É inegável que chapa de aço é muito utilizada nos mais diversos ramos industriais, sendo assim, suas funcionalidades e particularidades são de grande interesse.
Essas chapas, são muito utilizadas tantos no ramo das indústrias principalmente nos assuntos que tangem a construção civil.
Conheça os modelos mais utilizados
Existem diferentes tipos de chapas, variando de modelo e também no tipo de aço a ser utilizado, a seguir algumas possibilidades:
- Chapa de aço galvanizado;
- Chapa de aço inox;
- Chapa perfurada de aço carbono;
- Chapa sem perfuração em aço carbono;
- Chapa laminada a frio e
- Chapa em aço inox.
É comum que se questione sobre chapa de aço perfurada preço e quanto a isso, podemos afirmar que a variação se mantém entre R$35,00 e R$150,00.
A variação depende do modelo, do tamanho e também da marca a ser escolhida. Por tanto, é necessário que pesquisas sejam feitas antes da compra.
Essas pesquisas devem contemplar assuntos, como a funcionalidade, os valores e também a qualidade dos produtos da empresa selecionada, a fim de evitar possíveis frustrações.
Um modelo de chapa amplamente difundido, no ramo industrial e suas vertentes, é a chapa dobrada. Por isso, é comum que se pesquise sobre os perfis dobrados de chapas.
O processo de dobramento, é feito em perfiladeiras. Essas chapa,s também são muito utilizadas em serralherias, construções, em atividades do ramo agrícola.
Essa chapa, após o processo em que ela é dobrada, assume uma forma semelhante à letra “U”, mas com ângulos de 90 graus.
É inegável que utilização da chapa de aço decorre, em grande parte, da sua resistência que, segundo pesquisas, pode ser maior até mesmo que a resistência que é oferecida pelo ferro fundido.
Ademais, no processo de estampagem industrial, é usada a ferramentaria de corte dobra e repuxo. Essas ferramentas, são utilizadas na produção e também no auxílio da produção de estampas.
Esses processos, são importantes para as chapas de diversas vertentes industriais, tais como a automobilística, a petroquímica e a siderúrgica.
Portanto, podemos inferir que este tipo de ferramentaria interfere em indústrias, que são a base de diversos processos, que envolvem a sociedade como um todo.
Saiba mais sobre as possibilidades de procedimentos
Sendo assim, vamos discorrer brevemente sobre algumas dessas ferramentas e processos:
- Estampo: ferramenta a qual é a principal desse processo;
- Repuxo: moldagem para que a chapa seja capaz de assumir a forma desejada;
- Dobra: processo em que a chapa é deformada de modo proposital, também é feito com a finalidade de mudar a forma;
- Corte: interfere na configuração, forma e tamanho da chapa.
Vale ressaltar que, além dos usos industriais mencionados acima, existem diversas outras funcionalidades para a chapa de ferro.
Essas funcionalidades englobam vertentes, como aquelas do ramo culinário, onde o ferro representa a possibilidade de cozinhar em temperaturas extremamente elevadas, sem promover qualquer danificação à base.
Portanto, podemos ter que o ferro tem representado muitas oportunidades, tanto à indústria quanto aos outros ramos de produção, que temos em nossa sociedade.
Outrossim, devemos lembrar que em decorrência de todos esses usos, é essencial que sempre se atente à qualidade do material e também à confiabilidade da empresa fornecedora.
Falemos agora sobre a chapa de aço. Esta pode ser confeccionada em aço carbono laminado, de modo quente ou até mesmo de modo frio.
As diferenças desses dois modos, estão no modo com o qual a chapa é produzida. Outras possibilidades, são as chapas em aço inox ou em aço galvanizado.
Dentre as vantagens oferecidas, quando a chapa é produzida em aço inox, podemos destacar a proteção contra a ferrugem.
E devido a esse benefício, é comum que essa chapa seja usada com fins hospitalares, como nas bandejas onde repousam as ferramentas.
Assim, não há o perigo de infecções em decorrência do contato com a ferrugem. Por fim, discorreremos um pouco sobre a telha galvanizada.
Lembrando que a galvanização, consiste em cobrir a superfície da telha com uma camada de zinco, a fim de evitar possíveis danificações oriundas, de processos de ferrugem.
Dentre as vantagens desse tipo de telha, podemos destacar a resistência à danos causados pelo acúmulo de água, visto que está protegida contra a ferrugem.
Uma desvantagem desse tipo de telha, é o fato de que o aço é pesado e, dessa forma, toda a estrutura da construção deve ser capaz de suportar o peso dessa telha em aço galvanizado.