Logística

Logística industrial: setores integrados e eficientes

O setor da industrial deve estar sempre à frente dos cenários econômicos, pois é da produção industrializada que muitos produtos e serviços são realizados diariamente nos grandes centros urbanos, em todos os pontos do mundo.

O processo produtivo deve garantir que tudo saia conforme o planejamento aplicado nas linhas de produção, desde a captação de matéria-prima, contratação de mão de obra, implementação de ambientes apropriados e distribuição generalizadas para o mercado consumidor.

Nestes casos, a aplicação de uma logística integrada aos mais diferentes setores industriais deve funcionar de forma pontual e assertiva.

Ainda assim, todos os procedimentos devem estar ligados por meio de intermediários eficientes, para que tudo tenha um funcionamento preciso do início ao fim.

Dentro de todo estes processos, a logística fica com a responsabilidade de:

  • Transporte de matéria-prima a produtos finalizados;
  • Gestão de estoque e suprimentos;
  • Administração de setores de carga e descarga;
  • Abastecimento e distribuição de produtos.

Isso significa gerenciar desde o ponto de aquisição, cuidados na armazenagem, movimentação de carga e descarga em pátios ferroviários, portos e aeroportos, caminhões e rodovias, com um controle de inventários e fluxos de informações, para que todo o serviço seja prestado de maneira adequada.

Logística apropriada permite movimentação correta

Em um universo particular, dentro das empresas, fábricas e indústrias, a logística é empregada de forma meticulosa, com o uso de paleteira elétrica entre corredores de galpões e armazéns.

Esse tipo de veículo é muito útil e versátil, podendo ser empregado no sistema logístico de diferentes ambientes de trabalho, além das fábricas e indústrias.

Redes de mercados e supermercados, lojas que vendem no atacado e no varejo, utilizam essa ferramenta de forma abrangente, para garantir a movimentação adequada dentro de espaços, muitas vezes, apertados, com prateleiras grandes e extensas.

A manutenção deve ser realizada constantemente, para garantir a segurança dos operadores e de terceiros.

Por isso, as peças empilhadeira Toyota devem ser adquiridas de fornecedores aprovados pelos fabricantes, para que não seja necessário nenhum tipo de adaptação, o que pode acarretar na perda de garantia do produto, isentando sobre qualquer responsabilidade quanto a acidentes e estragos que venham a ser causados.

Mercado oferece diferentes modelos

O planejamento logístico de uma empresa ou uma indústria deve agregar diferentes modelos de veículos.

O transporte de cargas depende de caminhonetes, caminhões, três, navios e aviões, para que o abastecimento do mercado consumidor seja feito de forma correta.

Para a movimentação de cargas em pátios, portos, galpões e armazéns, o veículo ideal dependerá do quanto de carga será transportado.

A empilhadeira diesel usada preço baixo no mercado de compra e venda deste tipo de veículo, e pode ser um investimento a curto prazo, até que o capital seja apropriado para a compra de um novo equipamento.

As empilhadeiras movidas a combustível fóssil possuem capacidade de carga alta, e podem ser utilizadas em diferentes ambientes, sob sol e chuva, sem apresentar qualquer tipo de defeito.

A empilhadeira eletrica usada em ambientes fechados, como armazéns e galpões, pois ela não emite nenhum tipo de poluição no ar, mas o transporte de carga é reduzido.

A vantagem é que o abastecimento pode ser realizado por meio de uma tomada elétrica dedicada, com ampla autonomia.

Manutenção deve ser realizada de forma preventiva

As peças dos veículos podem ficar desgastadas devido ao uso constante, em operações diárias dentro das empresas, entre pátios e galpões.

A implementação de uma equipe especializada no setor de manutenção é muito importante, pois as máquinas e veículos parados podem refletir em diferentes setores, o que pode ser prejudicial financeiramente para toda a empresa.

A reparação e substituição de peças pode ser realizada por funcionários capacitados, com conhecimento técnico em usinagem.

A retificação pode ser feita por meio de um dressador de rebolo de esmeril, com uma durabilidade e qualidade final apropriada para a reparação de peças desgastadas, mas que ainda podem ser utilizadas em paleteiras e empilhadeiras elétricas.

A equipe de manutenção também deve ficar responsável pela identificação de outros pontos que precisam de reparo e conserto.

Toda a instalação e abastecimento de energia elétrica é de suma importância para ambientes que contam com paleteiras e empilhadeiras que usam este tipo de combustível limpo e sustentável.

Dessa forma, é preciso estar atento a todos os equipamentos que estão ligados à energia elétrica, desde as tomadas e interruptores disponíveis, até o nobreak industrial 10kva presente nas salas de escritórios, como suporte à computadores e periféricos.

Com isso, todas as tecnologias empregadas na logística ficam cobertos, servindo como suporte para o crescimento empresarial, evitando desperdício, economizando com a presença da manutenção produtiva, buscando uma produtividade constante e abrangente, em todos os setores.