A linha de montagem e preparação de produtos passa por diversos procedimentos. A utilização de diferentes ferramentas, com a aplicação de óleos lubrificantes, em contato com a movimentação do ar.
E a sobra de resíduos nos diferentes recipientes, vai formando crostas, que devem ser limpas e recuperadas, para evitar qualquer tipo de alteração no produto final.
Para a realização da limpeza, em escala industrial, é preciso que uma equipe seja preparada para se responsabilizar por tal tarefa, tão logo surja a oportunidade de colocar todo o conhecimento em prática.
Para isto, equipamentos específicos para cada tarefa, assim como produtos de limpeza desenvolvidos com a finalidade de atender este tipo de cliente, devem ser utilizados.
Limpeza interna com produto especial
Os trabalhadores que atendem este tipo de serviço também precisam utilizar equipamentos de proteção individual, pois estarão em contato com diferentes produtos químicos, que terão papel fundamental em toda a limpeza, assim como na força empregada na remoção de resíduos em locais de difícil acesso.
Na área externa, a limpeza superficial deve ser levada em consideração, mas o uso de ferramentas especiais remove todo o excesso de poeira, que se acumula em ambientes de difícil acesso, e por isso, a escova de crina pode ser fundamental em um primeiro momento.
A utilização de extensores, para o alcance em locais mais altos, e o uso de escadas, pode ser necessário, em alguns equipamentos.
Os produtos de limpeza devem atender a normas técnicas, que não prejudiquem ou alterem o produto final. Logo, o uso de água de reúso poderá ser necessário, caso haja a disponibilidade na indústria que está passando por todo o processo de limpeza.
Dentro da indústria alimentícia, este tipo de procedimento deve ser realizado com a presença de agentes da Vigilância Sanitária, e a água de reúso não é indicada, para os maquinários que são destinados a ingredientes alimentícios.
Em fábricas de peças automotivas, e siderúrgicas, por exemplo, já não existe este tipo de problema.
A base amaciante de resíduos sólidos é uma etapa que deve ser colocada em prática, logo no início dos trabalhos. Este tipo de produto irá facilitar a remoção de toda a sujeira, que fica acumulada com o uso constante, e não conta com a limpeza imediata, dentro dos tanques e cilindros industriais.
O piso também deve receber um tratamento especial, com a remoção de produtos que podem ser prejudiciais à saúde, conforme seu acúmulo passe a ficar evidente.
Também pode ocasionar acidentes de trabalho, caso uma vassoura eletrica não seja passada, com escovas especiais, que retiram o excesso, e uma camada de proteção do piso é recomposta, de forma imediata, durante a passagem do equipamento.
Outras vantagens que estão no uso deste modelo de ferramenta são:
- Facilidade da movimentação por todo ambiente;
- Cabos reguláveis para melhor alcance;
- Ajuste à postura de operador;
- Função higienizadora.
A higienização de todo o ambiente industrial, por todos os setores de uma fábrica, também serve para atender normas de segurança do trabalho, atendendo a acordos com sindicatos patronais e dos trabalhadores.
Por isso, a passagem de amaciante, para a retirada do excesso de sujeira, e a remoção com a aplicação de produtos que evitam o acúmulo de poeira com facilidade, devem ser estabelecidos de comum acordo, entre patrões e empregados.
Máquinas especiais para as tarefas
Além da limpeza nas frestas, pisos e áreas de trabalho, o maquinário precisa ser limpo internamente. As empresas especializadas contam com máquinas especiais, também, para este tipo de serviço.
São disponibilizados produtos de limpeza específicos para cada setor, como uma escova rotativa, que remove todo o acúmulo de sujeira em locais de difícil acesso, assim como um aspirador para limpar toda a área interna das máquinas.
A manutenção preventiva também pode ser realizada neste momento, com a regulagem de correias, engraxamento de correntes e troca de óleo, para o pleno funcionamento das máquinas, sem prejudicar a linha de montagem.
Por meio de uma escova cilíndrica, os dutos de ventilação do local são limpos e higienizados, evitando o acúmulo de poeira, fungos e bactérias, que podem ser prejudiciais à saúde dos funcionários e colaboradores de uma empresa.
Com a contratação de uma equipe especializada, todos os produtos e equipamentos utilizados na limpeza, assim como a mão de obra específica para este tipo de serviço, serão de responsabilidade terciária, o que facilita para as empresas que precisam deste tipo de serviço realizados de tempos em tempos, conforme a necessidade se apresenta.