O ambiente industrial é um espaço muito importante onde acontece o desenvolvimento das mercadorias de pequeno, médio e grande porte.
Os produtos utilizados dentro e fora do local de trabalho são criados por meio do uso de máquinas, ferramentas e equipamentos que executam alguns métodos de produção que dão formas as coisas.
Considerando este fato, os gestores e responsáveis pela produtividade passam um tempo elaborando o planejamento anual da empresa, ou seja, um documento onde são colocadas todas as metas e objetivos com um período estabelecido para serem conquistados.
Neste momento, o produto que será produzido é definido para facilitar os serviços executados nas empresas e firmas, otimizando tempo.
Para atender as demandas dos clientes são necessários alguns investimentos na compra de maquinários, matéria-prima de qualidade e contratar funcionários experientes são maneiras de agilizar as atividades de modo simples de eficiente.
A relevância dos métodos produtivos específicos
A soldagem é um dos principais métodos de construção e montagem de instalações na indústria, gerando um impacto positivo na qualidade, preço e prazo de finalização das atividades.
O principal objetivo da soldura é fazer a união localizada de dois materiais que podem ou não ser similares.
Este é um dos métodos de junção de materiais mais utilizados na indústria. Há dois grupos de processos de soldagem, como o primeiro baseado em calor, fusão e aquecimento parcial das partes que precisam ser unidas.
O segundo é pautado pela deformação localizada o ponto que as peças serão unidas. A solda é o resultado da operação de soldura.
Um ponto interessante e que torna este processo muito versátil é a diversidade dos processos de soldagem que podem ser executadas:
- A arco com arame tubular;
- Arco submerso;
- Por explosão;
- TIG (Tungstênio Inert Gás);
- Por fricção;
- A laser;
- Por forjamento;
- Oxicombustível;
- MIG (Metal Inert Gás);
- De pinos.
Estes são apenas alguns exemplos dos métodos de soldura que podem ser executados para agregar qualidade nas peças.
A solda a laser é o resultado de uma técnica executada para unir várias peças de metal por meio da utilização de um feixe de laser. O feixe consegue gerar uma fonte de calor concentrado que permite a realização de uma soldagem profunda.
Este processo pode ser feito de forma manual ou automática. Uma solda a laser manual é feita com uma pistola compacta que dispara o feixe e assim é possível soldar chapas, tubos e peças que precisam de algum tipo de união permanente com outro material.
As vantagens da soldagem a laser equipamentos se resume em:
- Aporte de energia concentrado;
- Baixo índice de distorções;
- Não exige a adição de metais;
- Facilidade de soldar em locais de difícil acesso;
- Possibilidade de automatização do processo;
- Rapidez;
- Solda estreita e profunda.
Procedimentos importantes no ambiente industrial
Alguns serviços têm como objetivo melhorar o desempenho do trabalho, ou seja, oferecer boas condições para os funcionários produzirem em larga escala.
Um ensaio mecânico de tração, por exemplo, consiste na aplicação de força de tração axial em um corpo de prova padronizado.
A força consegue deformar o material na direção de esforço até alongá-lo até gerar uma fratura. A praticidade na execução e reprodutibilidade dos resultados, a técnica de ensaio é muito realizada no ambiente industrial.
As possibilidades de resultados que podem ser apresentados são:
- Tensão de escoamento;
- Região de encruamento;
- Tensão de ruptura;
- Região de estricção;
- Tensão máxima de tração.
Com uma máquina universal de ensaio é possível realizar o processo com qualidade, segurança e rapidez.
Outro procedimento muito importante é o protocolo de qualificação de operação que tema função de verificar, referenciar e documentar as condições de operações em uma planilha eletrônica.
Este serviço ajuda na análise do estado dos equipamentos e máquinas, ou seja, é possível ver se estes possuem capacidade de aguentar o nível de produção que a empresa possui.
Produtos para área química industrial
O papel indicador de pH é um material muito utilizado para verificar se um meio é básico ou ácido. Ao submeter o papel nas soluções, ele fica encharcado, graças a absorção do suco.
Este papel pode ser encontrado nas cores azul e vermelha, que conseguem indicar os resultados para os profissionais de forma simples e prática. Possui custo acessível e pode se encontrado em lojas de equipamentos e produtos específicos para a área de química.
Portanto, os métodos de produção e serviços industriais realizados diariamente são o segredo para o sucesso das empresas, atendendo aos pedidos dos seus clientes.