A fabricação de peças para a indústria tem um papel fundamental, dentro das linhas de produção, para que todo produto saia de acordo com o projeto original.
Os profissionais que trabalham na criação de peças precisam utilizar diferentes pontos de variação de movimentação do torno, entre eixos, para poder entregar o que foi desenhado.
Antes da introdução dos equipamentos de computação, tudo era feito de forma manual, com os cálculos sendo realizados de acordo com a peça que seria criada, utilizando diferentes ferramentas de medição para altura, largura e profundidade.
Os perfis das peças podem ser cilíndricas, lineares ou complexas.
Para que as peças alcancem uma excelência na produção final, é preciso que as máquinas que trabalham neste setor realizem movimentos precisos, atingindo um acabamento e um dimensionamento ideal de encaixe, dentro dos produtos aos quais são destinados.
Controle manual e numérico se complementam
Para que as operações do centro de usinagem sejam realizadas de maneira correta, é preciso entender que as ações principais, que ocorrem dentro deste espaço, estão voltados para o torneamento, para o fresamento, para a furação e a retificação de peças.
Com a evolução natural da tecnologia, muitas empresas passaram a investir em equipamentos de fabricação de peças, com vertentes voltadas ao atendimento das necessidades que a indústria propõe.
Por isso, a usinagem CNC passou a ser um dos principais pontos de diferença entre as empresas, trabalhando com máquinas e ferramentas industriais, para a manufatura de peças, de acordo com a necessidade, em casos pontuais.
Para as linhas de produção, a computação passou a ser um diferencial, com qualidade e detalhamento para os mais diferentes itens criados.
As ferramentarias em SP passaram a utilizar diferentes materiais, para que o cavaco removido no processo de usinagem possa ter o recorte correto, e o mínimo de perda material.
Como as máquinas de corte possuem maior dureza, para realizar o trabalho de forma eficiente, o material deve ser resistente e possuir uma angulação que possa atender às necessidades de fabricação.
Entre os materiais mais utilizados nas oficinas de usinagem, podemos destacar:
- Aço carbono em limas e martelos;
- Aço rápido para produção de arestas;
- Carboneto de tungstênio para setor mecânico;
- Cerâmica para acabamento e materiais temperados.
A transformação de barras de ferro em peças variadas, em cada movimentação dos tornos, fresadoras, furadeiras e retíficas, e a qualidade final do produto, para seu encaixe perfeito, vai depender do projeto inicial, com toda a aplicação em um programa de computador.
As ferramentas para torno também devem atender ao tipo de usinagem que está sendo feito.
Se uma peça apresentar menor ou maior resistência, as ferramentas devem ser adaptadas de acordo com a remoção de cavaco que será feita, para não prejudicar o resultado final.
Usinagem transforma aço em produtos na indústria
A indústria se beneficia, de diferentes formas, dos trabalhos realizados nas oficinas de usinagem, com o preparo e a adaptação de diferentes ferramentas, para a solução de diferentes problemas apresentados nas linhas de produção.
Mas, a transformação de materiais ferrosos em equipamentos do dia a dia das pessoas, também é bastante comum.
Muitos materiais disponíveis em casas e escritórios são produtos advindos de projetos que se iniciaram em uma oficina de usinagem, e foi para a linha de produção, para ser fabricado em larga escala.
Seja equipamentos de segurança para uma residência, como um portão de garagem, até a lataria de um veículo, o metal aço está presente, por sua resistência e durabilidade.
Outros tipos de materiais podem até ser utilizados, mas a facilidade na transformação do aço em diferentes peças, faz dele um dos melhores materiais para se trabalhar.
No setor da construção civil, na indústria automobilística, no setor naval e na aviação, o aço também está presente, em forma de barras cilíndricas, quadradas, em chapas e na transformação em porcas e parafusos, através da usinagem
Até mesmo na zona rural é possível encontrar o aço transformado, como chapa expandida galvanizada, em forma de cercas, para identificar os limites das propriedades, e na proteção de espaços dedicados à criação de animais, para comercialização.
A indústria automobilística também se aproveita deste tipo de material, para reforçar equipamentos de segurança dos veículos, aplicando este tipo de chapa nos para choques dianteiros e traseiros.
A aplicação da usinagem, em conjunto com trabalhos voltados à serralheria, este tipo de material também é utilizado em conjunto com vidro e madeira, em diferentes estruturas de proteção, como sacadas e escadas, como guarda corpos.
Em todos os trabalhos realizados, é importante que a usinagem seja realizada de maneira correta, para garantir o perfeito acabamento, como deve ser.