A indústria da usinagem atua em diversos segmentos, produzindo praticamente boa parte dos componentes que estão presentes nas grandes civilizações e sociedade.
Um dos segmentos mais interessantes dentro da indústria se refere ao uso dos metais, importantes elementos que por sua resistência atuam na composição de diversas peças.
O setor dentro da indústria que atua com os metais é a metalurgia e a usinagem. A primeira, está presente desde a fabricação da peça, sendo que a segunda atua em sua moldagem e forma.
Por conta da sua importância, esse artigo irá tratar sobre os aspectos da usinagem. Confira!
Usinagem de precisão: tecnologia dentro da indústria
A usinagem de precisão SP é um procedimento altamente tecnológico, que tem como objetivo dar forma a um metal, utilizando ferramentas específicas.
Os principais segmentos desse tipo de usinagem que podem ser realizados é o serramento das peças, torneamento mecânico, o aplainamento, procedimento de fresagem e brochamento, furação das peças, dentre outros exemplos.
A matéria-prima utilizada nos procedimentos de usinagem é o ferro, cobre, alumínio e o latão.
Você deve estar pensando como funciona esse sistema de usinagem. Pois bem, ele irá atuar na fabricação e moldagem de variadas peças, de forma precisa e em alta escala produtiva.
A usinagem está presente de várias formas, no automóvel que você dirige, na indústria naval, aeronáutica, como em uma simples chave de metal.
A ideia dentro de um centro de usinagem é oferecer um material com excelente matéria-prima, mas priorizar também a redução de custos e riscos de acidente no local de trabalho.
Ou seja, os sistemas automatizados que são desenvolvidos dentro da indústria conseguem trazer economia e ainda, aumentar a produção com maior qualidade.
O procedimento da usinagem de peças SP, em específico a de precisão é especializada e técnica, podendo utilizar o serviço de torneamento de CNC. Esse procedimento é computadorizado e se refere a um comando numérico, realizado pelo computador.
Essa computadorização aumenta a precisão do processo produtivo e ainda faz com que os serviços de usinagem estejam presentes em vários ramos dentro da indústria, por exemplo, na fabricação de eletrodomésticos e até mesmo de equipamentos eletrônicos.
Dentro do processo de automação, ainda, é possível utilizar vários tipos de tornos para otimizar o procedimento da produção, como é o caso de utilizar furadeiras e ainda ter rosqueamento (produção de diversos modelos de roscas).
Você já ouviu falar em Caldeiraria?
Dentro dos processos de usinagem, a caldeiraria industrial é outro procedimento que se destaca. Esse segmento faz parte da engenharia e é responsável pela fabricação de materiais-primas que são formadas por chapas de metal.
O que diferencia a caldeiraria da funilaria é a espessura da chapa de metal. A caldeiraria é responsável pela confecção de diversos equipamentos, por exemplo:
- Projetos;
- Mezaninos;
- Plataformas;
- Tanques;
- Bases de metal;
- Dutos e coifas;
- Ventiladores;
- Chaminés;
- Fornos;
- Estufas;
- Pontes rolantes.
Provavelmente, em algum desses materiais você já teve ou tem contato direitamente. Por isso, esse setor obtém ainda mais destaque, sendo de extrema importância.
O profissional que atua no trabalho com caldeiraria é especializado em manutenção, corte de chapas de metal, preparação de peças, além de ter conhecimento em cálculo, técnicas de precisão, metrologia, metais e também em projetos mecânicos.
O procedimento de caldeiraria e montagem industrial também pode envolver muita tecnologia, sendo muito relevante dentro da indústria.
Isso por conta de abranger diversos serviços que atingem outras áreas como construção civil, o setor das rodovias e também o logístico. Com isso, diversos segmentos conseguem fazer uso dos produtos e equipamentos vindos da caldeiraria e que estão disponíveis no mercado.
Utilização do aço: importante ferramenta na confecção de materiais
O aço é composto por uma liga metálica, que é basicamente formada por ferro e alguns minérios. Esse material é utilizado em diversos elementos dentro da indústria e do setor de usinagem, como é o caso dos tubos de aço.
O diferencial desse material é exatamente sua resistência, durabilidade, o fato de não ser corrosivo ou enferrujar, dentre outros aspectos.
Além disso, o aço tem várias utilidades e pode ser utilizado em diversos segmentos. Esses tubos, por exemplo, podem ser utilizados em sistemas hidráulicos, pneumáticos, dentre outros.
Outro exemplo interessante é o tubo de aço inox. Esse tipo de material é também composto por ferro, só que recebe crômio em sua liga e níquel, se for necessário. Também possui resistência diante da corrosão, sendo utilizado em vários materiais domésticos, inclusive.