A engenharia elétrica é utilizada em todos os setores possíveis. Muito importante para a viabilização de processos energéticos, assim como para a Instalações elétricas industriais, a engenharia implanta medidas e soluciona problemas, aprimorando com eficiência os ramos em que é usufruída.
É considerada a engenharia central, a base de todas as outras, pois se a eletricidade não existisse, não haveria possibilidade de realizar uma série de atividades no mercado ou na vida cotidiana.
Desta forma, é fundamental compreender o papel que a eletricidade tem no dia a dia, e de que maneira é aperfeiçoada pela engenharia elétrica.
A engenharia elétrica: Importância e Processos
A eletricidade proporciona a utilização de tecnologias e serviços eletrônicos, sejam eles de refrigeração, iluminação e muitos outros.
É a eletricidade que proporciona luz aos ambientes, funcionamento de tomadas, utensílios domésticos, computadores, celulares e mais uma infinidade de itens que são seus co-dependentes. Ou seja, ela está presente em tudo.
Além de ser cada vez mais aperfeiçoada em termos de velocidade e eficiência, a energia elétrica possibilita o desenvolvimento da tecnologia, que é tão útil na atualidade.
Uma vez que se tem energia elétrica, é preciso uma área a fim de estudá-la, compreendê-la, aprimorá-la e desenvolvê-la, conhecida como engenharia eletrica.
As contribuições que essa área têm na sociedade são inúmeras, pois ela é a base que sustenta a prática de todas as outras profissões.
Por meio dela é possível implantar energia elétrica nos ambientes industriais, em hospitais, escolas, e muitos outros estabelecimentos, que facilitam os processos do dia a dia.
Profissionais: O que faz um engenheiro elétrico
A engenharia elétrica é formada por engenheiros elétricos, que realizam estudos e serviços práticos de Infraestrutura elétrica, que envolvem a inserção de eletricidade e electromagnetismo em diversos segmentos.
Esses profissionais atuam em áreas variadas, misturando técnica e prática nos serviços, muitas vezes implantando sistemas elétricos e redes de geração de energia.
Assim, esses profissionais possuem demandas diárias de serviços, em todos os cantos do país e do mundo. Suas principais áreas de atuação são:
- Indústrias e usinas;
- Ruas e residências;
- Comércios;
- Hospitais, empresas e outros.
Em todos esses setores, os profissionais engenheiros elétricos dispõem de serviços voltados para áreas de: eletrotécnica e sistemas, microeletrônica, controle e automação, sistemas biomédicos, telecomunicações e outros.
Assim, recomenda-se o entendimento prévio sobre as atribuições desses profissionais em todas essas áreas, assim como os serviços que realizam e informações adicionais.
A engenharia elétrica nas áreas de eletrônica, controle e automação
Na área de eletrotécnica e sistemas, o profissional engenheiro elabora projetos elétricos de acordo com os objetivos impostos, que podem ser em grandes concessionárias de energia, estações, usinas e outros.
As empresas de instalações elétricas industriais não apenas fazem o processo de colocação, mas também desenvolvem cabeamento estruturado e equipamentos para gerar energia no ambiente, a fim de distribuí-la para todos os seus utilizadores.
Além disso, realizam manutenções das redes de energia, otimizando os processos energéticos e aumentando a funcionalidade das redes.
Na área de microeletrônica, os profissionais engenheiros realizam diversos circuitos, que podem ou não ser integrados, utilizando de equipamentos próprios para gerar sistemas de comunicação.
Por meio deste serviço, os engenheiros proporcionam energia para a área de computação, comunicação e eletrônicos, auxiliando para que a microeletrônica possa ser expandida e executada com eficiência e precisão.
Na área de controle e automação, os engenheiros criam projetos eletrônicos que podem ser inseridos em indústrias e processos produtivos, como é o cado dos maquinários que podem ser programados por meio de sensores e controles energéticos.
Nessa área, os profissionais desenvolvem sistemas inteligentes, com o intuito de aprimorar o trabalho feito em indústrias e empresas, podendo ou não incluir métodos de inteligência artificial.
Nas indústrias, a engenharia elétrica possui um papel muito importante, cada vez mais utilizado no mundo todo.
Sistemas biomédicos e telecomunicações
Na área de medicina e sistemas biomédicos, os profissionais engenheiros dispõem de equipamentos e elaboração de projetos, com o intuito de viabilizar os procedimentos médico-assistenciais à população.
Podem realizar serviços de desenvolvimento de satélites, aperfeiçoamento de energia em aparelhos de hospitais, melhorias de sistemas de propagação de ondas e muitos outros.
Nessa área, a engenharia elétrica têm revolucionado os ambientes hospitalares e os grandes centros de pesquisas medicinais, oferecendo métodos elétricos muito eficientes, com grandes potências energéticas.
Na área de telecomunicações, os engenheiros constroem equipamentos provenientes de energia elétrica, desenvolvendo sistemas de comunicações ágeis e eficientes, que auxiliam na expansão das telecomunicações e telefones de todo o país.
Por meio deles, criam-se novos métodos de comunicação, que são facilitados pelos serviços produzidos por engenheiros elétricos, aumentando consideravelmente a eficiência desse ramo.
Assim, pode-se concluir que a engenharia elétrica e seus profissionais especializados realizam serviços fundamentais para a sociedade, aperfeiçoando os recursos energéticos e suas aplicações.