição e moldagem são os métodos mais conhecidos, devido o tempo de existência, mas, o avanço tecnológico contribuiu para o surgimento de outros processos que ajudam na criação de peças com qualidade, segurança e rapidez.
Diversos componentes que estão presentes nos equipamentos domésticos e industriais são feitas de matéria-prima metálica. Os mais usados na produção são o alumínio, cobre, ferro, silício.
Estes elementos podem passar por vários métodos para ganhar a forma adequada para a utilização.
A extrusão é o método usado para manipular ligas de alumínio. O metal fundido é comprimido e se transforma em uma chapa ou perfil.
Durante este trabalho é muito importante ter máquinas de qualidade e precisão, pois, um passo errado na execução pode resultar em bolhas, efeito casca de laranja, defeitos superficiais e efeito granulado.
A fundição é utilizada para vários tipos de metais. Existem métodos específicos na fundição, que são executados conforme o modelo de peça que será feita. Estas opções são fundição centrífuga, de precisão e moldagem de casca.
Processos de usinagem de peças e os seus benefícios
A usinagem é o que há de mais moderno na fabricação de peças metálicas. O processo consiste em transformar uma matéria-prima em estado sólido em uma peça ou molde.
Nas empresas de pequeno e médio porte, o uso de um centro de usinagem é um excelente investimento.
Esta máquina-ferramenta consegue executar vários procedimentos, graças as ferramentas como:
- Brocas;
- Alargador;
- Cabeçotes;
- Fresa de topo;
- Macho de roscar;
- Fresadores.
Os centros de usinagem são muito usados na indústria, devido à versatilidade que agregam na linha de produção, proporcionando eficiência no trabalho.
O torneamento CNC é uma técnica que um torno com funcionamento CNC (Comando Numérico Computadorizado), máquina que consegue fabricar peças metálicas.
As funções deste equipamento se resumem em corte e movimentos que ajuda na criação de roscas, polias, cilindros, eixos, cones, esferas, entre outras peças.
Os tornos são equipamentos usados para a elaboração de componentes em grande quantidade. A possibilidade de controlar as operações, ou seja, definir a quantidade de peças que serão criadas, ajudam as empresas a evitar o desperdício de matéria-prima.
O funcionamento por coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal) permitem um bom desempenho na produção na usinagem de roscas.
Processos de acabamento e testes de segurança
Os testes de segurança são muito importantes para a qualidade do produto ou objeto. Assim que termina a produção, são iniciados os processos de testagem.
O teste panela de pressão consiste em analisar a resistência do:
- Corpo;
- Cabo do corpo e tampa;
- Borracha de vedação;
- Tampa;
- Válvula de segurança;
- Pino e peso da válvula reguladora de pressão;
- Alça do corpo.
Durante as análises, os profissionais verificam o tempo de aquecimento, sistemas de segurança, deformação, facilidade do uso, temperatura no cabo e nas alças, estabilidade na panela e o tempo para a pressão interna reduzir a zero.
Os testes ajudam na segurança das pessoas, ajudando a evitar acidentes domésticos. Após os testes, é possível iniciar o acabamento para deixar o produto com um aspecto visual interessante.
Um polimento cristalizado, por exemplo, é realizado no segmento automotivo para deixar o automóvel com um efeito estético bonito. O processo consiste na aplicação de uma resina especial que criar aspecto de brilho e cria uma camada protetora na lataria.
Portanto, investir nos métodos produtivos corretos para a fabricação de peças e objetos metálicos são formas de criar uma diversidade de mercadorias que facilitam a vida das pessoas, com qualidade, fator que resulta em reconhecimento e lucros para as empresas.