A indústria é um ramo de atividades muito importantes para a sociedade, pois, trata-se do desenvolvimento de produtos por meio da usinagem e serviços que ajudam as pessoas nas suas rotinas e tarefas diárias.
Existem muitos segmentos na área industrial, que são essenciais para a fabricação de mercadorias que são destinadas aos estabelecimentos comerciais e assim os clientes podem realizar a compra, de acordo com as suas necessidades.
Nas companhias industriais, a presença de equipamentos, ferramentas e máquinas potentes e rápida ajudam muito na otimização de tempo e assim os funcionários podem aumentar a produtividade e atender a demanda dentro do prazo de entrega.
Como acontece a produção de peças na indústria
Diversos setores utilizam peças de pequeno, médio e grande porte para a fabricação de objetos e máquinas. A elaboração de peças em grande quantidade é feita usando um processo chamado usinagem.
A usinagem é um procedimento que consiste em transformar um bloco de matéria-prima em uma peça usando máquinas-ferramentas, que realizam um desgaste mecânico que dá origem ao produto que pode ser metálico ou não.
Uma técnica de usinagem é muito comum, na fabricação de peças de automóveis, máquinas e até para fazer uma cópia de chave.
O principal objetivo das empresas de usinagem em SP é criar qualquer objeto, peça com baixo custo de produção usando um bloco sólido de matéria-prima, ponto, que ajuda essas companhias a serem fornecedora de peças para outras firmas.
No segmento da mecânica, a usinagem pode ser usada para arremates e reparos de acessórios compostos por metais ou outras peças, ou seja, usinar pode oferecer grandes vantagens para o seu negócio.
Existem muitas técnicas dentro do universo de usinagem: aplainamento, alargamento, brochamento, eletroerosão, furação, fresamento, mandrilamento, retificação, roscamento, rebaixamento, serramento, torneamento e usinagem de precisão.
As ferramentas para usinagem variam de acordo com a técnica que será usada para fazer a peça, mas, independente da escolha, o uso de uma máquina-ferramenta é essencial para um bom resultado.
Itens de corte, moldagem, alinhamento, perfuração e chanfros conseguem dar origem a inúmeras peças de qualidade, preço acessível e grande utilidade em diversas empresas.
A criação de peças é feita por profissionais especializados em usinagem, que utilizam materiais metálicos para garantir resistência, qualidade e um bom tempo de vida útil, pois, esses fatores podem comprometer a mercadoria na qual a peça usinada é inserida.
O uso de aço inox 304 nos procedimento de usinar é muito comum, pois, esse aço é composto por uma liga metálica de:
- Carbono;
- Cromo;
- Enxofre;
- Ferro;
- Fósforo;
- Manganês;
- Níquel;
- Silício.
A escolha desse tipo de aço acontece devido os seus benefícios de fácil soldagem, resistência a corrosão e altas temperaturas, durabilidade e praticidade de conformação.
Vantagens da usinagem para a indústria
Com baixo custo de criação, versatilidade e várias técnicas possíveis a usinagem ajuda muito as empresas, pois, esse procedimento pode ser executado com diferentes tipos de matérias-primas: alumínio, chapa de aço, cobre, ferro, latão, plástico e outros insumos.
As peças são feitas em série continuada, de acordo com a quantidade determinada antes de iniciar a produção. Algumas empresas realizam a usinagem com máquinas retificadoras, aplainadoras, fresadoras, CNC (Comando Numérico Computadorizado), furadeiras e outros equipamentos específicos da área.
Os tipos de peças que são fabricadas em grandes quantidades nas empresas de usinagem são: engrenagens, sulcadores, palhetas para turbinas de energia, componentes de carros e rotores.
O torno mecanico é uma máquina muito importante no serviço de torneamento, porque, consegue criar o formato das peças.
Possui um funcionamento muito versátil, sendo usada em etapas de produção e acabamento, além de ter a possibilidade de acoplar acessórios para desempenhar funções de outros tipos de máquinas-ferramentas como: furadeira, fresadora, plaina e retifica.
Nas empresas além dos equipamentos de usinagem, ter ferramentas gerais é muito importante para a execução de outras tarefas. Esses itens são divididos em:
- Ferramentas elétricas;
- Solda;
- Ferramentas manuais;
- Medição e teste.
Alicates, chaves, estiletes, martelo, grampeador, chave de impacto, esmerilhadeira, ferramenta rotativa, lixadeira, parafusadeira, nível, esquadro, balança, equipamento a gás são apenas algumas das inúmeras ferramentas.
Que podem ajudar os funcionários nos serviços de moldagem de metais e criação de peças de grande importância em vários segmentos da indústria.
Isto posto, o trabalho de elaboração de peças é fundamental para diversas áreas industriais. Por isso, ter equipamentos e máquinas de qualidade, uma equipe de funcionários preparada e com experiência é o segredo para uma produtividade de excelência, rapidez e ótimos ganhos e lucros para as empresas.