Toda peça industrial, presente nas máquinas ou nas metalúrgicas industriais, é criada de alguma forma. Para isso que as Empresas de usinagem servem: para criar peças a partir da moldagem de aço e outros materiais por meio de técnicas especializadas.
Basicamente, a usinagem consiste em dar forma para as peças a partir da transformação da matéria-prima com ferramentas e máquinas específicas. As versatilidade nas possibilidades de criação é tão grande que vai desde a criação de peças automotivas até a cópia de chaves.
Com a evolução da tecnologia e a modernização cada vez mais expressiva dos equipamentos industriais, é comum que as Empresas de usinagem se atualizem de forma constante.
Mas, quais são as técnicas de usinagem? Que tipo de instrumento é usado nesse processo? Como funciona esse método de criação das peças industriais?
Se você também tem essas dúvidas, continue lendo esse post para entender melhor a importância usinagem para a indústria.
Empresas de usinagem: entenda o setor
Você já ouviu falar no termo usinar? É isso que as Empresas de usinagem fazem. Essencialmente, a usinagem é um desgaste mecânico que dá origem a criação de peças de metal a partir de uma matéria-prima. É por isso que usinar uma peça significa dar forma a um produto a partir do desgaste/lapidação da matéria-prima.
Essa técnica não é algo novo, já que os serviços de usinagem existem há cerca de 700 anos. No entanto, com a modernização dos equipamentos e ferramentas industriais, os Serviços de usinagem cnc ganham cada vez mais destaque nessa área.
Do inglês, a sigla CNC significa Computer Numeric Control, ou seja, Controle Numérico Computadorizado e é algo cada vez mais presente em instrumentos de criação personalizada de peças a partir da usinagem.
A principal vantagem desse formato para a produção de peças é a precisão de criar produtos totalmente personalizados, em alta qualidade.
Neste cenário, um dos equipamentos mais comuns é o torno cnc. Um exemplo de criação a partir desse instrumento é a produção de alianças e joias.
No entanto, o torno é um instrumento que oferece muitas outras possibilidades, justamente por ser uma ferramenta própria para usinar as peças no formato geométrico.
Voltando ao nicho de mercado de áreas que envolvem as Empresas de usinagem, algumas possibilidades destacam esse tipo de empreendimento. São elas:
-
É uma área em expansão econômica;
-
Há um crescimento constante no setor
-
É uma área que serve para a criação de peças em vários segmentos;
-
O torno mecanico é ideal para criar peças finas.
Serviços de usinagem cnc: conheça as etapas
.Antes do produto chegar à indústria ou nas mãos do cliente com um acabamento esteticamente agradável, é fundamental saber um pouco mais sobre os Serviços de usinagem cnc na prática.
Essencialmente, tudo é feito em fases e logo na primeira os materiais passam pelo torneamento para o corte e a matéria-prima é transformada.
Para garantir o máximo de precisão neste tipo de acabamento, é muito importante resgatar a relevância destes serviços para a indústria e como ele está ligado à tecnologia.
Depois do acabamento, vem a segunda fase dos Serviços de usinagem cnc. Basicamente é nesta etapa que as peças são lapidadas e aplainadas até que fiquem posicionadas de forma exata.
A fase 3 das técnicas de usinagem tem como proposta aprimorar os equipamentos industriais usados para servir a indústria. É neste contexto que os instrumentos e ferramentas como a fresadora se tornam-se indispensáveis.
Basicamente, uma fresadora cnc serve para:
-
Melhorar o corte da peça;
-
Tirar excessos da produção;
-
Se arrumar no período estipulado e assistir;
-
Tirar os excessos da peça produzida.
Depois dessa etapa, a última fase de um processo de usinagem é a retificação. Ou seja, é nessa hora que os Serviços de usinagem cnc são reais e de fato, tornam a peça completa.
Por fim, não importa qual é o segmento da sua indústria ou demanda de produto, pensar nas técnicas de usinagem é criar várias possibilidades de forma livre, criativa e sustentável.
Se você busca uma empresa para fazer a chamada Usinagem de peças SP, saiba que para criar peças com qualidade e certificações exatas, é fundamental observar os seguintes fatores dentro de uma empresa da área:
-
Infraestrutura da empresa;
-
Portfólio de peças criadas;
-
Experiência dos profissionais em relação à programação.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a funcionalidade das técnicas de usinagem, aproveite esse conhecimento para criar itens e objetos bons e práticos. Lembre-se: com a presença de máquinas, tudo muda.