O segmento industrial tem um papel muito importante na criação de mercadorias que são utilizadas no dia a dia. As empresas responsáveis pelo desenvolvimento de produtos e serviços, realizam uma série de investimentos na compra de maquinário, matéria-prima e na contratação de funcionários.
Estas questões podem ser elencadas em um planejamento, documento essencial para organizar objetivos e metas para a companhia em um período curto, médio e longo prazo.
Os responsáveis por coordenar a linha de produção podem ajudar no processo de elaboração do plano, agregando informações que fazem muita diferença nos resultados.
A relevância de cilindros e conexões segmento industrial
O cilindro pneumático é uma peça utilizada em diversas áreas da indústria com o objetivo de auxiliar nas questões de movimentação de líquidos e fluidos.
Este componente é mecanicamente projetado para produção de força em sentido de movimento linear, conhecido popularmente como cilindro de ar.
A composição em ligas de alumínio e aço, matérias-primas resistentes e duráveis permitem o uso destas peças em partes móveis das máquinas, facilitando os processos de movimentação e automação, além de otimizar os processos produtivos nas empresas.
Um cilindro de simples ação é um modelo que só tem uma conexão para mangueira hidráulica, fator que permite a movimentação do ar comprimido pelo todo o espaço do cilindro para a posição desejada, movendo o pistão.
Este tipo pode ser usado nos equipamentos que fazem o uso de gases. A movimentação o cilindro de ação simples só acontece ao entre em contato com ar comprimido.
O papel dos equipamentos de movimentação no ambiente industrial
Os equipamentos e maquinários de movimentação são essenciais para a organização de armazéns, depósitos e estoques das empresas e firmas.
Nos processos de carregamento, descarregamento e transporte a utilização de recursos que permitem otimizar o tempo de serviço e ajuda a diminuir o esforço dos funcionários são um ótimo investimento.
A logística é um setor fundamental para o crescimento da empresa, criando um diferencial competitivo para o mercado.
A qualidade desta área pode ser potencializada com o uso de:
- Empilhadeira;
- Pórtico;
- Esteiras;
- Guindaste;
- Paleteira;
- Transelevador;
- Transpalete;
- Transportadora de rolete.
O uso destes equipamentos promove um excelente aproveitamento do espaço, diminui os atrasos na produção, organiza o estoque, diminuir a dispersão de funcionários, proteção das cargas e mercadorias, além de aumentar a velocidade do trabalho.
Investir na aquisição de uma paleteira manual usada pode ser uma alternativa eficiente para iniciar o uso das máquinas de movimentação com segurança e ótimo custo-benefício.
A paleteira tem a função de ajudar na movimentação das cargas que ficam apoiadas em paletes de madeira. O apoio permite segurança para os produtos e promove rapidez, fazendo com que os funcionários levem as mercadorias de um ponto a outro.
Outra opção é a empilhadeira usada, boa escolha para as empresas que não possuem dinheiro suficiente para comprar uma nova.
Os modelos semi-novos e usados possuem versatilidade, excelente custo-benefício e pode ser usada para organização do espaço físico com qualidade.
Assim como a paleteira, a empilhadeira faz a movimentação das cargas com o palete, pois ter uma estrutura de apoio aumenta a segurança e diminui os riscos de acidente com as mercadorias.
Neste equipamento há braços (garfos) que podem ser encaixados no espaço do palete para conseguir realizar as atividades.
A importância das manutenções nos instrumentos usados na indústria
Nos processos produtivos, o uso de instrumentos de medição são essenciais para garantir a precisão e controle de qualidade durante o trabalho.
No ambiente industrial é possível utilizar diversos instrumentos como:
- Amperímetro;
- Balança;
- Boroscópio;
- Multímetro;
- Manômetro;
- Paquímetro;
- Régua;
- Teodolito;
- Trena;
- Velocímetro.
Estes são apenas alguns dos inúmeros recursos de medição que pode ser usado para potencializar os resultados. A utilização frequente deste equipamentos exige cuidados periódicos para que os números não fiquem alterados.
Os serviços de aferição e calibração de instrumentos de medição é uma forma comparar os diferentes pesos e medidas, conforme os padrões e normas para o segmento industrial.
Com a aferição, os profissionais colocam o equipamento no seu padrão original de ofício. O primeiro passo realizado é a calibração que tem como objetivo deixar os instrumentos com as medidas adequadas para o uso.
Isto posto, a compra de empilhadeira para transporte e organização do espaço físico, máquinas potentes e uma equipe de trabalhadores engajada são o segredo do sucesso e resultados satisfatórios.