Uma indústria é composta por inúmeros processos e tipos de serviços, e cada um desses elementos servem para que ela alcance um bom desempenho. Dessa maneira, ela conta com o uso de alguns recursos, desde reservatório de ar comprimido até o válvulas em suas tubulações.
Nesse artigo trataremos de alguns itens que são bastante usados dentro da indústria, bem como suas peculiaridades e características únicas.
Bombas na indústria
Um dos equipamentos largamente utilizados dentro da indústria são as bombas industriais. Elas são responsáveis por bombear os fluidos de modo a garantir seu transporte.
As bombas servem para que o transporte de determinados materiais sejam possibilitados como líquidos, fluidos gasosos e até mesmo pequenos sólidos.
Há um número considerável de mecanismos de bombeamento que são usados dentro dos setores fabris. Abaixo, falaremos sobre alguns desses tipos de bombas.
Lembrando que por serem equipamentos movidos por um rotor é importante que a indústria tenha uma montagem de quadro elétrico trifásico, que garante a segurança da alimentação elétrica na bomba, possibilitando que seu funcionamento e desempenho sejam adequados.
1. Bombas de engrenagem
As bombas de engrenagem são um dos modelos mais usados nos processos fabris.
Essa grande versatilidade é garantida por atuarem em diferentes tipos de líquidos como:
- Corrosivos;
- Tóxicos;
- Com baixa viscosidade;
- Com média viscosidade;
- Com alta viscosidade.
Ao lado do ferro galvanizado (ferro que recebe uma camada de zinco para ser anticorrosivo) as aplicações desse tipo de bomba acontecem em cerca de 70% na indústria, sendo um dos mais usados.
2. Bombas centrífugas na indústria
As bombas centrífugas são bastante potentes e indicadas para aplicações em líquidos com densidades próximas da água e que tenha agressividade química em baixa quantidade. Sua potência permite que ocorra transferência de altos volumes de fluidos.
Dentro das bombas centrífugas existem a bomba centrífuga horizontal que atuam na condução, pressurização e transferência do líquido.
Suas aplicações estão em diversas aplicações como sistemas de irrigação, sistemas de lavagens e em diferentes processos industriais como nos setores químicos, alimentícios e outros.
3. Bombas de deslocamento positivo
Essas bombas são chamadas de volumétricas. O seu sistema de funcionamento é por impulsão, esse modo, trabalha com baixas vazões e altas viscosidades, e atua em muitos tipos de fluidos, como os viscosos como xarope, mel, concreto e outros.
Chapas metálicas na indústria
As chapas metálicas são muito usadas tanto na indústria como em outros setores. São importantes para diversos procedimentos e cada tipo tem uma característica única.
Abaixo falaremos sobre alguns dos modelos de chapas metálicas.
Antes, temos de lembrar que existem dois tipos principais de materiais para compor essas chapas, as chapas de aço e as chapas de ferro.
1. Chapas perfuradas
As chapas metálicas perfuradas além da indústria estão presentes no cotidiano das pessoas, como nas decorações.
O motivo do uso tanto na indústria como nas decorações é explicado por alguns pontos importantes: essas chapas permitem a entrada de luz, passagem de ar e também uma estética mais agradável.
2. Chapas expandidas
Esse tipo de chapa possui grande destaque por conta da sua acessibilidade. Também são ideais para quem procura cortes especiais, já que tem uma superfície antiderrapante.
Esse modelo de chapa tem grande desempenho e performance de resistência. Assim, é possível aliar economia e produtividade nos processos industriais.
3. Chapas recalcadas na indústria
Essas chapas são características, pois passam por um processo de estampa simétrica, de modo a criar saliências na superfície.
Por conta dessa característica única é muito usado para orientar portadores de deficiências físicas, e no ambiente industrial atuam como pisos antiderrapantes.
Perfis metálicos
Os perfis metálicos ou perfil de ferro são usados para a construção de estruturas metálicas, bem como cantoneiras, revestimentos e outros pontos. Existem diversos tipos de perfis metálicos.
Abaixo falaremos sobre alguns desses modelos existentes:
1. Perfil U simples
Esse tipo de perfil é um dos mais usados, e é composto por três chapas, que permitem o formato U. É aplicado na fabricação de portões e grades, além de serem usados em vigamentos, implementos agrícolas e corrimão de escada.
2. Perfil U enrijecido
É uma variação do perfil U simples. Sua composição é feita com placa de aço laminada, e sua diferenciação se dá por dobras internas na parte que fica aberta.
São modelos mais resistentes e são aplicados em grandes construções comerciais e em estruturas mecânicas pesadas.
Assim, vimos que uma indústria conta com diversos tipos de materiais e serviços e que todos eles trabalham para que os processos fabris sejam mais eficientes e seguros.