Cada dia mais a indústria vem se atualizando e se tornando um ambiente que vai além da simples capacidade de produzir produtos. O lema da nova era industrial é como produzir com inteligência e qualidade de modo a economizar.
E a resposta é simples e vem sendo aplicada todos os dias de maneira mais firme ainda, são o uso de automação industrial e manutenções industriais.
Esses dois processos permitem que as empresas produzem de forma mais eficiente, permitem também economia (por prolongar a vida útil dos equipamentos e máquinas), além disso garante que a empresa fique entre as mais avançadas do mercado, por produzir e ser gerida de forma inteligente.
A automação foi um processo mais bem aceito pela indústria que gostam da otimização da produção, porém, a manutenção foi ganhando espaço nas últimas décadas também, motivadas pelos diálogos da sustentabilidade.
É mais vantajoso para a indústria, na maioria dos casos, trocar uma peça, promover manutenção preditiva e preventiva do que comprar uma máquina nova, que querendo ou não pode ter o mesmo problema.
Neste artigo então falaremos sobre os tipos de manutenção existentes dentro do mercado industrial e também sobre as vantagens da automação dentro da indústria.
Tipos de manutenção industrial
Antes de falarmos sobre os tipos de manutenção precisamos contextualizar o que vem a ser uma manutenção industrial.
A manutenção industrial segundo especialistas em gestão industrial consiste em um conjunto de metodologias e ações aplicadas em determinada peça ou máquina em estado prejudicado, de modo que ela volte ao nome, permitindo o aumento da sua vida útil.
No entanto, além de realizar metodologias de solda de manutenção, trocas de peças e outras ações a manutenção industrial faz parte da estratégia das indústrias, principalmente do setor relacionado as operações.
Isso porque a manutenção tem impacto direto no caixa da empresa, portanto, manutencionar é melhor do que comprar.
Abaixo veremos alguns tipos de manutenção que são usadas dentro da indústria:
1. Manutenção corretiva
Esse tipo de manutenção ocorre quando a máquina ou ferramenta para de funcionar de maneira inesperada. Assim, para que a operação com o material volte ao normal logo, ela é encaminhada imediatamente ao setor de manutenção.
Isso é muito comum em compressores de ar, por serem muito utilizados, é sempre necessário o reparo de compressor de ar para que volte ao normal.
2. Manutenção preventiva
É a manutenção feita de forma preventiva, ou seja, evita que o equipamento quebre. Isso é possível por conta da lubrificação, troca de peças realizadas de forma periódica.
Essas manutenções estão dispostas em um cronograma bem definido. Faz parte da estratégia da empresa.
Estão entre as funções dessa manutenção:
- Troca de peças;
- Lubrificação de peças;
- Verificação de luzes e sistemas de segurança;
- Aperto de parafusos e porcas.
3. Manutenção preditiva
Esse modelo de manutenção é na verdade um tipo de monitoramento das máquinas por meio de estimativas de desempenho e condição.
Identificado tais índices, a máquina é encaminhada para a manutenção, evitando de forma ainda mais profunda a quebra e prolongando ainda mais a vida útil das máquinas.
As análises da manutenção preditiva são feitas com sensor de segurança, câmeras gráficas, entre outros.
Automação industrial: vantagens
A automação industrial consiste no uso de tecnologias cada vez mais avançadas permitindo que as indústrias tenham uma própria inteligência.
Assim, os processos automatizados e que passam pelo processo de automação permitem que a indústria tenha um melhor desempenho e outros benefícios que falaremos aqui.
1. Aumento na produtividade industrial
A automação industrial permite o aumento da produtividade das máquinas. Isso porque por meio de inúmeros sensores como o sensor indutivo alta temperatura, é possível eliminar erros, garantindo uma melhor produção em menos tempo.
Isso porque com a inteligência artificial, a máquina vai aprendendo cada vez mais como produzir de maneira mais eficiente e mais rápida, gerando ótimos recursos para a empresa.
2. Redução no custo das instalações
A automação industrial é um processo que pode ter um valor relativamente alto para inicial, porém, oferece um retorno em pouco tempo. E isso acontece porque é possível ter maior produtividade e com mais eficiência.
Assim, há uma diminuição dos custos e um aumento dos lucros, consolidado o retorno do investimento.
Assim, a automação industrial permite um aumento dos lucros significativamente. Portanto, vimos que uma indústria para obter sucesso precisa investir de forma pesada em automação e manutenção industrial.