A utilização de ferro é uma necessidade em diversos setores, e está presente no dia a dia da sociedade, mesmo que passe despercebido.
Ele está presente nos equipamentos eletroeletrônicos, nos móveis domésticos, nos equipamentos de trabalho de diferentes profissões, e na maioria dos veículos, desde as bicicletas até os helicópteros, navios e aviões.
Por sua maleabilidade e desenvoltura nos mais diferentes campos industriais, é importante destacar que o ferro e aço está presente, também, em variadas máquinas e ferramentas, tubulações e projetos de segurança, como portas, portões, cercas de arame e concertinas.
Soldas, usinagem e ajustes profissionais
Para adquirir um produto final, é preciso que o ferro passe por diferentes tratamentos, que podem ser realizados em uma empresa de fundição de ferro fundido.
A aplicação de moldes permite a criação de diferentes peças, nos mais variados tamanhos e formatos, para que possam ser disponibilizados a empresas especializadas, para a transformação final do ferro, para a disposição ao consumidor final.
A indústria automobilística, naval e aviação, utiliza as chapas de ferro e aço para a transformação em veículos, por meio de linhas de produção automatizadas, e com os ajustes finais realizados por mão de obra especializada.
O que seria da construção civil sem o ferro?
Um setor altamente dependente do uso de ferro em suas estruturas é a construção civil. A construção de casas, prédios e edifícios não seria possível, sem a aplicação do ferro nas fundações, vigas e colunas de uma estrutura.
Fabricado com tamanhos variados, o ferro chato está presente, desde o princípio, em projetos da construção civil, por sua resistência e durabilidade.
As esquadrias e portões também recebem este tipo de material, por permitir a modelação e ajustes necessários, com solda apropriada, para melhor fixação das peças.
Portas, janelas e gradis podem ser fabricados a partir do ferro, e garantir a segurança dos moradores, em uma residência.
Os portões de garagem são construídos com este tipo de material, pois suportam, por um longo período, a incidência de sol e chuva, conforme as estações do ano, sem sofrer alterações em toda a estrutura.
A barra chata ferro galvanizado recebe uma blindagem, por meio de um processo industrial, garantindo maior durabilidade e resistência, em comparação a outros modelos de utilização do ferro.
Benefícios voltados ao setor agrícola
A indústria e o setor da construção civil utilizam o ferro em diferentes etapas, mas os equipamentos agrícolas também se utilizam deste elemento, nas mais variadas frentes de produção, há muito tempo.
As carroças utilizadas para o transporte de produtos agrícolas contam com barra chata de ferro em sua estrutura, para atrelar aos animais.
Os silos construídos para o depósito de produtos de hortaliças, frutas e granja, recebem um revestimento, em todo o entorno, para reforçar a segurança das estruturas, de ferro e aço.
Aplicação em equipamentos de segurança
A segurança relacionada ao uso de ferro não se atém a portas, grades e portões, na construção civil. Ele também está presente na aplicação em pisos laminados, produzidos com características próprias, que ajudam pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.
Produzida no formato de chapa xadrez de ferro, esse elemento é aplicado em diferentes ambientes, principalmente, em passeios públicos e plataformas rodoviárias e estações de trem e metrô.
A aplicação de alto-relevo proporciona a dimensão de espaço, no solo, facilitando a mobilidade das pessoas, identificando áreas seguras, permitindo maior mobilidade inclusiva, para a sociedade.
Por sua característica antiderrapante, este tipo de produto também é aplicado no setor industrial, pois reduz o risco de acidente nas linhas de produção.
A utilização em escadas, para acesso a pisos superiores, também mostra a eficiência proporcionada pela chapa xadrez aço. Suas propriedades justificam o uso, podendo destacar:
- Alta durabilidade dos pisos;
- Resistência à oxidação e ferrugem;
- Pode ser moldado de diferentes formas;
- Possui ótimo custo-benefício, em relação à segurança.
Mesmo com a passagem incessante de pessoas, este tipo de piso não sofre alterações físicas, mantendo a segurança dos transeuntes por um longo período.
A manutenção preventiva pode ser aplicada na fixação das chapas, junto ao solo, de maneira periódica, em conformidade com as instalações onde estão instaladas.
Assim como todo material que conta com o ferro e aço em sua composição, é importante destacar que a segurança e a durabilidade estão sempre presentes nestes elementos, e por isso, são usados em variados equipamentos, ferramentas e maquinários existentes, em todo o mundo.