Os processos de produção otimizados são essenciais para alcançar maior eficiência e segurança em um ambiente industrial. Isso significa sistemas de produção flexíveis, implementados com equipamentos eletrônicos, focados em ofertar mais tecnologia e automação para um negócio.
Nesse sentido, a automação industrial proporciona processos de produção mais rápidos e seguros, além de procedimentos flexíveis, confiáveis, sustentáveis e econômicos.
Essas tecnologias de automação em uma fábrica, juntamente com os sistemas de controle e uma infraestrutura completa, oferecem grande potencial para aumentar os resultados e os lucros.
Somente quando projetados e executados adequadamente, as soluções de automação de processos oferecem a oportunidade de aumentar as taxas de produção e reduzir o consumo de energia.
As principais vantagens de investir em automação são as seguintes:
- Maior rendimento e produtividade;
- Melhor qualidade;
- Maior consistência de processos;
- Maior consistência de saída dos produtos;
- Redução de custos com mão de obra.
Diante das melhorias oferecidas com implementação de sistemas automatizados, é interessante conhecer alguns dos vários itens que compõem um sistema de circuito eletrico, responsáveis por compor esses processos de automação.
Placas eletrônicas
A montagem eletrônica é uma parte do processo geral da fabricação de produtos eletrônicos e dispositivos. As placas eletrônicas (ou de circuito) são fabricadas para compor diferentes sistemas, principalmente os que se referem à automação industrial.
Uma placa de circuito, antes da montagem de componentes eletrônicos, é conhecida como PCB (printed circuit board ou placa de circuito impresso).
A fabricação de placas de circuito impresso envolve vários processos, incluindo a concepção de PCBs e a criação do protótipo de montagem de placas eletrônicas.
Uma vez que a PCB esteja pronta, os componentes eletrônicos ativos e passivos precisam ser soldados nela antes de poderem ser usadas em qualquer equipamento eletrônico.
Este conjunto de componentes eletrônicos depende do tipo de placa de circuito impresso, tipo de componentes eletrônicos e finalidade da placa de circuito.
Essas placas finalizadas são utilizadas para a instalação de diversos equipamentos de automação, tal como os painéis TTA/PTTA ou de outros tipos.
Painéis TTA e PTTA
O painel TTA e o painel PTTA fazem parte dos equipamentos eletrônicos envolvidos na montagem dos sistemas de automação industrial. Eles auxiliam na execução e no controle de diversos tipos de sistema. São responsáveis por realizar a distribuição elétrica para diversos setores de uma indústria.
Além das fábricas, esses painéis de segurança também são instalados em locais como:
- Shoppings;
- Hospitais;
- Prédios comerciais;
- Escolas;
- Entre outros locais.
A sigla TTA (Type-Tested Assemblies) significa que o painel passou por todos os testes, enquanto sigla PTTA (Partially Type-Tested Assemblies) quer dizer que os ensaios foram realizados parcialmente, de acordo com a tabela de testes estipulados.
Esses painéis funcionam integrando de forma segura um conjunto de manobra e de comando de baixa tensão. Isso quer dizer que os testes que foram efetuados indicam que as exigências estão de acordo com a norma NBR IEC 61439-1:2016, nos seguintes termos:
- Elevação de temperatura adequada;
- Propriedades elétricas dentro do estabelecido;
- Corrente de curto-circuito coerente;
- Isolamento e isolação com distanciamento correto;
- Elevado grau de proteção;
- Funcionamento mecânico dentro dos padrões;
- Circuito de proteção ativado.
A montagem de equipamentos eletrônicos como esses, nos mais diversos locais, garante segurança para a edificação, além de manter protegidos os seus operadores.
Importância da engenharia elétrica
A eletricidade desempenha um papel importante e necessário em todas as atividades da vida moderna. O setor de energia é tão grande que se diversificou em setores como indústria, eletricidade, eletrônica e mecânica. Ela também desempenha um papel importante na operação global de todo o sistema de energia.
A engenharia eletrica torna possível a realização de diversos projetos voltados às indústrias, através de planejamentos e execução de sistemas, que automatizam e tornam uma rotina de atividades mais eficientes e dinâmicas.
Um engenheiro eletricista cuida dos problemas elétricos de uma indústria ou de uma fábrica, nos mais diversos tipos de equipamentos.
Sendo assim, é fácil perceber o quanto a automação, e outros processos relacionados, ganharam com a engenharia elétrica, já que a área permite que um profissional explore e descubra novos meios de produzir equipamentos eletrônicos indispensáveis para que o avanço tecnológico permaneça em constante aprimoramento.
Isso inclui, tanto o desenvolvimento de placas de circuito eletrônico quanto a elaboração de um sistema inteiro, que atuará de forma independente na otimização de processos de produção industrial.