Os sistemas hidráulicos têm tido papel ativo em diversas indústrias, pois fornecem segurança e alta produtividade nas mais variadas funções. Basicamente, os sistemas hidráulicos se tornaram mais populares após a revolução industrial, período em que a produção do maquinário dessas peças hidráulicas se tornaram mais acessíveis.
Iremos entender durante este artigo alguns equipamentos hidráulicos que são utilizados na indústria, com foco na captação de água da chuva, pois esse método de preservação do meio ambiente tem se tornado muito popular.
Como funciona um sistema de captação de água?
A água é o líquido primordial para a vida, não só por constituir praticamente tudo que consumimos, mas também por compor 70% do corpo humano.
Sendo assim, uma preocupação muito real é na possível escassez desse líquido que pode atingir a vida de muitas pessoas daqui a poucos anos. Por conta disso, o investimento em sistema de captação de água da chuva tem aumentado gradativamente.
Cisterna
A cisterna é o equipamento mais comum quando o assunto é realizar a captação e o armazenamento de água.
De modo geral, esse produto funciona por meio do recolhimento da água da chuva por calhas ou sistemas de transferência de água.
Mais ainda, o equipamento realiza a limpeza de impurezas por meio de um sistema de filtros e, logo após, direciona a água para um recipiente, deixando o líquido conservado.
Esse filtro é responsável por retirar os principais tipos de impurezas na água da chuva, como galhos, folhas e demais materiais sólidos. O grande problema é que essa água não fica pronta para o consumo, pois pode conter agentes tóxicos, como:
-
Partículas de poeira;
-
Partículas de fuligem;
-
Sulfato;
-
Amônio;
-
Nitrato.
Mesmo assim, realizar o aproveitamento de água de chuva é ideal para realizar tarefas do cotidiano, como lavar alguma parte da empresa e etc. Outra vantagem desse procedimento é que ele pode poupar um valor considerável na conta de consumo de água ao final do mês.
Caixa d’água para armazenamento
O concreto é um material muito dinâmico e resistente, sendo uma opção extremamente viável para criar caixas d’água.
O concreto a ser utilizado é o armado, que é modelado no formato que o cliente quiser, podendo armazenar de 5.000 a 50.000 litros de água.
Vale mencionar que a caixa d água de concreto preço é acessível, pois o concreto é um material relativamente mais barato que outros presentes no mercado.
Além desses benefícios, vale destacar que o concreto tem uma duração muito grande, sem apresentar fissuras ou rachaduras. Além disso, é possível contar com modelos que sejam seccionados, fazendo a separação da quantia de água que será direcionada para cada função.
Um problema enfrentado por quem opta por esse modelo de armazenamento é em como instalar essas caixas d’água a uma altura considerável, pois o concreto é pesado e a caixa depois de cheia pode chegar a pesos muito altos.
Para isso foi criada a forma trepante, que é uma espécie de elevador que fica preso de forma vertical, dando acesso a caixa d’água e fazendo com que todo o processo de instalação do produto fique muito mais rápido e seguro.
Além disso é possível armazenar a caixa em um local muito mais bem preparado.
A pressurização de água
Seguindo o tópico anterior, ao instalar caixas de água a pouca altura de onde será o fornecimento ou debaixo da terra, a pressão da água pode ser afetada.
Nesse cenário, pode ser necessária a instalação de algum dispositivo para gerar uma pressão maior, fazendo a água chegar na torneira ou mangueira para que possa ser utilizada.
Assim, o sistema de pressurização é composto, geralmente, por um motor e um rotor, que possuem as funções primordiais de fazer essa pressão artificial.
É possível definir em quais velocidades e potências esses equipamentos irão trabalhar a partir da avaliação minuciosa de cada equipamento que constitui o sistema, desde a tubulação até as válvulas de saída.
A pressurização de água também é recomendada para terrenos que possuam muitos desníveis e que façam com que a água tenha que correr no sentido contrário ao da gravidade, o que dificulta ainda mais todo o procedimento de fornecimento de água.
Como vimos durante este artigo, existem muitos equipamentos hidráulicos que compõe uma indústria eficiente, principalmente quando falamos de captação e fornecimento de água. Isso porque o fornecimento exige um sistema totalmente preparado tanto para o recolhimento, quanto para o armazenamento e para o fornecimento da água após passar por todos esses passos.