Quando falamos em laboratório, já pensamos em um ambiente mais voltado para a medicina, que envolve microrganismos, pesquisas e diversos resultados tanto bons, quantos ruins sobre a saúde das pessoas.
Há também pesquisas sobre doenças, curas e afins. Mas, além dele há outros tipos, que podem ser industriais e também são utilizados para pesquisas, mas pesquisas físicas e de todos os aparelhos relacionados a esse universo.
Ou seja, existem uma gama de laboratórios de ensaios mecânicos e também metalúrgicos, que fazem com que todos os tipos de materiais, principalmente os de aço, ferro, etc., sejam analisados e testados, para assim serem liberados para uso.
E para que você entenda mais sobre esse universo e como funcionam esses estudos, acompanhe este artigo, pois iremos falar mais sobre esse meio que muitas pessoas não conhecem. Leia e descubra sobre.
Laboratório industrial
Conhecido como laboratorio metalurgico, ele existe para trazer segurança sobre todos os equipamentos e peças que são utilizados e vendidos em nossa sociedade.
Por exemplo, um dos mais famosos é o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que faz todos os testes de seguridade.
Todos esses locais possuem uma metodologia muito rigorosa para poder fazer testes e ensaios mecânicos para comprovações físicas, químicas e afins.
Elas são encontradas em diversos cantos do país e fazem isso com todas as estruturas e componentes para identificação de comportamento em variadas situações.
Esse laboratório faz testes em conjunto e também de forma isolada, e isso dependerá muito da peça que será testada. Alguns testes possíveis são:
No laboratório de ensaios mecânicos ocorrem muitos tipos de testes que podem ser feitos em conjunto ou isoladamente, dependendo do produto ou material que está sendo testado. Alguns dos testes realizados no laboratório de ensaios mecânicos são:
- Ensaios de tração;
- Compressão;
- Ensaio de fadiga;
- Determinação de Klc;
- Determinação da curva;
- Medição de tensões residuais;
- Medição de deformações;
- Cálculo de tensões mecânicas;
- Vibração mecânica;
- Ruído;
- Componentes;
- Análise estrutural;
- Térmica;
- Dinâmica de fluidos;
- Tensão elétrica.
Enfim, esses são os principais, mas há muitos outros. Lembrando que nem todos que são feitos na totalidade dos equipamentos, somente os que fazem jus ao seu funcionamento e irá avaliá-lo de uma forma real.
Lembre-se sempre da importância desses ensaios mecânicos e metalúrgicos, que esses Equipamentos para laboratório e os produtos são submetidos a diversas situações para proteger você e todas as questões envolvidas, como uso, local, etc.
E, caso o produto passe, ganha um certificado oficial, fazendo com que ele possa ser comercializado sem nenhum tipo de problema ou defeito que possa fazer com que ele estrague e prejudique uma rotina por inteiro.
Equipamentos
Há uma variedade de equipamentos para laboratório de analises clinicas que podem ser usados para todos esses testes, pois realmente são variados e precisam de muitos métodos e afins.
Todos eles devem possuir tecnologia de ponta ou minimamente ser os melhores do mercado e mais modernos, para que o produto não deixe nenhum erro ou defeitos de peças para trás, pois isso seria extremamente perigoso.
Alguns desses maquinários podem ser utilizados em variados tipos de laboratórios, pois não são tão específicos, mas há outros que precisam de uma avaliação, calibração e manutenção direta.
Além disso, caso necessite de algum equipamento maior ou menor do que viu vendendo por aí em lojas, é possível entrar em contato com empresas que os fabricam, pois muitas delas fazem sob medida, principalmente o osciloscópio digital.
Esse citado é um aparelho eletrônico que tem a função de visualizar e também analisar diferenças potenciais em função do tempo em um gráfico específico bidimensional.
Esse maquinário pode ser analógico ou digital e pode automatizar várias medições, incorporando cada vez mais funcionalidades.
Além disso, ele é um dos itens mais indispensáveis para os analistas das áreas de eletrônica e elétrica, pois pode ser uma máquina maior, como um osciloscópio digital portatil, ajudando a facilitar todos os processos pelo seu tamanho.
Por fim, ele ainda é capaz de outras diversas funcionalidades como ler sinais sonoros, vibrações provindas de motores, ponta de prova, leitura de ondas e muitas outras opções possíveis.
Enfim, esses são basicamente todos os equipamentos e também todos os pontos importantes que um laboratório industrial e de testes possui para fazer com que todos os produtos que produzem tenham qualidade.