A indústria é composta por inúmeros processos e máquinas dentro da sua linha de produção, que vão desde o uso de máquina de corte a laser do tipo router, até uso de esteiras transportadoras para facilitação entre os setores da operação, e outros componentes essenciais.
Toda essa gama de ferramentas, processos, planejamentos permite que esses empreendimentos tenham qualidade e segurança, e melhor, que seus produtos tenham excelência, permitindo o aumento das vendas e construção de uma relação de confiança entre cliente e indústria.
Assim, ao longo desse artigo falaremos sobre diversos componentes que podem ser encontrados na indústria, que vão desde o uso de filtro de manga industrial até o desenvolvimento de um sistema que retira as partículas geradas por equipamentos.
As máquinas router e seus usos na indústria
As máquinas router são fresadoras de eixo vertical que são manipuladas por um eixo vertical e motores de maneira automática, seguindo padrões pré-estabelecidos. São bastante usadas com o filtro prensa para realizar cortes em diversos materiais como:
- Madeira;
- Acrílico;
- MDF;
- ACM.
E podem ser usadas em materiais ferrosos e não ferrosos como alumínio, latão, bronze, aço e aço inox. Falaremos sobre dois tipos de máquinas router bastante utilizadas na indústria.
1. Router CNC
A máquina router CNC são máquinas de cortes são controladas pelo Comando Numérico Computadorizado, e são usadas para esculturas, gravações e cortes. Esse sistema utiliza um software especial, conduzido por um sistema mecânico, movendo-se em três direções, em X, Y e Z.
2. Router laser
Esse tipo de máquina faz os cortes e gravações em tubo laser. O laser permite que os cortes sejam realizados com muita precisão, sem contato direto com os materiais, ou seja, de forma rápida.
Portanto, o uso dos equipamentos de router varia de acordo com a necessidade dos clientes.
Sistemas de despoeiramento para indústria
As máquinas atuam de forma bastante intensa dentro das indústrias e geram resíduos que tornam o ar carregado e inadequado para um ambiente de trabalho e na própria atmosfera. Muitos equipamentos geram esses resíduos, como correias transportadoras, elevadores de caneco, peneiras e outros componentes.
Assim, é preciso investir em um sistema de despoeiramento que consiste na filtragem do ar antes que partículas suspensas no ar sejam emitidas na atmosfera, isso permite que a poluição atmosférica seja reduzida durante a operação industrial.
O sistema de despoeiramento é composto por inúmeros elementos, como filtros de ar, ventiladores, dutos, válvulas e sensores, além de sistemas de limpeza automática de filtros.
O objetivo principal do sistema de despoeiramento é filtrar todo o pó suspenso na atmosfera, diminuindo os níveis de poluição, tornando o ar mais adequado.
Assim, esse sistema é fundamental para a filtragem do ambiente, controlando as emissões, prevenindo incêndios, e reduzindo de forma considerável as poeiras suspensas no ar.
Desse modo, o sistema de despoeiramento torna o espaço mais seguro e ajuda na redução considerável dos impactos ambientais.
É essencial para o funcionamento desse sistema e de qualquer máquina da indústria, seja a rosca helicoidal ou outra, a manutenção preventiva dos elementos filtrantes.
Sistema de exaustão
O sistema de despoeiramento tem como objetivo fundamental tornar a emissão de gases e partículas na atmosfera menos danosa, e consequentemente tornando o ambiente de produção mais limpo. Porém, um sistema complementar ao do despoeiramento é o sistema de exaustão.
O sistema de exaustão industrial consiste na remoção por descompressão de vapores que estão em um lugar fechado, como uma linha de produção industrial, sem que seja necessário o uso da pressurização. Assim, esse sistema atua na captação e remoção do ar impuro dos ambientes por meio do agrupamento de equipamentos.
O sistema traz bem-estar para a vida dos operários, evitando que doenças sejam transmitidas, e trazendo qualidade de vida aos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, de forma mais agradável e saudável.
Assim, o uso do sistema de exaustão ajuda muitos outros elementos como minimiza os custos de operação, traz maior conforto térmico ao ambiente, ajuda a evitar disseminação de doenças, e atua firmemente na conservação de máquinas e equipamentos, consequentemente aumentando a produção.
Deste modo, do rolo de borracha até o uso das máquinas router, a indústria tem muitos processos que são responsáveis pela qualidade do produto e para a segurança dos colaboradores, como a instalação dos sistemas de exaustão e despoeiramento que também diminuem o impacto ambiental.