A manutenção de equipamentos e maquinários é uma importante etapa que qualquer setor industrial deve passar frequentemente. Desde a lubrificação de peças e motores até a substituição de engrenagens, ou mesmo a modernização das instalações do chão de fábrica fazem parte da realidade produtiva.
Formado por diferentes máquinas e ferramentas, os profissionais que atuam no setor de manutenção precisam acompanhar as condições de cada equipamento.
Em conjunto com os operadores, supervisores e gestores, os trabalhos devem ser realizados periodicamente com o objetivo de manter a segurança patrimonial e dos funcionários. Além disso, a produtividade não é afetada por causa de paradas não programadas.
Durabilidade de equipamentos depende de manutenção
A situação em que se encontra cada parque fabril indica o ritmo de produtividade de uma linha de produção. Se a manutenção está em dia, as máquinas estão trabalhando de maneira eficiente, sem prejudicar nenhum setor ao qual está relacionado.
O segmento de produtos alimentícios e farmacêuticos, por exemplo, precisam do funcionamento adequado do moinho coloidal para que os processos de homogeneização sejam uniformes. O processamento de elementos viscosos deve ser estável e constante, até chegar a um resultado final satisfatório.
Caso o equipamento apresente qualquer defeito ou morosidade, a equipe de manutenção deve ser acionada para verificar as condições. A apresentação de soluções deve ser feita o quanto antes, para que a produção não sofra atrasos.
Os sistemas hidráulicos e pneumáticos também devem ser verificados constantemente. o vazamento de gás, água, óleo ou qualquer ou outro tipo de fluído pode ser prejudicial a uma linha de produção, interferindo em toda a planta fabril.
Nesse caso, é preciso que o conserto de compressor de ar seja a solução mais adequada, visto que é um equipamento muito exigido e está presente no direcionamento de energia pneumática para as máquinas.
Após a detecção de uma falha, a equipe responsável pela manutenção deve seguir o procedimento de identificação e substituição das peças defeituosas. O conserto deve seguir às normas regulamentadoras relacionadas a segurança, com atuação de profissionais técnicos e capacitados.
Atenção à renovação de tecnologia energética
Muitos equipamentos e ferramentas precisam de abastecimento elétrico para o pleno funcionamento. Dessa forma, o fornecimento de energia deve ser suficiente para toda a planta fabril, com um projeto de atendimento adequado ao espaço produtivo.
As empresas atuais estão se precavendo a partir da instalação de painel solar para diminuir o consumo e economizar nas contas. Reforçando que esse tipo de energia é limpa, promovendo a proteção ao meio ambiente. Outras vantagens que podem ser destacadas são:
- Baixa manutenção;
- Durabilidade extensa;
- Ocupação de espaço ocioso;
- Incentivo fiscal.
Por ocupar a área do telhado, esse tipo de equipamento não interfere no espaço disponível da planta fabril. Com incentivos fiscais governamentais e promoção junto a organizações não governamentais, as empresas recebem selo verde, o que reflete na visão e missão junto à sociedade.
Geradores prontos para atender a demanda de manutenção
Com o abastecimento elétrico garantido por concessionárias e por paineis solares, as empresas preocupadas ainda reforçam os cuidados com a instalação de geradores de energia com filtro da bomba de combustível sendo trocado dentro do período correto.
Essa situação é válida para o período em que a luminosidade é menor, como nas estações de outono e inverno. Dessa forma, contar com os geradores movidos a combustíveis como gasolina e diesel é válido e necessário.
O investimento ocorre durante o projeto de montagem industrial, em que os valores são especificados dentro de uma planilha para cada setor. No caso do custo do filtro de combustível preço será estabelecido para o setor de manutenção.
Indústria de transformação recebe resíduos sólidos
A manutenção do espaço deve ser levada em consideração, dando encaminhamento aos locais corretos. O descarte de resíduos sólidos é programado e o impacto ao meio ambiente é reduzido ao máximo, garantindo a segurança para a toda a sociedade.
Quando se trata do gerenciamento de resíduos hospitalares, as empresas que recebem esse tipo de material empregam técnicas adequadas e aprovadas, seguindo a legislação ambiental vigente, para garantir o descarte de forma correta.
De qualquer maneira, a verificação constante das máquinas, assim como dos resíduos provenientes das linhas de produção, possuem um direcionamento adequado, que depende de equipes gestoras e de manutenção.
A vida útil dos equipamentos se torna mais durável e evita problemas relacionados a falhas operacionais. Por fim, a tecnologia permite que as inovações sejam ajustadas com o tempo, produzindo os bens de consumo de maneira consciente e valorizando os produtos que chegam ao mercado consumidor.