Maior segurança e higienização na cozinha industrial

Uma cozinha industrial é um ambiente com muita movimentação e para evitar acidentes e imprevistos é preciso adotar equipamentos mais seguros para execução dos procedimentos e cuidados de segurança na construção. Confira algumas dicas:

Equipamentos

Um dos aparelhos que facilitam o andamento dos serviços é o uso de uma Máquina de lavar louça industrial, pois a quantidade de louça que uma cozinha industrial produz é muito volumosa e a lavagem manual seria muito demorada.

Além disso, com a necessidade de rapidez no serviço, poderiam ocorrer imprevistos como a quebra de louças de vidro, o que pode causar acidentes. O processo de lavagem de uma máquina deste tipo consiste em:

  • Enchimento com água;

  • Aquecimento da água;

  • Liberação do detergente;

  • Acionamento dos jatos que fazem a limpeza;

  • Drenagem da água suja;

  • Enchimento com água limpa para enxágue;

  • Drenagem da água;

  • Secagem.

A etapa de secagem é opcional e precisa ser acionada pelo usuário na maquina de lavar.

É possível deixar a louça secando dentro da própria máquina de forma natural, mas como o volume de louças a serem lavadas é muito grande, deixar a máquina ocupada pode não ser muito eficiente, sendo necessário fazer uso do recurso de secar a louça na máquina.

Existem quatro tipos de lava-louças industriais no mercado:

  1. Lavagem de copos: esse modelo é ideal para locais que não tenham muito fluxo de louça, por terem uma capacidade menor. É um modelo ideal para cozinhas pequenas, além de terem custo reduzido frente a outras opções;
  2. Modelo compacto: ocupa menos espaço e são ideais para serem apoiadas em mesas e balcões;
  3. Com capota: são modelos mais altos e podem receber mais louça;
  4. Esteira: modelo que oferece a maior produtividade do mercado. São encontradas em lugares de maior porte como cozinhas de hospitais e grandes refeitórios de universidades. Oferecem capacidade de lavagem rápida e de grande volume de louças de uma só vez.

 

Construção

No quesito construção é possível adotar um tipo de piso que possui bastante características favoráveis: a pedra miracema. Esse material, na verdade, é um tipo de granito, que é comercializado sem polimento, ou seja, em sua forma bruta.

A aplicação deste revestimento confere uma aparência mais rústica ao projeto. As principais vantagens da adoção desse material são a alta resistência e o fato dela ser antiderrapante, o que é uma enorme vantagem para ambientes de cozinha, evitando quedas.

Esse tipo de revestimento é usado sempre na área externa e está disponível em várias cores.

Para a parte interna da cozinha é necessário escolher um piso com alta resistência, antiderrapante e com baixa absorção de água.

Além disso, o modelo escolhido deve privilegiar peças em formatos maiores, para evitar proliferação de bactérias e fungos nas juntas.

Outro cuidado é usar uma argamassa de qualidade e fazer a impermeabilização da laje que receberá o piso, deixando-a lisa e sem fissuras.

Existem diversos tipos de Piso gail industrial, que podem se adequar melhor ao projeto. Uma dessas opções é a adoção do piso monolítico, sem juntas de dilatação. Essa se mostra uma excelente opção em termos de higiene, pois evita o acúmulo de sujeiras.

O piso monolítico é mais vantajoso que as cerâmicas comuns pois não exige manutenção, tem limpeza facilitada, fácil aplicação, além de ter um valor estético agradável.

Esse tipo de piso precisa de um investimento inicial mais alto que a cerâmica, mas esse valor é compensado no longo prazo.

Uma opção mais econômica seria o cimento queimado, no entanto, ela é menos resistente. Para áreas com menor fluxo, uma opção pode ser o PVC, que é higiênico, por ter facilidade de limpeza e oferecer alguma resistência.

Uma peça usada para proteger o acesso de entradas, portas, elevadores é o batente de porta. Esse aparato serve para melhorar o acabamento da porta, fazendo o fechamento de frestas pelas quais poderiam passar insetos, e cobrir imperfeições.

Além disso, o batente tem uma função estética de finalização. Ele pode ser feito de diversos materiais, como madeira, PVC, concreto ou aço.

O batente deve ser usado em composição com outro recurso: a soleira. O Batente em aço inox é muito recomendado para quem deseja durabilidade e resistência. Ele pode ser feito sob medida, e seu acabamento pode ser em aço polido ou escovado.

Para garantir a segurança de cozinhas industriais é preciso adotar equipamentos e recursos na construção que promovam a execução dos procedimentos de maneira adequada.