A indústria como um todo tem uma quantidade quase interminável de segmentos e nichos menores. No entanto, alguns materiais e acessórios fazem parte da rotina de vários deles.
É o caso, sem dúvida, dos tanques misturadores, baldes industriais e perfis de tipo ferragem. Especialmente quando esses dispositivos são feitos em aço inoxidável.
Os segmentos atendidos por tais artigos são os seguintes:
-
A indústria mecânica;
-
A indústria química;
-
A indústria farmacêutica;
-
A indústria petrolífera;
-
A indústria metalúrgica;
-
A construção civil, etc.
Abaixo, este post trata de várias especificidades desses acessórios, equipamentos e recursos imprescindíveis aos seus setores.
Vantagens e tipos de aço inox na indústria
As vantagens e benefícios que a aplicação do aço inox traz para a indústria já são conhecidas da maioria das pessoas. Até mesmo quem não atua nas áreas supracitadas tem alguma noção sobre isso.
O inox é uma liga de ferro que conta com (no mínimo) o cromo em sua constituição. Mas, também pode contar com molibdénio, níquel e outros metais que apresentam características semelhantes.
Todos esses metais apresentam, invariavelmente, uma resistência físico-química bastante superior à dos demais aços. Lembrando que o principal traço desse diferencial é a resistência à oxidação e ferrugem.
Depois do inox, o aço carbono é o mais utilizado. Ainda assim, ele não resiste à corrosão tanto quanto o seu maior concorrente. Tais corrosões decorrem, muitas vezes, do próprio ambiente natural.
São desgastes e decomposições que atuam sobre os metais por meio da umidade e do clima da própria natureza, que tende a corroer qualquer metal que sofra exposição continuada a essas forças.
Os tipos básicos de aço inoxidável são os seguintes:
-
Os endurecíveis;
-
Os martensíticos;
-
Os austeníticos;
-
Os ferríticos, etc.
Além disso, há ligas ainda mais potencializadas, que unem as propriedades dessas próprias composições.
É o caso, por exemplo, do aço inox de tipo duplex: uma soma do ferríticos com o austenítico.
O que são tanques agitadores?
O papel dos tanques misturadores industriais é insubstituível para todos os setores que dependem de processos de homogeneização.
Também conhecidos como tanque agitador, esses dispositivos realizam o processo de mistura industrial e de alto calibre em várias substâncias e sob várias formas de trabalho.
Em alguns casos, essa mistura consiste na agitação de algum elemento sólido em meio a líquidos ou soluções pastosas. A finalidade desses casos é atribuir as propriedades do elemento sólido ao conteúdo geral.
Em outros casos, trata-se da dissolução pura e simples. Quando é assim, a integração entre os elementos sólidos e os líquidos/pastosos é determinante e resume o foco do trabalho.
Como a maioria dessas misturas e processos é realizada em temperaturas alteradas (às vezes elevadas, às vezes diminuídas), o tanque inox é fabricado, invariavelmente, e como se depreende dessa própria designação, em tonéis inoxidáveis.
Além do material, alguns dados a serem levados em conta na constituição dos tanques agitadores são:
-
O volume total a ser misturado;
-
A altura e o diâmetro do tanque;
-
A viscosidade dos fluidos manipulados;
-
A inflamabilidade dos produtos;
-
A pressão e o vácuo gerados no processo;
-
O tipo de sólido a ser incluído, etc.
Hoje já existem tanques dotados de sensores ultrassônicos, isolamento térmico e outros recursos tecnológicos de ponta de linha.
Outro exemplo de uso na indústria
Os baldes de inox para industria, por sua vez, são igualmente insubstituíveis, embora se pareçam muito com os baldes residenciais, ligados à varanda e limpeza rotineira dos lares.
Eles são bastante específicos e contam com várias propriedades que os baldes comuns de plástico não têm. A primeira é a sua capacidade total, que costuma comportar até 50 litros.
Só isso já basta para garantir um processo de movimentação, manuseio e lavagem que é propriamente industrial. As áreas de atuação dele são:
-
Cozinhas industriais;
-
Ambientes hospitalares;
-
Unidades laboratoriais;
-
Centros cirúrgicos, etc.
Em alguns desses ambientes também é comum ver uma lixeira inox. Ela acaba sendo, enquanto parte do processo, um complemento às atividades que demandam o inox como um material de maior resistência.
Os perfis e a aplicação residencial
Outro exemplo é o do perfil de alumínio estrutural. Esse exemplo é interessante pois, neste caso, a produção é eminentemente industrial, porém a sua aplicação não é.
Trata-se de um ótimo exemplo de como o aço inox está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos em um primeiro momento. Embora ele seja abundante nas cozinhas residenciais, o que é sabido de todos, ele também aparece em outras aplicações.
É o caso de várias esquadrias que compõem o design e a estruturação secundária de muitas casas. Nesses casos, o perfil de aluminio pode aparecer em janelas, fachadas, guarda-corpos, varandas, entre outros locais.
Suas propriedades também são insubstituíveis, dada a exposição desses materiais ao ar livre e ao clima do meio ambiente.