A movimentação de cargas, dentro de uma planta industrial, deve ser realizada de forma eficiente, com a implementação de diferentes equipamentos.
Para estar à frente da concorrência, as empresas precisam investir em diferentes setores de transformação, e de movimentação de carga, além da contratação de profissionais que possam identificar os problemas, e oferecer soluções, dentro da logística integrada e funcional.
Para isso, é preciso um gerenciamento dos meios de produção, envolvendo a entrada de matéria-prima, e a saída de produtos que passaram pela linha de produção.
Tudo de forma unida e interativa, com a responsabilidade dentro dos processo de gestão sobre os estoques de material bruto, sobre as compras junto aos fornecedores, a armazenagem correta, toda a cadeia produtiva, até alcançar as etapas relacionadas aos transporte e distribuição.
Logística integrada e funcional
O impacto deste tipo de gestão permite um controle maior, sobre as diversas etapas de produção, e permitem o compartilhamento dentro de um fluxo de informações, interagindo em todos os setores interessados, dentro de uma empresa, quaisquer que sejam seus objetivos finais.
Por isso, a instalação de um ponte rolante apoiada é essencial, para que as cargas possam ser movimentadas, com o uso de motores potentes, de maneira eficiente e com a segurança que deve estar associada toda área de trabalho.
A elaboração dos projetos deve ser realizado por uma empresa especializada, que vai procurar atender de forma correta às necessidades da empresa.
Este tipo de movimentação pode ser feito de maneira aérea, sem atrapalhar a movimentação dos operadores, e outros funcionários do setor.
Pode ser apoiado em uma ou duas vigas, e este tipo de escolha vai depender do tamanho da área de abrangência, e o peso de carga que será movimentado, durante a utilização, ao longo do período de trabalho.
O ideal é que a ponte trabalhe com uma distribuição de carga, ao longo da estrutura, sem forçar o motor, ou os elementos de sustentação.
Para que as cargas sejam distribuídas entre depósito, armazenamento e transporte de viagem, a utilização de outros equipamentos podem ser úteis, conforme a disponibilidade de mão de obra, e operadores capacitados para cada modelo de veículo.
As cargas mais leves podem ser transportadas por um funcionário, em espaços curtos, com uma empilhadeira manual, que possui características próprias para entrada em corredores de depósitos e armazéns, e atinge alturas médias em prateleiras de aço.
A organização de espaços fechados e espaços abertos pode facilitar a produção de uma empresa, e isto é bastante característico de empresas com uma supervisão que está acompanhando todos os processos logísticos.
Por isso, é preciso valorizar as empresa que dispõem de uma empilhadeira elétrica para a realização de movimentação de cargas mais pesadas.
Há diversos benefícios neste tipo de equipamento, como:
- Pode ser trabalhada em ambientes fechados;
- Possui baixo ruído durante o funcionamento;
- Tem um ótimo custo benefício;
- Proporciona conforto ao operador.
Como não emite nenhum tipo de gás, a empilhadeira eletrica é ideal para as empresas que querem trabalham a questão da sustentabilidade em sua planta fabril.
Com um custo baixo de consumo, o abastecimento elétrico pode ser realizado durante os períodos de descanso dos operadores.
E como não emitem ruídos, como as empilhadeiras movidas a combustível fóssil, o operador sofre menor desgaste no corpo, principalmente nos ouvidos.
Para cargas mais pesadas, principalmente as que são voltadas ao mercado exterior, é preciso contar com uma empilhadeira para container, mais robusta, e que suporta o transporte de mais carga.
O planejamento estratégico empresarial pode indicar quais os melhores equipamentos, dentro da logística integrada, para que o transporte seja realizado com segurança e praticidade, para todos os envolvidos, evitando qualquer gasto desnecessário.
Ar comprimido evita desperdício
A economia deve ser um tópico a ser discutido, também, dentro de um planejamento empresarial.
O uso de compressor de ar direto, dentro de uma empresa, pode ser direcionado para diversos setores, como serviços gerais, sistemas industriais, para a refrigeração e serviços de vácuo.
Na indústria, este tipo de equipamento pode ajudar na economia de energia elétrica, pois o ar comprimido pode ser utilizado para o abastecimento de máquinas pneumáticas, com eficiência e perfeita sincronia, conforme as necessidades do ambiente de trabalho.
O compressor de ar a diesel, por exemplo, pode ser aplicado no abastecimento regular, sem interrupções, com velocidade constante, para o fornecimento de ar comprimido; ou com um compressor de velocidade variável, que se ajusta à movimentação dos equipamentos dependentes deste tipo de abastecimento.
Desta forma, evita-se o desperdício de energia, de formas variadas, proporcionando, ainda, economia na conta de energia elétrica.