Antes de começar esse artigo, pense aí: quem nunca se pegou, alguma vez, pensando sobre a diferença entre o ferro e o aço?
A confusão sobre a utilização de ambos os materiais, é muito comum entre boa parte da população, já que, para os mais leigos no assunto, aparentemente os dois materiais são iguais.
Agora, se você não faz parte dos trabalhadores industriais e está entre esses, que não sabem discernir sobre as características do ferro e do aço, então esse artigo foi feito para você.
Logo de início, explicaremos sobre o que é cada um desses materiais, quais são suas características e quais as suas respectivas aplicações.
O que é o ferro?
O ferro, como aprendemos na escola, é um elemento químico descoberto pela humanidade na era pré-histórica (Idade do Ferro), que estando em temperatura ambiente, tem seu estado físico sólido.
É um dos componentes mais abundantes na natureza e tem sua obtenção, a partir da extração de minérios de ferro.
Trata-se de um metal muito utilizado em indústrias, que ao passar por todo um processo de purificação, tem sua transformação feita a partir do aquecimento, em locais que conhecemos como siderúrgicas.
Nas siderúrgicas, o ferro, após seu aquecimento e transformação, é nomeado de ferro gusa e pode ser utilizado para a fabricação de outros materiais, como, por exemplo, a chapa de ferro, materiais de construção e até mesmo, na fabricação do aço.
Pode ser utilizado também em processos de usinagem e ferramentaria, para a confecção de moldes para injeção de plásticos, ferramentas, instrumentos de corte e forjaria, entre outros.
Caracteriza-se como um material de baixa resistência à corrosão e, por consequência, um elemento de baixa durabilidade, principalmente em seu estado puro.
E o que é o aço?
O aço é definido, cientificamente, como uma liga metálica obtida através da junção de ferro e carbono, sendo que o teor de carbono deve ser menor que 2% do peso.
Possui um custo de produção bem baixo, fazendo que seja amplamente utilizado em diversos segmentos do mercado, superando, até mesmo, a utilização de um dos seus compostos-base, o ferro.
É possível encontrar o aço sendo empregado nos mais distintos materiais, podendo ser desde simples clipes de papel até os grandes tanques de guerra.
Assim como o ferro, o aço é usado em muitos processos da indústria e pode ser encontrado em diversos tipos, como: aço carbono, aço inox, aço liga, aço para fundição, aço 4340 e muitos outros.
O tipo de aço mais comum que encontramos em nosso dia a dia é o aço inox (inoxidável). O aço inoxidável é composto por ferro e cromo.
Além de poder conter, também, outros elementos com durabilidade superior ao aço comum. Devido a isso, trata-se de um elemento resistente à corrosão, dando-lhe um maior tempo de vida-útil.
Tem como grande característica, além da durabilidade, a sua facilidade de limpeza e por isso, esse tipo de aço é muito empregado em eletrodomésticos, por exemplo.
Pode ser encontrado, também, em indústrias, construções, automóveis, fachadas de prédios, entre muitos outros.
Qual as diferenças entre ambos?
Explicando de uma forma científica, porém simplificada, a principal diferença entre o ferro e o aço, está na composição de ambos.
Uma vez que o ferro é um metal puro e o aço é uma mistura, entre o próprio ferro e o carbono. Mas para deixar um pouco mais ilustrado, listamos as principais características dos dois componentes e algumas de suas utilização.
Confira, a seguir:
1. Ferro
- Metal puro;
- Origem mineral;
- Baixa resistência à corrosão;
- Transformado em siderúrgicas;
- Muito comum encontrarmos em obras o ferro para construção;
- Utilizado na confecção de diversos materiais.
2. Aço
- Uma mistura de ferro e carbono (2%);
- Transformado em siderúrgicas;
- Alta resistência à corrosão;
- Também podemos encontrar o aço na construção;
- Material versátil;
- Resistente a altas temperaturas;
- Altamente durável;
- Reciclável;
- Empregado na confecção de muitos materiais e objetos.
Após analisar todos os dados aqui apresentados, agora você já é capaz de discernir o ferro e o aço, além de compreender a importância e utilização de ambos, tanto na indústria, quanto em nosso cotidiano.
Mas, se mesmo assim, você não se sentir seguro para distinguir quando se deve utilizar cada um dos materiais, é importante buscar por uma ajuda especializada.
Um profissional da área, será capaz de sanar as suas dúvidas mais específicas e indicar qual dos materiais deverá ser utilizado para a sua necessidade.