A indústria é um setor de trabalho que pode ser extremamente perigosa e cheia de tarefas que não podem ser feitas sem a ajuda de aparelhos que facilitam a vida de quem está nesse meio.
Alguns dos ramos que mais demandam equipamentos que trazem maior praticidade para os trabalhadores da indústria são os relacionados à energia elétrica e ao transporte de carga.
Obviamente, todos devem ser operados cautelosamente para garantir que ninguém saia ferido.
Quadro de distribuição e suas normas de segurança
O painel que reúne todos os disjuntores é um sistema de energia elétrica responsável por dividir, distribuir e alimentar as fontes de eletricidade da fiação que provém de vários pontos.
O quadro de distribuição abriga as fontes dos condutores de maneira segura, evitando choques e curto-circuitos, também medindo o consumo.
Por se tratar de uma questão que envolve cargas elétricas, que, se instaladas e manuseadas de forma equivocada, podem causar graves acidentes de trabalho, é necessário que esse quadro siga as normas de segurança e regulamentação.
A NBR 5410 é responsável por estipular as condições que são consideradas seguras e adequadas para o funcionamento das instalações de baixa tensão (de 1000V com tensão alternada e 1500V de tensão contínua).
A principal aplicação dessa norma se dá em:
-
Zonas externas sem cobertura edificações
-
Acampamentos, marinha e instalações análogas
-
Instalações de caráter temporário
-
Instalações pré-existentes em situação de reforma.
Já a NR10 é focada na questão de segurança e saúde dos trabalhadores, estabelecendo os requisitos mínimos de medidas de prevenção.
Tais medidas de dividem em coletivas, que compreendem a adoção de equipamentos de sinalização, barreiras e obstáculos, e individuais, garantindo que somente os profissionais com a devida qualificação podem manusear os sistemas elétricos.
Além do mais, o treinamento oferecido pela empresa é obrigatório.
Transformador de energia e suas estruturas físicas
Também no interior do ramo elétrico, o transformador de energia tem como principal função levar a potência elétrica de um circuito ao outro, através da indução de uma corrente.
Esse dispositivo é um dos agentes mais importantes que torna possível que as casas, comércios e indústrias recebam energia.
Em sua estrutura podemos encontrar o enrolamento, que é uma bobina de cobre isolante, núcleo, o transportador da corrente que vai de um enrolamento ao outro.
É possível encontrar os autotransformadores (com apenas um enrolamento), os transformadores bifásicos (com dois enrolamentos) e trifásicos (com três).
Existem dois tipos de transformadores mais importantes: o de potência, que recebe toda a energia que vem da usina elétrica e repassa para as redes de transmissão; e o de distribuição, responsável por fazer essa energia chegar aos consumidores.
Sua importância se deve, em especial, ao fato de que o transporte de energias elétricas devem ser feitas em alta voltagem, porém não podem chegar às residências, aos comércios e às fábricas dessa forma.
Os transformadores de energia conseguem diminuir a tensão e garantir que não haja nenhum curto-circuito, choque, ou, até mesmo, um incêndio na fiação elétrica das cidades.
Plataforma elevatória articulada e sua praticidade
Seja para realizar trabalhos nas alturas ou para fazer serviços de manutenção, um dos equipamentos que mais auxiliam o trabalhador da indústria é, sem dúvidas, a plataforma elevatória articulada.
As mais altas conseguem chegar a uma altura de 43 metros!
Seu mecanismo é simples e garante que os funcionários possam chegar a lugares altos sem correr grandes riscos.
Se ele necessitasse subir em uma escada, seria complicado levar consigo ferramentas e outros utensílios que fossem necessários para a execução de suas tarefas.
Com essa plataforma, porém, a vida é muito mais fácil. Ele pode, simplesmente, colocar suas coisas no chão e deixar que o equipamento o leve até o local que ele precisa.
Elas se dividem em três tipos:
- tesoura, usada especialmente em serviços que requerem alturas um pouco mais baixas, sendo indicada principalmente para cuidar de áreas internas;
- articulada, feita especialmente para trabalhos em lugares altos e de difícil acesso, como obras e construções civis;
- telescópica, que conta com um alcance mais preciso e direto, sendo ideal para galpões e fábricas, também possuindo maior resistência a terrenos irregulares que as outras modalidades.
Esses são apenas alguns exemplos porque, sem dúvidas, são muitos os equipamentos que podem facilitar a vida dos trabalhadores da indústria.