Alguns serviços prestados à indústria são de extrema importância em diferentes esferas do setor. Por isso, manter a atenção voltada aos principais tipos é importantíssimo.
Para ter uma breve ideia, existem ações capazes de diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos.
Como é o caso do tratamento de resíduos industriais, assim como serviços que proporcionam comodidade e conforto aos funcionários, neste caso, cabe à manutenção de ar condicionado, por exemplo.
Por essa razão, preparamos um conteúdo especial sobre tudo o que você precisa saber sobre os principais serviços industriais. Continue com a leitura a partir do próximo tópico deste artigo.
Moldagem por injeção
A fabricação de moldes de injeção é um dos serviços essenciais no ambiente fabril.
A aplicação da moldagem por injeção é um processo amplamente usado durante a produção de peças plastificadas, que podem ser desde equipamentos médicos até pequenos brinquedos.
Além disso, a moldagem por injeção é usada nos seguintes setores:
-
Fabricação de peças industriais;
-
Desenvolvimento aeroespacial;
-
Na indústria automotiva;
-
No setor fabril.
Em poucas palavras, qualquer objeto de plástico passou por moldes até chegar ao formato atual.
Ainda cabe destacar que o setor de moldes por injeção passou por diversas mudanças ao longo dos anos, inclusive no que diz respeito à agilização da comercialização do mercado.
Além disso, uma das principais características comerciais para as empresas moldadoras de plástico de injeção consiste em trabalhar com inúmeros parceiros, especialmente para reduzir os prazos de manufatura.
Processo de moldagem
A moldagem por injeção começa com o derretimento do plástico (matéria-prima) diretamente na máquina injetora.
Logo em seguida, o plástico é injetado molde sob grande pressão.
Posteriormente, o material é novamente resfriado, uma vez que é solidificado para ser liberado com a abertura do molde.
Este procedimento facilita e melhora o formato do plástico, deixando-o muito mais firme e resistente.
Muitas empresas desenham as partes cuidadosamente, principalmente para garantir a qualidade durante a moldagem.
Instalação de refrigeradores
No âmbito industrial, é imprescindível contar com os serviços de uma empresa de refrigeração.
Isso porque durante as épocas mais calorosas do ano, os trabalhadores sentem extrema dificuldade para realizar as atividades atribuídas a eles.
Portanto, quando um colaborador não consegue dar o seu máximo, consequentemente, a empresa registra queda de produtividade.
Sendo assim, a ausência de um equipamento de ar condicionado é a mesma coisa que gerar prejuízo ao local.
De acordo com a Norma Regulamentadora 17, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a temperatura em áreas trabalhistas deve estar entre 20º e 23º graus.
Temperaturas acima desse intervalo diminuem a taxa de produção de todos os trabalhadores, bem como o nível de alerta, o que pode provocar acidentes graves no ambiente de trabalho.
Nas fábricas, há também o surgimento de problemas de saúde relacionados ao calor, como:
-
Náusea;
-
Dores de cabeça;
-
Desmaios;
-
Câimbras;
-
Desidratação;
-
Insolação (em casos mais extremos).
Vale lembrar que a insolação, por sua vez, não aflige apenas funcionários expostos aos raios solares, mas também os profissionais expostos ao calor excessivo, mesmo quando estão protegidos do sol.
Desse jeito, o uso de sistemas de refrigeração no centro de usinagem, por exemplo, como o ar condicionado, podem aumentar a produtividade da força de trabalho e evitar impactos negativos na imagem da organização.
Vantagens do sistema de refrigeração
Os sistemas de refrigeração não proporcionam vantagens apenas aos trabalhadores, mas tem função primordial no que diz respeito ao funcionamento das máquinas e equipamentos eletrônicos.
Isso porque, quando em contato com altas temperaturas, as máquinas podem apresentar superaquecimento, problema que afeta os componentes internos, afetando todo o processo de produção de uma empresa.
Em contrapartida, quando o local é bem refrigerado, os equipamentos funcionam com perfeição e sem nenhum risco de superaquecer.
Além disso, para máquinas que usam óleo hidráulico, os problemas podem surgir por conta da viscosidade do líquido.
Sendo assim, com menos viscosidade, esse óleo não conseguirá criar as camadas protetoras nas peças que precisam de lubrificação.
Desse jeito, se a situação não for resolvida, as peças terminam quebrando e provocando um enorme prejuízo para os gestores industriais.
Nos casos mais extremos, os próprios gestores correm o risco de serem atingidos por peças e equipamentos com defeitos.
Portanto, a instalação de uma aparelhagem completa de refrigeração é uma excelente alternativa para evitar riscos, gastos desnecessários e, por fim, garantir a segurança industrial.
Ainda cabe destacar que sistemas de ar condicionado aumentam a vida útil de todos os maquinários e equipamentos no âmbito industrial.