segurança

Indústria investe em manutenção para segurança

A ambientação das fábricas e indústrias conferem um espaço com segurança apropriada para a transformação de matéria-prima destinada ao mercado de consumo, com produtos dos mais variados setores industriais relacionados à produção têxtil, de alimentos, automotivos e, até mesmo, na área do agronegócio.

Para tudo funcionar de forma plena, é preciso tomar todos os cuidados quanto a instalação de máquinas e ferramentas adequadas, assim como na contratação de mão de obra especializada, com capacitação para atender às demandas de trabalho que ficam sob responsabilidade durante as jornadas e turnos operacionais.

A segurança dos colaboradores é primordial

Uma pessoa não pode ser apenas uma mão de obra descartável dentro de um planejamento estratégico empresarial.

Isso porque é preciso tratar os colaboradores como eles realmente são: seres humanos que possuem uma vida além do ambiente de trabalho.

Por isso, uma empresa que preserva a saúde de cada um de seus funcionários deve ser celebrada e difundida a sua prática e respeito, antes de tudo, pelos cidadãos que ajudam a produzir.

Visando um ambiente seguro e protegido contra situações inumanas, as máquinas e ferramentas devem ser apropriadas e desenvolvidas para oferecer o máximo de produtividade, com a interferência dos profissionais em momentos necessários e precisos.

Esse tipo de cuidado se tornou ainda mais evidente com a aplicação da automação industrial, com a implementação de novas tecnologias que atendem a diversos setores.

Para garantir total produtividade, a manutenção industrial passou a ser um elemento importante, assegurando que todos os equipamentos relacionados às linhas de produção estejam sempre em pleno funcionamento, de forma eficiente, criativa e, não menos importante, com menor custo e mais qualidade, mantendo o bem-estar e a segurança dos operadores e de terceiros.

As equipes que atuam dentro de um ambiente industrial devem estar relacionados a gerenciamento, supervisão, administração e direção integrada.

Para cada área, é preciso que sejam empregados os diferentes modelos de gestão, assim como as máquinas precisam seguir os variados tipos de manutenção.

Dentre os modelos estão:

  • Preventiva, com planejamento de paradas;
  • Corretiva, para reparos de defeitos e falhas de equipamentos;
  • Preditiva, relacionado a lubrificação e substituição de peças;
  • Investigativa, realizada de forma periódica, por meio de cronograma.

A formalização de equipes treinadas pode evitar muita dor de cabeça para os operadores, gerentes e supervisores, pois algumas etapas de manutenção podem ser feitas rotineiramente, prevenindo falhas ocasionais e repentinas, mesmo com o uso excessivo durante as jornadas de trabalho.

Especificações técnicas evitam acidentes e prejuízo

Os ambientes industriais contam com diversos equipamentos e máquinas que precisam do abastecimento de eletricidade e energia a base de calor.

Em alguns casos, a manutenção em queimadores industriais deve ser realizada constantemente para evitar acidentes como incêndios e explosões em pontos estratégicos, causando muitos danos estruturais e nas equipes de trabalho.

Esse tipo de serviço envolve diferentes etapas, como limpeza e drenagem do sistema com uso de vários equipamentos para manter o funcionamento e a segurança dos queimadores, como reguladores de pressão, manômetros para medição e válvulas de escape dos gases produzidos.

Da mesma forma, alguns equipamentos e ferramentas precisam receber a retífica de motores com a substituição de peças e adaptação para o emprego em sistemas integrados das linhas de produção, conforme a tecnologia disponível no ambiente.

Logística empresarial mantém organização

A movimentação de peças, matéria-prima, aplicação de novas tecnologias e formatos de recepção e distribuição devem ficar sob a responsabilidade das equipes especializadas em logística.

Até mesmo o aperto de uma porca ou parafuso deve estar dentro dos padrões empregados por um torquímetro pneumático disponível pela empresa.

Isso vale para a manutenção das máquinas das linhas de produção, assim como os veículos utilizados dentro do sistema de recepção e distribuição de peças e elementos industriais.

A armazenagem em depósitos apropriados deve ser acompanhada a todo instante, verificando a sequência de produtos sob demanda e aqueles relacionados ao mercado interno e externo.

Para uma movimentação adequada, muitas empresas escolhem o aluguel de empilhadeira preço por hora, pois o investimento neste tipo de serviço pode ser feito apenas para momentos determinados, como a criação de estoque ou distribuição em períodos sazonais, como datas comemorativas e festas de fim de ano.

O emprego de ferramentas apropriadas e mão de obra especializada mantém a segurança patrimonial, relacionada a máquinas e elementos utilizados nas linhas de produção, assim como a sintonia entre os processos de entrada de matéria-prima e saída de produtos finalizados para o mercado consumidor.

As empresas, como grandes corporações ou que trabalham de forma terceirizada para os empreendimentos industriais devem garantir a segurança de todos os envolvidos, desde os colaboradores diretos quanto aqueles que prestam serviços sazonais. Esse é um direito instituído pelos órgãos governamentais, conselhos de classe profissionais e sindicatos representativos.