A automação industrial é o uso de sistemas de controle, como computadores ou robôs, e de tecnologias da informação para lidar com diferentes processos e máquinas em uma indústria. Elas ocorrem de modo a complementar, ou mesmo para substituir, a demanda por mão de obra especializada.
Anteriormente, o objetivo da automação era potencializar a produtividade dos processos industriais, programando os equipamentos para funcionamento durante o dia e durante a noite.
Além disso, esse processo reduzia o custo associado aos funcionários, já que o trabalho automático não precisava de mão de obra supervisionando o seu desempenho.
No entanto, hoje, o foco da automação mudou para aumentar a qualidade e a flexibilidade em um processo de fabricação, reduzindo a porcentagem de falhas durante o período de fabricação.
Para que todo esse processo seja realizado de maneira prática e segura, é possível contar com profissionais de engenharia de controle e automação, que desenvolvem sistemas funcionais, inclusive adaptando o maquinário já existente em uma indústria, trazendo benefícios já a curto prazo.
Alguns dos equipamentos utilizados nos processos de automação são bastante conhecidos dentro dos seus segmentos de atuação. Alguns desses itens serão brevemente explicados a seguir.
O que é um servo motor?
Um servo motor é um dispositivo elétrico autônomo, que gira peças contidas no interior de uma máquina com alta eficiência e com grande precisão. Faz parte de um sistema de circuito fechado e é composto de várias partes, tais como:
- Circuito de controle;
- Servo motor;
- Eixo;
- Engrenagens de acionamento;
- Amplificador;
- Codificador.
O eixo de saída de um motor pode ser movido para um determinado ângulo, posição e velocidade, características que não podem ser ajustadas com o uso de um motor convencional.
O servo motor utiliza um motor comum acoplando-o a um sensor para a alimentação posicional. O controlador é a parte mais importante do servo motor, sendo projetado e usado especificamente para essa finalidade.
O codificador serve como um sensor que fornece informações sobre velocidade e posição. Este circuito é construído dentro de um motor, que geralmente é equipado com sistema de engrenagens.
É comum encontrar o uso de servo motor em diversos tipos de equipamentos industriais, assim como em elevadores ou ferramentas de uso rotineiro.
O que é um controlador de temperatura?
Um controlador é utilizado na indústria para obter dados relacionados a temperatura de um determinado processo.
O controlador de temperatura faz isso ao medir a temperatura (chamada também de variável de processo), e então a compara ao valor desejado (valor de ajuste).
A diferença entre esses valores é conhecida como o erro (ou desvio). Os controladores de temperatura usam este erro para decidir quanto aquecimento ou resfriamento é necessário para trazer a temperatura do processo de volta ao valor desejado.
Quando esse cálculo estiver concluído, o controlador produzirá um sinal de saída que alerta para a alteração necessária. Este sinal de saída é conhecido como valor manipulado e é normalmente conectado a um aquecedor, válvula de controle, ventilador ou algum outro elemento de controle final que, na verdade, injeta ou remove o calor do processo.
O modelo de controlador de temperatura digital, que pode ser usado para processos industriais, como:
- Tratamento térmico;
- Produção de plástico;
- Processos farmacêuticos;
- Processamento de alimentos.
Em tratamentos térmicos e na produção de plástico, o controlador é utilizado para obter informações de temperatura dentro dos fornos ou estufas, de modo a manipular de maneira segura os processos de secagem.
Já na indústria farmacêutica, o controlador auxilia na realização de processos químicos, dando maior precisão nas medições.
Nos processos alimentícios, o controlador ajuda em várias etapas, tais como controlar a temperatura ideal de preparo dos alimentos, na esterilização de fornos, além de mostrar o tempo de cozimento dos produtos dentro das máquinas industriais, garantindo assim que o preparo ocorrerá da maneira correta para fornecer um alimento de qualidade.
A automação reduz a necessidade de verificação manual de vários parâmetros de um método.
Aproveitando os benefícios das tecnologias, os processos industriais ajustam automaticamente as variáveis de um procedimento para definir os valores desejados, usando técnicas e equipamentos de administração, tal como o uso de um controle de temperatura.
A automação industrial influencia no aumento da qualidade, confiabilidade e taxa de produção ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção e design, adotando tecnologias e serviços inovadores e integrados.