Entre tantos processos que o setor industrial abrange, é interessante citar que há grande diversidade entre os componentes e maquinários aplicados.
Por exemplo, o inversor de frequência é um importante dispositivo com capacidade de variar a velocidade de giro de um motor de indução que seja trifásico.
Sendo assim, de maneira geral, altera a corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica alternada variada, exercendo o controle da potência que é consumida pela carga por meio da diversificação da frequência entregue através da rede.
São itens amplamente aplicados devido a eficiência e custo relativamente baixo que apresentam.
Ainda mais, tornam-se meios indispensáveis por impactar, de forma direta, a velocidade síncrona apresentada pelo campo elétrico de operação do motor, dessa maneira, quanto maior a frequência alterada por meio do motor, maior será a velocidade do motor e o mesmo ocorre com a frequência menor, que resulta em uma velocidade inferior.
Entre as principais vantagens que o uso do inversor proporciona estão alguns dos seguintes itens:
- Flexibilidade na velocidade;
- Controle da velocidade;
- Instalação simples;
- Precisão nos processos;
- Redução de choques mecânicos;
- Substituição de variadores mecânicos.
Além disso, com o controle adequado é possível também favorecer a produtividade, uma vez que os motores trifásicos podem ser operados com a velocidade mais adequada de acordo com a aplicação, gerando assim menos desgastes e erros.
Aspectos da inversora de solda
A inversora de solda pode desempenhar um papel fundamental no meio industrial, trata-se de um tipo de máquina que apresenta como principal característica sua estrutura eletrônica e prática. Além disso, tem quatro componentes principais:
- Capacitor;
- IGBT;
- Diodos;
- Transformador principal.
A qualidade de cada um desses itens é determinante para a vida útil. Para compreender de forma mais clara, é importante apresentar a maquina de solda, que atua sob alimentação de algum tipo de fonte de energia elétrica, podendo ser alternada ou contínua.
É nesse contexto que os inversores e transformadores estão presentes, como processadores de energia.
Independentemente do tipo de sistema de processamento da energia, ambas gerarão um arco elétrico, que é fundamental para que o calor exigido para fundir o material presente na haste do eletrodo com o metal do objeto que será soldado.
No funcionamento da inversora de solda, primeiramente a energia de entrada é transformada e corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC).
Em seguida, uma alta corrente de saída é induzida por meio de semicondutores de potência. Por um, o arco elétrico é estabilizado para efetuar a solda de maneira eficaz.
Aspectos do auto transformador
O auto transformador é uma importante máquina elétrica que funciona com o mesmo princípio dos transformadores, ou seja, realiza a indução de potência para um circuito, realizando a alteração da corrente e tensão.
No entanto, enquanto os transformadores comumente têm dois ou mais enrolamentos, os autotransformadores possuem apenas um, que faz com que esse item tenha um melhor rendimento e apresente menor queda de tensão.
O mais interessante, é que a própria máquina realiza o cálculo da energia da tomada e do aparelho.
Dessa forma, a corrente elétrica é facilmente regulada e o item pode ser utilizado de forma eficiente, sem sofrer qualquer tipo de dano devido a uma tensão inadequada, seja superior ou inferior.
Naturalmente, dependendo do tipo de aplicação, o transformador pode ser uma opção mais viável. Os enrolamentos correspondem ao conjunto de bobinas e apresentam condutores distintos que envolvem o mesmo núcleo de ferro.
Tal separação física pode ser mais vantajosa em algumas situações, principalmente para proteger a rede de alimentação da saída do transformador.
Um exemplo da aplicação, é quando há um aparelho 110V e no local só há tomadas 220V, nesse caso, é preciso um transformador 220 para 110, para que seja viável utilizar o aparelho, pois dessa maneira a tensão da corrente elétrica será transformada.
Por se tratar de uma máquina portátil, é aplicada nos mais diversos locais, desde residências e comércios, até grandes indústrias.
Por mais que os maquinários industriais tenham suas distinções, é importante observar que cada um deles apresentam determinada importância para os respectivos processos em que são aplicados.
Por esse motivo, conhecer as divergências é fundamental, principalmente quando estes itens atuam com a energia, conversão e indução, pois podem ser cruciais para o correto funcionamento de outras máquinas.