industrial

Cenário industrial: equipamentos e ferramentas

Os produtos manufaturados dentro do ambiente industrial contam com a aplicação de diversos equipamentos e ferramentas, operados por profissionais de diferentes áreas de atuação.

Os profissionais que trabalham em um ambiente industrial precisam estar cientes de que a segurança de todos deve ser levada em consideração desde o princípio. Por isso, as máquinas, ferramentas e equipamentos devem ser operados com o único propósito para o qual foi desenvolvido.

Uma linha de produção não pode ser um ambiente de testes, já que as empresas contam com espaços dedicados a realização de pesquisas e desenvolvimento de diferentes produtos e serviços que serão disponibilizados para o mercado consumidor.

Para uma eficiência nos trabalhos e a qualidade dos produtos, as máquinas devem ser adaptadas de maneira correta e com todas as funções beneficiando a matéria-prima. Tudo isso depende da montagem correta de uma indústria.

Usinagem de peças: importante na área industrial

Desde a Idade Média a usinagem é um dos trabalhos de transformação de matéria-prima em produto final. Correntes, armas como espada e escudo, ficavam à cargo de ferreiros, assim como a transformação de madeira em barcos e navios eram proporcionados por ferramentas rudimentares, mas com resultado final impressionante.

Nos dias atuais, essa tarefa recebeu melhorias tecnológicas que ficam sob a responsabilidade de uma empresa usinagem própria ou terceirizada.

A produção recai sobre a fabricação de peças desenvolvidas para diferentes projetos, do pequeno setor industrial até grandes realizações, utilizando diferentes materiais metálicos, como:

  • Inox;
  • Alumínio;
  • Ferro fundido;
  • Aço carbono.

Os serviços precisam contar com qualidade e precisão,. pois os elementos finalizados fazem parte de projetos específicos, tanto quando a usinagem é feita de maneira convencional, ou seja, com finalidade única, ou de forma seriada, fazendo parte de uma linha de produção maior.

As empresas de usinagem atualizadas costumam utilizar a tecnologia CNC (Controle Numérico Computadorizado), revolucionando a maneira como se trabalha as peças usinadas. A criação de peças partem do desenvolvimento de um projeto exclusivo, que pode ser adaptado a diferentes cenários industriais.

Dessa forma, os serviços podem ser personalizados, atendendo às necessidades de cada demanda, implementando desempenhos exclusivos em cada projeto.

Energia pneumática no setor industrial

A energia elétrica e hidráulica fazem parte das montagens industriais, assim como o ar comprimido está presente em máquinas e ferramentas do setor, empregando a energia pneumática como fonte de energia.

Apesar de fábricas e indústrias contarem com compressores de ar de diafragma e de pistão, são os compressores parafuso que estão ganhando espaço nas linhas de produção.

A atuação desse tipo de equipamento combina alta taxa de fluxo de ar, mesmo funcionando em uma velocidade acelerada, principalmente em tarefas mais pesadas.

Formado por uma estrutura resistente e confiável, possui uma manutenção baixa, atendendo às normas regulamentadoras de segurança e prevenção, o que confere mais economia quando disponibilizado nos ambientes industriais.

O investimento na montagem industrial deve ser revertido em produtividade e lucro, o que justifica os custos arcados em um compressor parafuso, já que ele permite o acoplamento em diferentes acessórios, além de receber um resfriador em sua parte posterior.

Isso garante um funcionamento constante, com rendimento eficiente e retenção de 98% de impurezas, gerando qualidade na energia pneumática.

Captação de poluentes deve atender legislação

As fábricas e indústrias passaram a ser fiscalizadas por órgãos ambientais ligados ao poder público e organizações não governamentais.

Por isso devem seguir uma legislação rígida, empregando sistemas de captação de agentes poluentes, como fuligem e partículas produzidas pela queima de combustíveis fósseis.

Dessa forma, dutos e exaustores recebem um filtro de mangas para a filtragem dos gases do ar contaminado, principalmente quando gerados por caldeiras industriais. Esse sistema separa todo material particulado produzido, impedindo a poluição do meio ambiente da melhor forma possível.

Todo o processo permite a retenção das partículas dentro dos elementos filtrantes, sendo removidos quando o tempo de filtração atinge o limite determinado pela equipe de montagem, ou caso ocorra a queda de pressão máxima dos equipamentos, na maioria dos casos, uma caldeira.

A equipe de operação voltada à manutenção realiza o trabalho de substituição do filtro manga periodicamente, funcionando em conjunto com uma linha de ar comprimido que tenha o procedimento adequado, mantendo a pressão estável e as máquinas em atuando de forma eficiente.

Os processos de produção e o uso dos equipamentos e máquinas de maneira correta dependem da experiência dos profissionais, que precisam ter qualificação para operar tornos, fresadoras e desbaste de maneira eficaz e segura, assim como a manutenção industrial de uma forma geral.

Com uma demanda cada vez mais crescente, as empresas especializadas terceirizadas e as oficinas presenciais devem estar de prontidão, atendendo a prazos dentro de um cronograma estabelecido, promovendo a excelência na produção industrial.