A indústria não é uma só, nem somente um segmento. Pelo contrário, ela é formada por vários segmentos e ramos, desde a metalurgia, siderurgia, indústria alimentícia, farmacêutica, automobilística, aeronáutica, dentre outros exemplos.
Desse modo, existem alguns processos que atuam dentro de alguns destes segmentos da indústria para a formação de peças e bases para produção de outros equipamentos.
Um desses processos é a soldagem, que é de extrema importância dentro do setor industrial e, ainda, deve ser feito por um profissional especializado e capacitado para isso, pois é uma atividade que oferece riscos.
Conferir mais informações sobre esse assunto nos tópicos a seguir.
O que é soldagem e por que essa atividade é importante na indústria?
A soldagem é um processo realizado na indústria que tem como objetivo unir materiais diferentes e transformar em um único material. Esses materiais são principalmente metais.
Esse processo de soldagem ainda une as propriedades físicas e químicas desses materiais, realizando ligações químicas e as unindo. A soldagem está presente em vários tipos de indústria e de segmentos como:
- Construção civil;
- Aeronáutica;
- Na construção de navios;
- Automobilística;
- Em ferrovias;
- Metalurgia (confecção de metais e sua extração).
Ou seja, é bem provável que vários materiais que você tem no seu dia a dia tenham sidos soldados.
Máquinas que atuam nesse processo
Para realizar a solda de um material, vários elementos e máquinas são necessários para realizar esse processo. Um exemplo, é o uso da maquina de solda banner.
Esse tipo de máquina é utilizado para soldar materiais considerados termoplásticos, assim como lonas, materiais de PVC, banners e até outros tipos de materiais como fitas e polietileno, por exemplo.
Banners e materiais termoplásticos geralmente são utilizados em gráficas para serem utilizados como elementos de comunicação visual e, por isso, são de extrema importância.
Uma das máquinas utilizadas nesse processo é a Máquina de soldar lona, que atua no trabalho com materiais gráficos e conferem um excelente resultado.
Outro material bastante interessante é a estação de solda. Esse material é considerado como uma ferramenta de bancada eletrônica, que tem como função auxiliar o operador nos processos de solda e, ainda, na dessoldagem.
O processo de dessoldagem consiste em um método que tem como objetivo desfazer a solda.
No mais, esse material pode ser utilizado na aplicação de tintas e sua remoção, para secar objetos e, ainda, para aplicação ou remoção de adesivos e elementos gráficos.
Outro material interessante é a máquina inversora de solda. Essa ferramenta possui uma corrente contínua e apresenta como características ser leve e compacta. Ou seja, ela é prática, fácil de transportar, não utiliza muita energia, é versátil e ainda apresenta corrente por um bom tempo.
Qual deve ser a Qualificação de soldadores?
Quem deseja trabalhar com soldagem precisa se qualificar e se especializar na área, pois a falta de especialização pode gerar acidentes com o manuseio das máquinas. Para um soldador se qualificar ele precisa seguir a Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS).
Esse documento trabalha com valores que são permitidos e que devem ser adotados por quem deseja ser um soldador, desde a fabricação da peça até a solda, como ela deve ser feita, dentre outros.
Desse modo, a EPS ainda vai trazer qual é o tipo de composição da peça, a espessura, qual metal será utilizado e qual é a sua classificação, qual será o projeto de junta utilizada, a temperatura correta, o pré-aquecimento, qual corrente e tensão devem ser utilizadas e em que velocidade a maquina de solda deve estar.
É importante que o profissional saiba interpretar essas informações para desempenhar sua função corretamente, por isso a necessidade de realizar a Qualificação de soldadores.
Mais ainda, quem deseja trabalhar com solda deve ser habilidoso e ter muito conhecido sobre os procedimentos necessários, além de entender a física dos componentes e sua química. Até porque, soldar materiais que não sejam compatíveis só irá causar transtornos e danos à peça.
Além disso, existem cursos na área que são profissionalizantes com registros. Um deles é o Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS) e também existe o Registro de Qualificação de Soldador (RQS).
Esses registros são formalizados com ensaios realizados pelos futuros profissionais para aprovação do conhecimento das técnicas de solda. Sendo qualificado, é provável evitar ou reduzir erros além de ter um material que possua maior qualidade e durabilidade.