Uma indústria é composta por inúmeros tipos de processos e cada um deles ajuda a manter a linha de produção em pleno funcionamento. Uma das formas de manter a qualidade e o funcionamento de máquinas e ferramentas, seja sensor de vazão ou esteira, é o uso das manutenções industriais.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define que a manutenção é um conjunto de medidas administrativas e técnicas que visam a manter ou colocar um item em um estado em que ele possa cumprir sua função.
Muitas indústrias viam a manutenção como um gasto. Isso porque, quando ocorre o serviço, além da mão de obra que precisa ser paga e é preciso que a metrologia instrumentos de medição estejam corretos. Mais ainda, recorriam a ela quando a máquina já apresentava falhas.
Entretanto, quando uma máquina quebra, a produção pode parar, afetando todo o ambiente e a produção; o que não acontece na manutenção.
Assim, a manutenção e inspeção industrial se tornam um investimento, já que permite que sua produção nunca pare e, se parar, é para fazer procedimentos de rotina para otimizar sua produção.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de manutenção presentes na indústria.
Tipos de manutenções industriais
As manutenções e inspeções industriais são importantes para que uma indústria consiga manter seu ambiente fabril funcionando de forma plena.
Assim, é um investimento que todo empresário do ramo deve ter em seu orçamento.
Entretanto, existe diversos tipos de manutenções industriais e saber quais são e quando recorrer a cada uma delas permite que a inspeção lp, ou outro método, seja feito de maneira mais correta e a solução do problema seja acertada.
1. Manutenção corretiva
Toda e qualquer manutenção realizada na indústria é feita por profissionais capacitados e treinados para averiguar e fazer a análise da situação.
Para identificar o problema os profissionais precisam utilizar diversos equipamentos e instrumentos de metrologia, responsáveis por auxiliar na medição de fatores como vazão, pressão, tamanho e outras variáveis.
Uma das formas de manutenção é a corretiva e é a mais usada por ser realizada após a paralisação da máquina. No entanto, não é a mais indicada, afinal, ela é muito usado em situações urgentes em que a produção não pode parar.
Há dois tipos principais de manutenção corretiva, a programada e a urgente. A urgente é a manutenção que ocorre para que a produtividade seja assegurada no mesmo dia, ou seja, é realizada como forma de retomar a fabricação no mesmo dia em que a máquina parou. Para que ela seja efetiva, é preciso que a calibracao de instrumentos esteja em dia.
Já a manutenção corretiva programada ocorre quando uma máquina quebra, porém seu conserto é programada, de modo que ela ficará inativa até a data do conserto.
2. Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é uma das mais importantes dentro da indústria. Isso porque, como o nome indica, é uma manutenção feita de forma a prevenir falhas e em períodos especificados.
Ela é feita com base em um planejamento de manutenções, de modo a monitorar o desgaste da máquina ou equipamentos e realizar diversos procedimentos antes que eles apresentem falhas como:
- Troca de peças desgastadas;
- Manutenção dos sistemas de segurança;
- Troca de luzes de segurança;
- Verificação dos instrumentos de corte.
Isso permite que a máquina tenha um desgaste menor e que sua falha seja postergada.
Assim, um bom empreendedor investe rotineiramente em um planejamento de manutenção preventiva para avaliar o medidor de vazão até a menor das molas de modo a não ocorrer a paralisação ou gastos com troca de equipamentos.
3. Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é um tipo de manutenção que tem como objetivo o monitoramento constante dos equipamentos.
Esse monitoramento ocorre por meio de instrumentos de medição e de análises periódicas de diversas dimensões, como análises térmicas, para identificar possíveis problemas e certificar o funcionamento das máquinas.
Identificado o problema é feito a correção. Assim, a manutenção preditiva é mais uma forma de análise para entender a máquina, do que um tipo de operação de manutenção, e é um ótimo investimento dentro da fábrica.
O que procurar na manutenção?
A manutenção, como vimos, é um investimento para o empreendedor fabril, afinal, garante que sua produção ocorra sem que ocorram problemas.
É preciso que toda manutenção seja feita por profissionais qualificados que são encontrados em empresas de manutenção industrial.
Essas empresas possuem métodos, ferramentas e uma capacidade de gestão muito alta, permitindo que seus ativos sejam tratados com mais qualidade e eficiência.
Dessa maneira, é importante salientar que uma indústria sem os procedimentos periódicos de manutenção não consegue manter sua produção por muito tempo, ou melhor, não consegue manter a qualidade em seu ápice e, por conta disso, é uma ferramenta necessária para o cotidiano da empresa.