No ramo industrial, o uso de elementos como aço, ferro e metal é uma necessidade muito presente, tanto para a construção de peças como para o funcionamento das máquinas e acessórios industriais.
No entanto, nem sempre as chapas possuem uma espessura adequada de primeira. Por isso, a aplicação de técnicas para moldar esses materiais, como o corte de chapa com água é muito comum para adequar os produtos de acordo com suas finalidades.
Na prática, essa técnica é uma das mais versáteis no universo da indústria. Isso acontece, pois somente com a aplicação de jatos da água, metais com alto desempenhos são moldados, lapidados e saem prontos para uso.
A vantagem é muito visível para os mais variados segmentos, inclusive, para a indústria automotiva, que sempre precisa de cortes de chapa de aço de forma precisa e detalhada.
Gostou da ideia? Quer saber quais as formas de corte desses materiais dentro das indústrias e como isso pode ajudar a rotina da empresa? Então confira esse conteúdo que foi pensado especialmente sobre esse assunto!
Corte de chapa com água
Pensar em como a água pode cortar uma chapa de metal, é uma coisa, no mínimo, intrigante. Afinal, como funciona esse tipo de moldagem, com quais ferramentas e por que é importante?
Como o próprio nome diz, o corte de chapa com água é um processo feito, basicamente, com a tecnologia de jatos de água. Além da água, essa técnica pode envolver o uso de abrasivos (substâncias para limpar ou polir superfícies).
Por isso, a técnica é muito indicada para quem precisa moldar uma chapa de forma limpa e sem excessos – o que evita a necessidade de um acabamento.
Em relação aos outros tipos de corte, como o feito a laser, por exemplo, esse modelo é mais barato, mas não menos eficiente. Não é à toa, inclusive, que essa forma de corte é usada para o setor automotivo e para moldar materiais como a chapa de aço, na indústria da manufatura.
Mas quais as vantagens desse tipo de corte?
Além de funcionar sob um sistema de alta pressão que é convertida em velocidade, essa técnica apresenta várias vantagens para o corte.
A primeira, como já foi mencionado, é o custo do equipamento (que apesar de bem sofisticado), pode ter a metade do valor da máquina a laser.
Além disso, o operador otimiza o tempo de trabalho, já que a máquina exige apenas 10% de atenção na hora do corte. São vantagens práticas:
-
É um produto versátil, que serve para cortar diferentes espessuras;
-
Dispensa gastos extras e operações para acabamento;
-
É um equipamento fácil de manusear e cuidar;
-
Não gasta muita energia;
-
Não exige troca de ferramentas de corte ao alterar o material.
Oxicorte
Outro método muito interessante na hora de desenvolver e moldar peças, é o chamado oxicorte. Na prática, essa técnica consiste na separação de materiais, por meio de calor e processos de oxidação (com oxigênio puro). Muito usado para ajustar aços de carbono e chapas de ferro, esse processo é prático e também bastante econômico.
Na prática, o corte com essa técnica funciona da seguinte forma:
-
O material entra em erosão por causa do calor;
-
Depois da erosão, ocorre a oxidação;
-
As chapas são cortadas em função da reação oxigênio/ metal;
-
Esse modelo pode permitir o corte em profundidade;
-
É uma solução barata para chapas de várias espessuras;
ATENÇÃO: não é possível usar esse método em outros metais como aço inoxidável, cobre e alumínio.
Mas onde encontrar esse tipo de serviço? Em capitais, por exemplo, há uma série de opções como as Empresas de oxicorte em sp. Nesse caso, as parcerias se responsabilizam pelos instrumentos, mão de obra, capacitação de profissionais e entrega.
Isso é uma mão na roda para as indústrias, pois nem sempre, há tempo, disponibilidade e equipamentos suficientes para executar esses serviços de forma hábil e rápida. Geralmente, as empresas costumam contratar esse tipo de processo para otimizar o tempo de corte e molde das chapas.
Molde de injeção: o que é
Outro produto que pode surgir dos cortes é o chamado molde de injeção. Como o próprio nome indica, essa peça é funciona como um molde mesmo e pode ser usada com as mais diversas finalidades em vários tipos de indústria.
Tampas, baldes e alças são produtos comuns derivados desse tipo de molde. Compostos por mais de uma cavidade, esses itens são capazes de reproduzir geometrias e dimensões dos produtos finais, por isso são chamados de moldes. A partir da técnica, outras cores e modelos surgem, principalmente de aço de carbono, ligas metálicas e ligas de alumínio.
Independente do corte ou do processo para adaptar as chapas de metal ou os moldes, uma dica interessante para as indústrias é buscar por Empresas de ferramentaria em sp.
Basicamente esses empreendimentos fornecem peças e ferramentas para o mercado e auxiliam nos processos de corte, construção e reparos dos materiais metálicos e estruturas de aço.